TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS QUESTOES ADM FINANCEIRA

Por:   •  26/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios: administração financeira.

  1. Durante os primeiros anos de seu ciclo de vida, os objetivos de uma empresa estarão direcionados ao crescimento das vendas, de participação de mercado etc. Isso é compatível com o objetivo de maximização da riqueza dos proprietários? Explique a diferença entre maximização de lucro e maximização de riqueza. Quais circunstâncias ocorre a maximização da riqueza dos proprietários?

R= Sim, se o capital da empresa tem expansão, proporcionalmente a margem de lucro dos proprietários irá aumentar. A maximização de lucro é referente à gestão de curto prazo e pode ocasionar dissociações de interesses dos administradores da empresa e de seus acionistas. O conceito de maximização da riqueza é o mesmo que o de criação de valor. A criação de valor representa o aumento da riqueza. Quando todos os seus investimentos, líquidos de suas dívidas, e os lucros gerados por esses investimentos estão em alta até o momento da mensuração da riqueza.

  1. Dê alguns exemplos de decisões que promovem o aumento de lucro no curto prazo e reduzem a riqueza dos proprietários.

R= Quando só são utilizados recursos próprios da empresa, não recorrendo a recursos de terceiros. Diminuindo as despesas, adiando investimentos, cortando custos com treinamento e manutenção de máquinas, com isso o lucro a curto prazo é garantido, mas a longo prazo a saúde da empresa será comprometida.

  1. Descreva as funções financeiras centrais de uma empresa e a função do administrador financeiro de uma empresa.

R= O setor financeiro é responsável pelo desempenho e gestão das finanças de uma empresa. Então é seu dever garantir recursos e uma boa gestão do patrimônio do negócio. Para isso exerce funções como: contabilidade, tesouraria, gestão das finanças, controle de tributos e gestão de custos. O administrador financeiro gerencia contas empresariais e coordena atividades de investimento, que incluem desenvolvimento de orçamentos, geração de relatórios, planejamento de metas financeiras, administração de atividades de folha de pagamento, preparação de demonstrações e pagamento de obrigações da organização.

  1. Qual é a relação entre as decisões de financiamento e de investimentos que competem ao administrador financeiro?

R= As decisões de investimentos estão relacionadas às decisões de longo prazo, como por exemplo: a mudança de instalação e capacidade produtiva de uma fábrica, a substituição de maquinários e equipamentos. As decisões de financiamentos relacionam-se com a fonte de recursos que será utilizada nas decisões de investimentos. As fontes de recursos podem ser do capital dos sócios e acionistas, capital de terceiros e podem ser originadas dos lucros de resultados anteriores da organização.

  1. Descreva a importância do planejamento e do controle para o administrador financeiro.

R= O planejamento financeiro, além de indicar caminhos que levam a alcançar os objetivos da empresa, tanto a curto como a longo prazo, cria mecanismos de controle que envolvem todas as suas atividades operacionais e não-operacionais.

  1. Descreva os diferentes tipos de empresas.

R= Sociedade Empresária Limitada (Ltda.)

Esse tipo de empresa é aquele no qual o negócio tem dois ou mais sócios, o que explica o seu nome.

Quanto ao termo Limitada, refere-se ao fato de que os sócios são responsáveis financeira e administrativamente pela empresa conforme o capital social que aplicaram e a cláusula de exercício de administração do contrato social.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)

A Eireli funciona da mesma forma que a Limitada, mas a lei exige um capital mínimo de 100 (cem) salários mínimos, 100% integralizado na abertura. A diferença entre elas é que a Eireli sempre é formada por apenas um sócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com