TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Faculdade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Curso: Superior Tecnologia em Logística

Disciplina: Processos Gerenciais

Prof. EAD: Davi Prado Palheta Arakaki

Prof. Presencial: Álvaro Geraldo Arruda de Moraes 

 Adriano Rogério de Souza – 7534596739

Luiz Carlos Pereira de Souza– 7984729647

Anápolis – GO, ??/??/?????

Sumario:

Introdução        03

Projeto de extensão        05

Considerações Finais        07

Referências Bibliográficas        09


Introdução

O planejamento constitui a primeira função dentro do processo administrativo. É um processo contínuo e dinâmico, que evidencia um conjunto de ações integradas, coordenadas e orientadas para o alcance de um objetivo. Este é importante porque possibilita a tomada de decisões antecipadamente.

Neste sentido, as ações devem ser identificadas e executadas de forma adequada, pois permite observar aspectos como prazos, custos, qualidade, segurança, desempenho entre outras.

Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. Assim, o tempo dedicado ao planejamento é importante pois pode evitar problemas na fase de execução. Seu objetivo é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.

Referente ao nível estratégico, notamos que o planejamento estratégico tem foco nos objetivos de longo prazo e também com as estratégias e ações que envolvem a empresa como um todo.

No planejamento tático, os objetivos sao mais de curto prazo e as estratégias e ações geralmente afetam somente parte da empresa. Assim, o planejamento operacional tem foco nas atividades do dia-a-dia da empresa.

Neste contexto, vemos que o planejamento estratégico é responsabilidade dos níveis hierarquicos mais elevados da empresa / decisões estratégicas. O tático é desenvolvido pelos níveis intermediários / decisões táticas. E, o operacional é desenvolvido pelos níveis mais baixos da empresa / decisoes operacionais.

O desenho organizacional aborda a configuração da estrutura organizacional da empresa e dos processos utilizados para fazê-la funcionar e alcançar resultados (CHIAVENATO, 2007, p. 156).

Os modelos mais importantes de desenho organizacional são: organização linear, organização funcional e organização de linha staff (CHIAVENATO, 2007, p. 156).

O autor Roberto Shinyashiki comenta que é preciso ver o futuro antes dos outros tendo uma visão ampla do que está em nossa volta, assim, é necessário lutar para vencer no presente e não se esquecer de conquistar o futuro, ressaltando a importância de um bom planejamento.

Para Paulo Barreto dos Santos a globalização é um fenômeno do mundo dos negócios, imprevisível e irresistível, gostemos dela ou não, o profissional do futuro tem empreender neste mercado global com sabedoria e para um administrador que deseja obter sucesso empresarial, deve-se se capacitar e planejar suas ações e o administrador atual é o profissional de hoje que pensa e utiliza as idéias do futuro.

Atualmente o aumento da produção de lixo urbano tornou-se um problema social, pois o acúmulo de lixo acima da capacidade dos aterros sanitários pode gerar consequências graves ao meio ambiente, assim, ao buscar um destino adequado para parte deste lixo que pode ser utilizado como insumo para a geração de novos produtos podemos contribuir eficazmente na preservação do meio ambiente, além de ser uma alternativa adequada para o não-desperdício.

Neste contexto, o Projeto de extensão universitária – Recicla Universidade retrata exatamente esta questão ambiental na intenção de contribuir significativamente na preservação do meio ambiente, pois quando há consciência e cada um faz a sua parte, teremos um ambiente melhor e também um mundo melhor.

É importante ressaltar que o objetivo principal da coleta seletiva não é gerar recursos financeiros, mas reduzir o volume de lixo depositados nos aterros, gerando ganhos ambientais (PORTAL COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA – GOVERNO FEDERAL, 2013).

Assim, escolhemos este tema pelo motivo de sabermos que muitos conhecem e sabem da importância da reciclagem, porém, muitos ainda não têm acesso a programas voltados a este tema.

Daí a necessidade de planejar e desenvolver um projeto que desperte o interesse dos universitários locais e contribua significativamente com o meio ambiente da cidade, e para que isto se estabeleça faremos a divisão do trabalho entre os membros do grupo que será por departamentalização por projeto e a estruturação das tarefas será desempenhada pelo grupo da melhor forma possível com a participação de toda a equipe.


Projeto de extensão universitária – Recicla Universidade

O Projeto de Extensão Universitária sobre a Coleta Seletiva de material reciclável na Faculdade busca demonstrar algumas das diversas maneiras de se aproveitar o material que deixa de ir para o lixo para ser reciclado. Esta coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento de resíduos descartados que auxilia na preservação do meio ambiente, diminuindo a contaminação dos solos e rios, reduzindo o desperdício de recursos naturais através da economia de energia e matérias-primas.

E, para que este processo ocorra, primeiramente é preciso à realização da coleta seletiva do lixo que pode ser também um instrumento que, além de aproveitar o material que iria para o lixo e foi reciclado, também conscientiza e dão exemplos práticos para professores e estudantes interessados no estudo e preservação do meio ambiente.

O objetivo geral deste projeto é promover a conscientização de que o meio ambiente deve ser preservado tendo em vista sua importância para a manutenção do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com