TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E CONTINGENCIAL

Por:   •  7/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

 CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO[pic 1][pic 2]

DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II

PROFª: DÁLIA RAYSSA DA COSTA CARNEIRO

ALUNO

Francileide Sousa Mota

POLO

Barro Duro PI

ATIVIDADE: TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E CONTINGENCIAL

  1.   Para a empresa colmeia outra estrutura organizacional seria a divisional, onde cada divisão seria autossuficiente e responsável pela produção dos seus produtos ou serviços, o que dar maior autonomia às partes da organização.
  2.  Uma das contribuições dessa Teoria foi que ela trouxe uma forma de pensar mais abrangente, orientada para a análise da influência dos fatores ambientais sobre o desempenho da empresa. Com o advento da teoria das contingências, os teóricos da Administração chegaram à amplitude máxima de análise e entendimento dos fatos administrativos e fenômenos organizacionais. Eles demonstraram de forma clara a força das influências de fora da organização no seu processo de criação, desenvolvimento e crescimento. Outra grande contribuição foi à categorização das técnicas e modelos administrativos e de gestão como fatores dependentes dos fatores contingenciais existentes e atuantes no ambiente externo, que os determinam e influenciam. Desta forma, romperam com a velha tradição taylorista, fayolista e fordista do melhor modelo, da melhor técnica, da melhor estrutura organizacional, enfim, da síndrome do the best way – ou seja, a melhor e única maneira de administrar, de realizar coisas na empresa. Com os estudos e descobertas dos teóricos contingenciais, estabeleceu-se o fim da era da prescrição na Administração.
  3.  Contratam devido à organização ter necessidades de mudanças de uma situação atual para outra melhor situação, com o intuito de reduzir as diferenças entre seu estado atual e seu estado desejado, ou ainda, podem estar querendo habilidades diferentes, cenários diferentes, linhas de raciocínio diferentes, ou seja, acrescentar ideias àquelas que já possuem para propor soluções imparciais.  Utiliza técnicas do DO para fazer colheita de dados, diagnostico organizacional e ação de intervenção. Essas técnicas melhoram a eficácia, a relação entre pessoas, à dinâmica em grupos, relações entre grupos ou a eficácia da organização como uma totalidade.
  4.  Por que ele apresenta novos conceitos de organização, de cultura organizacional e de mudança organizacional e apresenta uma variedade de técnicas que podem ajudar as empresas a alcançar seus objetivos. Destinado a mudar atitudes, valores, comportamentos e a estrutura da organização, de tal maneira que esta possa se adaptar melhor as novas conjunturas, mercados tecnologias, problemas e desafios que irão surgir. Pois, o mercado muda e consequentemente a empresa terá que se adaptar a essas mudanças ou então terá seus dias contados.
  5.  Na verdade, esses pré-requisitos são importantes porque se uma empresa quer obter aumento da produtividade organizacional, maximizar a eficiência produtiva e ter excelência com uma gestão de qualidade adotar essas características vai fazer com a organização cumpra seus objetivos, desde a habilidade de identificar bem quem são seus clientes até na capacidade de inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com