TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Sobre o Filme Tempos Modernos

Por:   •  15/8/2022  •  Resenha  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Alunos: Lilian Araújo Souza, Marcos Machado da Silva.

1. Este filme foi lançado em 1936, momento em que ainda se viviam os efeitos da Grande Depressão, provocada pela crise de 1929, período marcado por dificuldades econômicas, desemprego e perseguições políticas. De que modo esse contexto se manifesta no filme?

 - O filme manifesta o trabalhador tendo que vender seu trabalho a qualquer preço e a qualquer forma de trabalho, já que não haviam muitas opções para eles na época. Com isso, o personagem chegar a sofrer perseguições por ser confundido com um líder grevista.

2. Na segunda metade do século XIX, o pensador alemão Karl Marx (criador das teorias acerca do socialismo científico - apresenta uma análise crítica da realidade política e econômica, da evolução da história, das sociedades e do capitalismo), já denunciava o fenômeno da coisificação existente nas sociedades capitalistas. Segundo Marx, as relações sociais que aproximam as pessoas acabam se transformando basicamente em relações de troca, de interesse, gerando uma desvalorização muito grande do ser humano, que passa a ser visto como uma “coisa”. Com base nessas informações, responda:

2.1. “Tempos Modernos” denuncia a coisificação do ser humano? Justifique.

 - Sim, pois os operários vão para a fábrica como as ovelhas do início do filme vão para o abate. Os funcionários entram na fábrica e realizam seus trabalhos já de forma automática, parecendo que estão sendo tratados como objeto.

2.2. Por que o relógio aparece tantas vezes no filme?

 - O relógio aparece muitas vezes para tentar nos mostrar que no capitalismo, tempo é dinheiro e quanto mais os funcionários trabalham, mais lucros o patrão tem. E o filme mostra muito que o funcionário não tem tempo nem para fazer um breve descanso ou algo do tipo.

3. As cenas que envolvem a invenção da máquina de comida provocam reflexões a respeito não só da supremacia da máquina e da tecnologia, mas também do impacto social provocado pela máquina. Então, responda:

3.1. Que críticas podem ser detectadas nessas cenas?

- Enquanto os operários trabalham sem nenhuma segurança e sem tempo para descansar, o dono da fábrica pensa em comprar uma máquina para alimentar eles enquanto trabalham, tudo isso para não parar a produção.

3.2. Que contradição social é apontada na invenção de novas máquinas, considerando-se a situação dos trabalhadores da época?

- O filme mostra de forma muito clara a grande diferença social que tem entre os trabalhadores e os empresários. Os donos das fábricas estão mais preocupados em ficar à frente da concorrência do que oferecer condições de trabalho melhores a seus funcionários.

3.3. Quando Carlitos fica louco e acaba entrando nas engrenagens da fábrica, o que isso representa?

- Se refere a robotização do homem, pois a empresa visava a execução de uma tarefa feita repetidamente durante todo o tempo que o empregado estivesse trabalhando.

4. Compare “Tempos Modernos” a programas do tipo reality show, como Big Brother: que semelhanças você identifica entre eles? Explique.

- Assim como nos realities atuais, os operários eram assistidos a todo momento, através dos televisores, porém, os participantes dos realities estão se divertindo no programa, enquanto os operários estão sendo tratados até de maneira desumana nas fábricas. Toda vez que o dono da fábrica olha o televisor, ele aumenta o tempo de produção da máquina, querendo aumentar ainda mais seus lucros em cima do trabalho escravo feito pelo operário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com