TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Organizacional Identificar Aspectos da Estrutura Empresarial

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 6

Curso: Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos  

Semestre:1º regular / 2º semestre Flex  2016-1

Integrantes:Shirley Ferreira Maro, Thaisa Vieira do Nascimento Modesto, Graciane Vieira Bernardo da Silva, Daiane Eugênio e Jeremias

Polo: Duque de Caxias – Rio de Janeiro

Tema: Diagnóstico Organizacional

  1. Identificar aspectos da estrutura empresarial:

A empresa Casa Nunes Martins S/A Imp. e  Exp. Ltda iníciou seus negócios em 1921, atua no ramo de comércio atacadista a mas de 90 anos sendo a sua atividade gênero alimentícios, é uma das mais conceituadas e atuantes distribuidoras de alimentos e bebidas..Atuante no Rio de Janeiro,Grande Rio, Região serrana e Região litorânea.Sendo uma empresa de médio porte, tendo atualmente 145 (cento e quarenta e cinco funcionários), entre jovens aprendizes e deficientes físicos.  

Sendo uma empresa tradicional e conceituada, tem como principal produto o legítimo bacalhau importado, entre outros, e bebidas importadas de Portugal e regiões francesas.

No seguimento de alimentos nacionais distribuir produtos de grandes marcas conhecidas do consumidor.

Sendo o seu foco é o food -service, que abrange restaurantes, bares, hotéis etc.Tendo como objetivo nos pequenos e médios mercados, tentando oferecer o melhor serviço de entrega e preços competitivos.

  1. Verificar como são exercidas as funções administrativas como: planejamento, organização, direção e controle, escolha uma área da empresa.

Área de Recursos Humanos, tem um papel importante dentro dessa organização, pois busca e prioriza profissionais qualificados, onde possam receber ordem e resolver a questão do seu setor, tendo assim a iniciativa própria em relação ao que envolve pessoas como um todo.O  departamento procura atender os seus funcionários, conforme regras e diretrizes da empresa, onde são aplicadas as normas conforme a CLT e o manual do funcionário, que é um informativo onde consta regras da empresa.informando os seus direitos e obrigações, como zelar pelo uniforme, marcação de ponto, sua assiduidade, entrega de atestado, direito  à concessão de férias, lembrando que faltas não justificadas, reduzem os dias de direito de férias, proibição de culto ou qualquer celebração de ordem religiosa ou vendas de qualquer produto dentro dos setores da empresa, proibição de fumar dentro das dependências, entre outros.Temos um sistema que nos proporciona de maneira eficaz, tirar relatório  como provisão de férias, fazer levantamento de custo de rescisões, na verdade facilita o levantamento de relatórios por setores, conforme necessidade da chefia.Ex:Relatório de advertência e suspensão de um determinado período, que um diretor ou gerente da área necessite de um colaborador..Hoje o planejamento está em trabalhar com admissão, no caso de reposição do quadro de funcionário, por pedido de dispensa (iniciativa própria), demissão em caso de necessidade, pois a crise afetou a empresa. ´

  1. Diante da identificação do setor de atuação da empresa:

Como está inserido este setor na cidade (se é organizado, se possuí muita concorrência);

O setor desta empresa se estabeleceu passando por diversas mudanças aos longos dos anos,buscando atender da melhor forma  com produtos de qualidades e preços acessíveis à todos os seus clientes, pois existe muita concorrência no varejo alimentício, visando a organização para sobreviver nesse mercado tão competitivo.Organizadas previamente pelo setor de operações, através do gestor de logística, conseguindo então  manter a fidelidade dos seus clientes.

Qual a influência deste setor para a macro e microeconomia (o quanto o setor pode ser significativo para a economia como um todo).

No ano de 2015, começou a crise econômica aí foram dispensados mais ou menos 60 funcionários, as altas taxas de impostos contribuíram, afetando assim a macroeconomia.Pois gera para o governo seguro desemprego, pessoas que antes contribuía para o Inss e receita federal (IRRF) hoje deixaram de consumir em virtude do desemprego, com isso aumenta o déficit nas contas públicas do governo federal, em determinado padrão de vida desses funcionários que não recebiam bolsa família, se viram a necessidade de solicitar o benefício.

Os funcionários desta empresa foram pegos de surpresa, pois ficaram endividados pelo corte, gerando assim redução de suas necessidades básicas, como mercado, as pessoas só compram o que realmente precisam, cortando assim o supérfluo, cortando o lazer, cancelando plano de sáude, estando ligados diretamente a microeconomia.

Podendo dizer que diretamente a demissão em massa, afeta a economia do País, pois reduz o poder aquisitivo, com isso as pessoas deixam de consumir, afetando assim o PIB (Produto interno Bruto). 

Quais os principais pontos macro e microeconômicos que podem influenciar diretamente esse setor?

Na microeconomia as pessoas buscam o menor preço,como qualidade nos serviços diante da necessidade compram um determinado produto ou não, esperando o preço baixar.Já macroeconomia ,,,,,,,f

 

Se existe ou poderia existir algum tipo de incentivo governamental para auxiliar este setor.

A nossa empresa fica às voltas com os impostos cobrados, alterando tabelas e consequentemente repassando o preço do produto para o seu cliente, envolvendo o setor fiscal.Necessitando assim uma reforma fiscal nos tributos cobrados por parte do governo, pois é o grande vilão no mundo dos negócios.Um exemplo simples, o assalariado paga o mesmo preço do café do que um empresário, quando vai ao supermercado, totalmente injusto.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (298.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com