TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE COMPLEMENTAR PARA NOTA

Por:   •  18/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome: Rayane Stefany Costa De Morais

Instituto Federal do Maranhão

Campus São Luís Centro Histórico

Disciplina: Sociologia I. Curso Técnico: 1º Ano

ATIVIDADE COMPLEMENTAR PARA NOTA

Com base na leitura do Capítulo 6, Unidade 2 – “Sociedade” organize no quadro a seguir, de que modo os teóricos Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx expressaram suas principais ideias a respeito da sociedade.

Autor

Principais teorias sobre a sociedade

Émile Durkheim

Durkheim tem como base a metodologia  da indução ( ou dedução), o que quer dizer que a visão sociológica precisa vir do indivíduo ao coletivo. Para Émile seria necessário observar todas as atitudes de um indivíduo  para entender a sociedade.

Essa observação de Durkheim vai contra o que os antigos filósofos falavam . Eles analisavam a natureza para entender o ser humano. Durkheim dizia que esses pensamentos estavam errados, por que não eram baseadas em observações.

 Indo mais uma vez, contra boa parte dos filósofos, ele não acreditava que a natureza humana vinha do interior do ser humano e sim do exterior, ou seja, a sociedade seria a causadora dessa tal natureza, influenciando fortemente o comportamento humano.

Cabia a psicologia estudar o indivíduo singularmente, individualmente e à sociologia estudar o coletivo de forma generalista.

Para Durkheim a sociedade é  criada pela consciência de cada  indivíduo. Para ele, a consciência humana é formada por pressão social que vem, em sua maioria, a partir da educação. Já que a educação é a maneira da sociedade impor as regras, as religiões, as morais e as éticas de comportamento, ela consegue facilmente definir as ações do ser humano dentro de seu grupo social. Dessa forma, é o indivíduo que é o resultado da sociedade e não o contrário.

Max Weber

Para Weber o ser humano é levado por ações socais que por sua vez são caracterizadas em racionais e não-racionais.

Ação social racional com relação a fins: Quando os atos estão orientados para um fim específico. Exemplos: "Tenho que trabalhar para ganhar dinheiro." "Quero fazer ginástica para emagrecer."

Ação social racional com relação a valores: Neste caso, as atitudes passam a ter influência direta de nossas crenças morais.

Essas são ações sociais que ele considerava que não

passavam pela racionalidade e se orientavam pelo subjetivismo.

Ação social afetiva: Aquelas ações que fazemos porque cultivamos algum sentimento, positivo ou negativo, em relação às pessoas. Exemplos: presentear em determinadas datas; expressar o afeto tocando ou fazendo declarações.

Ação social tradicional: Aqui se encaixam os costumes que seguimos por tradição ou hábitos. Exemplos: festas, maneira de cozinhar, vestir-se, entre outras.

Karl Marx

Para Karl Marx era impossível pensar numa sociedade capitalista sem que existisse também uma luta de classes entre proprietários e não proprietários, operários e patrões.

Marx acreditava que o proletariado (os trabalhadores)vendiam a sua força de trabalho para os burgueses, que queriam obter cada vez mais lucro diminuindo os salários e aumentando as jornadas de trabalho. Em outras palavras, os donos dos meios de produção procuravam ao máximo aumentarem os lucros, mesmo que isso significasse tornar a vida dos seus operários.

Karl Marx criticava a acumulação típica do capitalismo, que criava um abismo entre as classes sociais cada vez maior.

Ele refletiu nas suas obras sobre as diferenças sociais e o embate entre as camadas mais ricas e mais pobres da sociedade ao longo da história. 

Marx enxergou a luta de classes não como um problema do seu tempo, mas sim como uma questão que existia desde o princípio da sociedade capitalista.

Fontes: https://www.ebiografia.com/karl_marx_ideias/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com