TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE AVALIATIVA: DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.324 Palavras (18 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

NOME  RA  -  _______

NOME  RA  -  _______

 

ATIVIDADE AVALIATIVA: DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

Estrutura E Análise Das Demonstrações

Contábeis, Análise De Investimentos, Contabilidade De Custos,

Administração Financeira E Desenvolvimento Econômico

Cidade -2017

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................................03

1.DESENVOLVIMENTO......................................................................................................04

  1. Passo 1...................................................................................................08
  2. Passo 2...................................................................................................10
  3. Passo 3...................................................................................................13
  4. Passo 4...................................................................................................14
  5. Passo 5...................................................................................................17

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................19

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..................................................................................20

INTRODUÇÃO

O trabalho que segue constitui-se no desenrolar de um desafio o qual proporciona o desenvolvimento e estimula a aprendizagem das disciplinas do semestre, tais como estrutura e análise das demonstrações contábeis, análise de investimentos, contabilidade de custos, administração financeira e desenvolvimento econômico.

Este objetivo será alcançado por meio da interdisciplinaridade entre elas, tendo como base para o desenvolvimento do “Desafio” concluir as etapas propostas desenvolvendo as competências e habilidades descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2004). As quais se referem a reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão; desenvolver a capacidade crítico-analítica de avaliação, desenvolver a iniciativa, criatividade, determinação, vontade administrativa; desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

Os objetivos da realização do desafio refletem-se em desenvolver e estimular a aprendizagem das disciplinas do semestre por meio da interdisciplinaridade entre elas, tendo como proposta de trabalho a construção de uma análise econômico-financeira completa de uma das empresas listadas na bolsa de valores brasileira, a BM&FBovespa.

Neste Desafio Profissional, ter-se-á a realização dos cálculos correspondentes a cada temática abordada nas disciplinas norteadoras do semestre, bem como a elaboração de um relatório de análise sobre a situação econômico-financeira da empresa selecionada. Além disso, ênfase será dada a busca de soluções para a empresa por meio de pesquisas sobre métodos de custeio e técnicas de análise de investimentos mais adequados, sob o seu ponto de vista, para atender ao formato da organização.

o trimestre, onde o terceiro trimestre é muito importante pois constitui a época que abastecer o mercado para o Dia das Crianças. Em função da baixa atividade econômica do país e do clima de incerteza, a receita líquida ficou 13% abaixo do mesmo período do ano anterior. O bom trabalho de redução dos custos de produção nos possibilitou ter um lucro bruto 5% abaixo do mesmo período de 2015.

A Companhia teve um aumento significativo nas despesas de venda em função de termos levado à PDD os valores da recuperação judicial do grupo BMart, o que elevou as despesas de venda no período em 72% em relação ao ano passado. As despesas administrativas ficaram 9% abaixo do mesmo período do ano passado.

Outro impacto importante, no período, foi o aumento das despesas financeiras; primeiro em função do não recebimento dos valores do grupo BMart, e depois pelos atrasos no recebimento de diversos clientes. O aumento do custo financeiro e a menor linha de crédito também contribuíram para o aumento de 79% nas despesas financeiras em relação a 2015. A somatória destes fatores levou a companhia a uma piora significativa nos resultados em relação ao fechamento do terceiro trimestre do ano passado.

  1. Passo 2

Considerando as demonstrações financeiras da empresa TELEFÔNICA BRASIL S.A efetiva-se então o cálculo dos indicadores de liquidez, endividamento, rentabilidade e o termômetro de insolvência para o último exercício financeiro divulgado pela empresa, ou seja, a análise das Demonstrações Contábeis.

Para se calcular o indicador de liquidez usa-se a fórmula:

Liquidez Geral =             ATIVO CIRCULANTE + REALIZÁVEL A LONGO PRAZO
                                            PASSIVO CIRCULANTE + EXIGÍVEL A LONGO PRAZO

Liquidez Geral =            1,0 X 1,8 = 1,8

Índices Liquidez

2015

2016

LC

1,2

1,7

LG

1,8

1,0

LS

0,7

1,0

LI

0,2

0,5

O Índice de Liquidez Corrente de 2015 mostra que a empresa consegue pagar as suas dívidas de curto prazo com folga de 0,20. Em 2016, há a melhora desse índice, pois agora para cada 1,00 de dívidas há uma folga de 0,70.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (282.9 Kb)   docx (80.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com