TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE COMPLEMENTAR - TEMPOS MODERNOS

Por:   •  22/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  2.158 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO:

1 RESUMO: TEMPOS MODERNOS. 1

2 REFLEXÃO CRÍTICA. 2

3 CONCLUSÃO. 3

1 RESUMO: TEMPOS MODERNOS.

O filme tempos modernos tem como personagem principal Carlitos, interpretado por Charlie Chaplin, um trabalhador de fábrica com uma jornada de trabalho extensa e exaustiva durante a Revolução Industrial.

O empregado é retratado como um escravo, forçado a trabalhar além de suas condições físicas e psicológicas sempre realizando tarefas repetitivas, no caso de Carlitos, sua função era a de apertar parafusos, a repetição desta atividade resulta em um colapso psicológico e um tique nervoso que faz com que veja parafusos em todos os lugares e vá apertando um a um sem nenhuma prudência, causando uma série de transtornos e acidentes no ambiente de trabalho. Impossibilitado fisicamente de continuar com seu trabalho o personagem é internado em um hospital.

Após um período de recuperação Carlitos sai do hospital, mas encontra a fábrica fechada, iniciando assim a busca por um novo emprego. Nas ruas há um período de manifestações trabalhistas, durante um ato o personagem é confundido com um líder comunista e acaba sendo preso. Em seu período na prisão Carlitos acidentalmente impede uma fuga de prisioneiros e consegue sua liberdade juntamente com uma carta de recomendação emitida por uma autoridade superior. Mesmo com a recomendação o personagem não consegue ficar empregado porque não possui nenhuma aptidão para exercer outra função diferente de apertar parafusos.

Sem conseguir manter-se empregado Carlitos começa a tentar voltar para a prisão e ter comida, abrigo e um pouco de conforto. No meio de seus atos ele conhece uma menina que passava por dificuldade por ser órfã de mãe e o pai não estar empregado. Após um período o pai da menina é assassinado e ela foge para não ir morar em um abrigo ou ser adotada novamente.

Carlitos consegue novamente trabalhar na fábrica e inicia-se um período de greves e reinvindicações dos funcionários por melhores condições de trabalho, durante as manifestações, acidentalmente ele acerta uma pedrada em um policial e acaba preso outra vez.

Depois de cumprir pena, o personagem é solto e encontra uma velha amiga, a órfã que agora trabalha como dançarina em um restaurante que lhe arranja um emprego no local. A polícia persegue e tenta prender a moça tida como vagabunda e criminosa, mas ela e Carlitos acabam fugindo juntos.

2 REFLEXÃO CRÍTICA.

O filme Tempos modernos retrata de uma forma cômica o período de Revolução Industrial, uma época de transição no processo trabalhista e de produção. Uma nova cultura é imposta transformando as formas de produção industrial. Em alguns momentos torna-se evidente as críticas à teoria de Frederick Taylor para os estudos de tempos e movimentos de execução de atividades e Henry Ford com o desenvolvimento da linha de produção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com