TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS HABILIDADES GERENCIASI

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

Questões:

  1. O que vem a ser um modelo de gestão?

Robbins and Coulter definem gestão como a coordenação e supervisão do trabalho de outros para que as suas actividades sejam desempenhadas eficiente e eficazmente.

  1. Por que é possível afirmar que os Modelos de Gestão estão vinculados a uma crença?

Orientados pela missão, crenças e valores, as organizações estabelecem o modelo de gestão da empresa, que servirá de guia para os gestores na condução das suas atividades.

  1. Indique duas características dos Modelos de Gestão abaixo:
  1. Modelo das Metas Racionais.

Uma organização eficaz é aquela que é produtividade e gera lucro. Cabe à direção ser clara em suas ordens e o gerente é aquele que reproduz as ordens da direção. Interessa um empregado que seja 100% de produtivo.

  1. Modelo dos Processos Internos.

Presença de uma rotinização das tarefas e uma organização pautada na  hierárquico. O Gerente é o monitor competente e coordenador confiável, que deve exercer maior controle sobre os  Empregados improdutivos

  1. Modelo dos Sistemas Abertos.

A organização é adaptável às situações, por isso possui um gerente inovador e criativo. Um funcionário improdutivo pode ser alvo do estresse decorrente do trabalho e tal fato deve ser averiguado.

  1. Modelo das Relações Humanas.

O resultado da organização é reflexo do envolvimento, compromisso, coesão da equipe, sendo o gerente o facilitador desse processo. Este sistema prioriza o envolvimento do empregado com a organização.

  1. Modelo Zeus.

Características: organização fundada por um empreendedor; centralização;  muitas vezes utiliza sua sensibilidade para tomar decisões; prevalência do controle pela posição social;

  1. Modelo Apolo.

Esta cultura assume que o homem é racional e que tudo pode e deve ser analisado de uma forma lógica. A tarefa de uma organização pode então ser subdividida quadro a quadro até que você tenha um diagrama de fluxo de trabalho organizacional, com um sistema de funções prescritas (especificadas com “descrições de função”) e integradas por todo um conjunto de regras e procedimentos (chame-os de manuais, previsões orçamentárias, sistemas de informação, ou do que quiser)”.

  1. Modelo Athenas.

Não existe poder centralizador; cultura da tarefa, ou seja, a organização se regula pelo que é preciso executar; administrar é resolver problemas – criatividade e lógica; requer especialização e a sabedoria como virtudes predominantes entre os comandantes.

  1. Modelo Dionísio.

Características:  voltada para que as pessoas realizem seus objetivos;  não tem chefe; consenso nas decisões.

  1. O que vem a ser recrutamento? E seleção?

Recrutamento” é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher.

O processo de seleção é um processo de “duas mãos”, ou seja, a empresa escolhe e é escolhida pelo candidato.

  1. Estabeleça relação entre liderança e habilidades gerenciais.

Para que se tenha um bom líder é preciso que ele tenha habilidade ou adquira as habilidades para lidar com as pessoas em um uma organização.

  1. De acordo com Drucker, explique:
  1. O mapeamento interno: compreender o que está acontecendo na organização, no seu entorno, o cenário local, regional e mundial;
  2. O ato de situar colaboradores: explicar suas posições, seus papéis na organização e como eles se enquadram no mapeamento feito da situação;
  1. Indique a diferença de habilidade física e intelectual.

-  Habilidades intelectuais - necessárias ao desempenho das atividades mentais - pensar, raciocinar e resolver problemas.

– Habilidades físicas - realização de serviços mais padronizados e não-especializados

  1. Em breves considerações, explique as habilidades segundo Mintzberg: Ver texto
  1. Habilidade de relacionamento.
  2. Habilidade empresarial.
  3. Habilidade de comunicação informal.
  4. Habilidade de solucionar conflitos.

Segundo as Teorias da Liderança, descreva um líder autoritário, democrático e liberal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com