TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES SINDICAIS

Por:   •  18/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

...............................................................................................................................

ADMINISTRAÇÃO – N2PCPA

LETÍCIA MARQUES LIRA - 224882016

PORTFÓLIO

...............................................................................................................................

Guarulhos

2017

LETÍCIA MARQUES LIRA

PORTFÓLIO 1

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Faculdade ENIAC para a disciplina Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

Prof. Silvia Aparecida

Guarulhos

2017

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

  1. Faça uma explanação sobre as três variáveis básicas da negociação: tempo, poder e informação.

Tempo: o tempo é algo muito importante para o sucesso de uma negociação, em algumas ocasiões o tempo é limitado, atrapalhando o processo as vezes, por isso devemos nos programas e não passar do prazo.

Poder: Poder é superioridade, capacidade de exercer controle, autoridade, oportunidade e ter direito.

Informação: A informação constitui em saber o máximo possível sobre o outro, ou seja, a busca das necessidades dos envolvidos.

  1. Faça uma explanação sobre negociações coletivas e sua importância envolvendo tanto empregados como empregadores.

Negociações coletivas são genericamente conhecidas como tudo aquilo que é feito entre entidades representativas dos empregados e dos empregadores com o intuito de determinar as condições de trabalhos pertinentes as categorias envolvidas. As negociações coletivas são importantes na formação de regras que disciplinam e melhoram as relações no trabalho, com total responsabilidade de cumprimento de regras.

  1. Por que a negociação e a administração se encontram interligadas? Explane e exemplifique.

Ambas constituem o meio de vida do administrador. A administração não possui recursos para a teoria e a prática da negociação. A negociação é parte vital da atividade do administrador.

  1. Qual o papel dos sindicatos numa mediação entre empregados e empregadores?

Convenção coletiva de trabalho é um ato jurdídico entre sindicatos dos empregados e dos empregadores, a função do sindicato é estabelecer algumas regras e acordos entre os empregadores e empregadores.

  1. Quais os requisitos necessários para que o direito à greve seja exercido?

O primeiro requisito para que a greve possa acontecer é chamado por alguns autores de fase preliminar. É a tentativa de conciliação. É o momento primeiro e obrigatório, para que os grupos possam adequar seus anseios. Não se chegando a um consenso, passa-se para uma nova fase.

Uma assembleia geral dos trabalhadores deve ser convocada pelo sindicato com a finalidade específica de se decidir ou não pela greve. Tudo o que ali for decidido deve ter embasamento legal, para que a classe não sofra outras consequências. Decidindo-se pela greve, uma comissão deve ser constituída para tratar especificamente desses interesses, mesmo que extrapole a esfera administrativa, chegando até o Poder Judiciário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (55.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com