TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOÇÕES BÁSICAS DE COMUNICAÇÃO

Por:   •  29/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  2.915 Visualizações

Página 1 de 4

NOÇÕES BÁSICAS DE COMUNICAÇÃO

A comunicação é muito importante, pois, somente com ela conseguimos nos comunicar, quer seja com palavras ou escrita, símbolos e usando a tecnologia disponível. Com a comunicação podemos obter informações e melhorar o meio em que vivemos.

        Com o avanço da tecnologia, nossa comunicação teve um grande avanço e hoje em dia, podemos nos comunicar em tempo real, isso é muito importante, porque gastamos 70% do nosso tempo nos comunicando, entretanto, acreditasse que nos comunicamos 100%, afinal nos comunicamos com nós mesmos e também quando estamos dormindo, através dos sonhos.

        Os elementos básicos da comunicação são:

  1. A Fonte, onde se dá origem a mensagem;
  2. O Codificador é o emissor, destinador, transmissor, que pode ser uma pessoa ou organização (rádio, televisão);
  3. O Decodificador, faz uma leitura, ou seja, lê através de códigos e identifica os códigos linguísticos;
  4. O Receptor é o destinatário, ouvinte é aquele que recebe os sinais transmitidos;
  5. A Mensagem que é a comunicação propriamente dita, que poderá ser através de gestos, símbolos, música, pintura, etc.;
  6. O Código são os símbolos usados na comunicação;
  7. O Canal é o suporte material e pode ser um meio para enviar o sinal, podem ser considerados os cinco sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato.

Na comunicação influenciamos as pessoas e somos influenciados através dela, quando ocorre falha na comunicação, o que pode ocorrer por ruídos e até por situações emocionais (estado de espírito), essa comunicação pode ser prejudicada e assim não atingir o objetivo ou a solicitação, perdendo a mesma a sua efetividade. Por isso devemos identificar essas deficiências e tentar sana-las afim de que a comunicação atinja o objetivo.

Quando sabemos nos expressar de maneira precisa e clara, sabermos ouvir, ler e pensar, levando em conta o receptor e código conhecido por ele, usando um tratamento afável ou polido, a comunicação terá praticamente 100% de êxito no seu objetivo. Em contra partida, caso não haja essas habilidades, a comunicação será afetada e sua fidelidade será reduzida.

A maneira de se comunicar pode ser ainda influenciada pela classe social, pela cultura, sua ideologia e pela maneira que cada um pensa ou reage a uma determinada situação. Isso pode produzir uma barreira ou um obstáculo na comunicação, dificultando assim a mesma, o que por vezes chega até não se estabelecer.

Enfim a comunicação é uma via de mão dupla, caso haja o pedido e o mesmo não ser atendido, ocorreu uma falha na comunicação, que deve ser analisada e sanada, afim de que a comunicação, possa cumprir o seu objetivo.

A língua é o idioma usado por uma nação ou povo, nela está contido as palavra e expressões e o sistema gramatical. A língua é uma parte essencial da linguagem, dentro da mesma, podem ocorrer variações, dependo da geografia, o social, a cultura, entre outros fatores, então toda a língua natural está sujeita a variações, o que pode ocorrer de forma lenta e algumas vezes a mesma palavra pode ser escrita de duas formas diferente, como por exemplo: na nova regra gramatical, estávamos escrevendo a mesma palavra de maneira diferente ao mesmo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com