TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FERRAMENTAS E INDICADORES DE QUALIDADE

Por:   •  1/11/2019  •  Seminário  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA ALIMENTÍCIA

Foram identificadas as seguintes causas de insucesso do sistema de gestão por indicadores:

  1. Falta de definição de critérios claros para os tratamentos dos desvios;
  2. Falhas referentes à atribuição de responsabilidades dentro do sistema de gestão;
  3. Falta de sistematização ou metodologia definida para o tratamento dos desvios;
  4. Falhas no acompanhamento de execução das ações definidas e ausência de avaliação da eficácia das mesmas.

*Estas indicações resultavam em não atingimento de metas definidas e na reincidência de problemas já tratados e discutidos anteriormente.

AÇÕES PROPOSTAS:

  1. Definir critérios claros para tratamento dos desvios de resultados de indicadores em relação às metas estabelecidas;

- Para os indicadores “Rendimento” e “Eficiência”, a emissão do plano de ação deverá ser emitido quando o resultado obtido for maior ou igual a 01 p.p abaixo da meta estabelecida ou 02 pontos consecutivos de resultados abaixo da meta , independente do resultado alcançado.

- Para o indicador “Perda de Embalagem”, a emissão do plano de ação deverá ocorrer quando o resultado obtido for maior ou igual a 5% acima da meta estabelecida ou 02 pontos consecutivos de resultados acima da meta, independente do resultado alcançado.

- Para os Indicadores da Qualidade (Fechamento, Datador, Subpeso, Aspecto Visual, Sabor/Odor, Textura e Umidade) a emissão do plano de ação deverá ocorrer quando o resultado obtido for menor ou igual a 1 p.p abaixo da meta estabelecida ou 02 pontos consecutivos de resultados abaixo da meta, independente do resultado alcançado.

- Indicadores de Qualidade (SAC): Para as unidades de negócio que apresentarem resultado de SAC acima da meta estabelecida, deverá estratificar mensalmente as reclamações de consumidores por unidade de negócio, buscando identificar qual o principal motivo da reclamações, conforme apontado através do Gráfico de Pareto. Deverá ser investigado e emitido plano com ações corretivas.

- Quando um indicador apresentar meta igual ou superior a 98% e apresentar 05 ou mais resultados consecutivos iguais ou superiores à meta estabelecida, ele passa de item de controle para item de verificação. Contudo, é possível um item de verificação retornar à condição de um item de controle se apresentar 02 resultados consecutivos abaixo da meta estabelecida, independente do resultado alcançado.

  1. Padronizar a sistemática para tratamentos de desvios;

-Foi proposto o uso do PDCA sempre que um desvio fosse tratado.

-Foi definido que as ações iriam se concentrar nas causas de desvios que representassem cerca de 70% das causas do mesmo,utilizando o Gráfico de Pareto.

- Para a investigação de causas raízes, foi definido o uso de Brainstorm, Diagrama de Causa de Efeito e o método dos 5 porquês. Para a sistematização do uso destas ferramentas, foi criado um relatório chamado: “Relatório de Ação Corretiva/Preventiva (RACP)

- Definição de ações capazes de eliminar as causas identificadas no RACP, onde é utilizada a ferramenta 5W2H.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (378 Kb)   docx (333.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com