TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MEMÓRIAS DE APRENDIZADOS QUE FICARÃO PARA SEMPRE

Por:   •  9/11/2017  •  Monografia  •  2.932 Palavras (12 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1] 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

PROFUNCIONÁRIO – SECRETARIA ESCOLAR SIMONY CIRQUEIRA

 

 

 

 

 

 

 

MEMORIAL DESCRITIVO

CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ITORORÓ 2017

                           SIMONY SOUSA CIRQUEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MEMORIAL DESCRITIVO  CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR 

 

 

 

Trabalho apresentado ao Instituto Federal Baiano como requisito parcial para a obtenção do título de Técnico em Secretaria Escolar.

Tutor Presencial: Lindineia Brito  

Tutor a Distância: Eliane Guimarães  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ITORORÓ – 2017

 

SUMÁRIO  

 

  1. MEMÓRIAS DE APENDIZAGENS QUE FICARÃO PARA SEMPRE

06

  1. REFERÊNCIAS

11

3.APÊNDICES

12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


RESUMO

        


INTRODUÇÃO

MEMÓRIAS DE APRENDIZADOS QUE FICARÃO PARA SEMPRE.

 

Venho aqui falar um pouco sobre minha trajetória neste curso. Sou Simony Sousa Cirqueira auxiliar de secretaria de numa escola de médio porte, concursada para tal cargo em 2007 e de lá pra cá já atuei em outras escolas e setores diversos. Há alguns anos percebi a necessidade de me qualificar nessa área, sentia que faltava uma estrutura melhor uma base com informações que nunca obtive no decorre desses anos de atividade profissional. Algumas colegas de trabalho me ajudaram a aprender algumas coisas, mas eu sempre percebi que faltava um embasamento para melhor desenvolver esse trabalho que é tão importante em uma escola.

Ao ingressar no Profuncionário minha expectativa era aprender o passo a passo de como preparar um histórico escolar, sobre grades curriculares, leis estabelecidas referentes a educação entre outros assuntos rotineiros de nossa profissão, mas percebi que a estrutura curricular do curso abrange muito mais.  

No Módulo I estudamos as orientações gerais do Curso de secretaria Escolar onde abordou os contextos tais como as épocas anteriores onde sugiram os primeiros funcionários nas escolas brasileiras, algumas experiências de primeiras turmas dessa formação, as leis e normatização que legalizaram o curso e as propostas oferecidas nele. Apesar de eu já ter uma formação à distância, também aprendi um pouco mais sobre a oferta do Ensino à Distância, diplomas, certificados, profissionais envolvidos e obtive algumas orientações pedagógicas. Estudamos os fundamentos e práticas na EAD com a tecnologia envolvida, as várias mídias, meios de comunicação em geral, materiais didáticos e modelos de EAD ofertados em todo o país. Recebemos um módulo completo onde nos fez aprender sobre as Práticas Profissionais Supervisionada que compõe todas as disciplinas do curso, realizando atividades em nosso ambiente profissional vivenciando experiências com colegas de trabalhos e alunos, conhecemos sobre planejamento, supervisão, estágios e também exercícios de transformação. E ainda como material introdutório, aprendemos sobre informática básica que é um meio essencial à educação à distância que nos apresentou um material que mostra desde a época da Pré História e a Industrialização no Brasil até a Internet e os mais modernos sistemas operacionais dos dias de hoje, mostrando claramente as intervenções tecnológicas e seus avanços.  

Nele foram apresentados alguns assuntos que eu já tinha conhecimento, mas também algumas descobertas novas, Conseguir cumprir com minhas atividades com dificuldades em uma pesquisa sobre a PPS do Profuncionário de outras instituições com novas experiências porque não estavam disponíveis na internet relatos dessas experiências acabando por ficar uma pesquisa igual à outra em nossa turma.  O aprendizado mais gratificante para mim no Modulo I foi a entrevista e pesquisa sobre a importância da Prática de Estágio Supervisionado onde percebi a importância dessa prática ouvindo histórias onde a PPS funcionou contribuindo para a vida profissional futura do estudante e também onde essa prática na realidade não acontecia de fato e sim apenas na documentação a ser entregue às instituições.  

No Módulo II estudamos sobre funcionários de escolas públicas, cidadãos, educadores, profissionais e gestores.  Abordando sobre o que é educação, como funciona a educação nas escolas públicas, pesquisamos o que diz a Constituição e LDB que visa uma educação de qualidade em nossas escolas. Despertamos para o nosso papel de funcionário como educador na escola, nossa valorização e democracia na gestão escolar. A segunda disciplina bem proveitosa abordou sobre Tempos Históricos de Educadores e Educandos onde a educação começou no Brasil, e os Padres na companhia de Jesus eram os mestres do saber, depois a educação da família Real Portuguesa e educação das elites, e logo a seguir a República dos Coronéis onde começaram as primeiras pressões populares pela educação pública e que resultou na construção da Política para Educação Pública que vivemos nos dias atuais. Na terceira parte desse módulo estudamos o tema: Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica tema complexo que nos ensinou sobre o Devir Humano, que trata sobre cultura e natureza, cultura e educação, trabalho, linguagens, cidadania, valores, ética, diálogo e política.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com