TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS DA GESTÃO ORGANIZACIONAL

Por:   •  28/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Ética, Política e SOCIEDADE.        4

2.2        Modelos de Gestão        5

2.3        Economia        5

2.4        Gestão de Pessoas        6

3        CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        9



  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre em situação vivencial, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e prática conforme orientação dos professores.

Colocarei meu ponto de vista sobre a decisão a ser tomada em relação à direção que a empresa deve seguir conforme são colocadas as propostas no case.


  1. DESENVOLVIMENTO

É de conhecimento de todos que ninguém começa um negócio simplesmente para ter o que fazer, muitas organizações podem ser sem fins lucrativos, o que não quer dizer que essa organização pode dar prejuízo; assim tentarei mostrar com minhas palavras o que entendi fazer parte de cada matéria que estudamos até o momento a decisão e os pontos que acredito serem necessários serem avaliados no processo de crescimento da empresa Fazenda Sucos São Pedro.

 

  1. ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.

 Quando falamos de Ética, Política e Sociedade falamos da essência da existência da empesa, dos valores de seus fundadores colocados na prática e isso no caso da Fazenda Sucos São Pedro desde que o Sr. Oswaldo recebeu de herança o fruto do trabalho árduo do pai e um dia com certeza deixará aos filhos esse legado também.

Vejo que ele como o pai precisava não só fazer o que gostava, mas garantir que a família tivesse uma situação financeira sempre preservada e por isso sempre migrava para o que de mais rentável estivesse no momento.

Com a entrada dos filhos na direção veio a primeira mudança e passaram a cultivar laranjas e a beneficiá-las. A questão que os dois filhos terem propostas diferentes e apesar disso a gestão de seus departamentos na empresa serem tão eficientes, mostra o quão comprometido estão com o sucesso da empresa da família.

Mesmo assim percebo em alguns momentos que o Sr. Oswaldo sempre esteve presente em todas as mudanças da empresa ajudando a preservar todos os valores e a identidade que a empresa criou em todos estes anos com a família e com a comunidade onde atua. Essa identidade e valores correriam sérios riscos dependendo dos passos decididos erradamente dados para o futuro da empresa, a pressão que os valores éticos que nortearam a administração até hoje poderiam ser derrubados pela concorrência com as grandes marcas que atuam na cidade de São Paulo e estão tentando entrar no mercado que eles já estão consolidados.

A linha tênue entre ter uma atitude moderna de gestão dentro da organização e deixar para trás valores e conceitos até agora importantes é difícil de ser trabalhada.

  1. MODELOS DE GESTÃO

Na matéria de Modelos de Gestão referenciada ao case vimos que a administração da empresa se modificou ao longo dos anos  e quando os filhos João e José passaram  a administrar a empresa com o pai eles trouxeram muitas características das Teorias Contemporâneas da Administração.

Trabalhando um produto do setor alimentício a necessidade de se garantir a qualidade do produto final é grande, porque a alimentação sempre traz ao consumidor uma preocupação maior do que outras coisas no dia a dia e com o fabricande não deve ser diferente; você só garante que o seu produto tenha boa aceitação se mantiver a qualidade e se fizer percebido pelo seu consumidor.

O sucesso nas vendas e a lembrança como marca forte na mente do consumidor está diretamente ligado à este aspecto, logo uma Gestão pela Qualidade Total é extremamente necessária..

  1. ECONOMIA

As finanças na empresa podem ser o ponto de gargalo ou o começo de um futuro maravilhoso desde que os investimentos sejam assertivos.

O equilíbrio das decisões de investimento e a manutenção do mercado, a geração da necessidade de consumo do seu produto, toda essa movimentação é influenciada diretamente pelo capital disponível para investimento dentro da empresa, em contrapartida a empresa só consegue ter a possibilidade de reinvestimento de capital se os negócios vão bem.

O projeto que João apresenta pode ser mais aproveitados devido a necessidade de expansão, pois a empresa sempre deve pensar em progredir e sempre para mercados maiores, pois o mercado em que atua hoje pode não absorver depois de um tempo o produto e render o esperado ou necessário para a empresa continuar crescendo.

Com o projeto de José temos esse risco apesar de ele entender que mesmo investindo em novos maquinários e demitindo alguns funcionários os custos serão mais otimizados e continuarão bem no mercado de Ribeirão Preto.

Qualquer destas medidas previstas no fluxo de caixa não causa impacto negativo, porém a reposição deste investimento pode ficar comprometida se o mercado realmente não conseguir suprir esta necessidade.

  1. GESTÃO DE PESSOAS

Na matéria Gestão de Pessoas vemos que uma empresa familiar pode evoluir e aplicar métodos inovadores para tirar o maior proveito dos recursos humanos que tem e dar à empresa a oportunidade de ter consigo talentos fiéis e realizados através de uma cultura organizacional bem organizada.

Aprendemos que todas as mudanças que uma organização passa pode ter seus momentos de implementação trabalhados de forma mais tranquila quando a gestão dos recursos humanos é coerente com sua missão, visão e valores desde o nível mais alto até o operacional. Somente dessa forma o desempenho desse recurso, que possui papel decisivo no sucesso ou fracasso da empresa, pode ser melhorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com