TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE PRATICA: FILME TEMPOS MODERNOS

Por:   •  30/4/2021  •  Resenha  •  1.502 Palavras (7 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE PRATICA: FILME TEMPOS MODERNOS (1936)

Resumo crítico da referida obra de Charles Chaplin, fazendo um paralelo com as relações de trabalho

O enredo de “Tempos Modernos” descreve como era o processo de trabalho na época, fazendo referências à Revolução Industrial.

A obra aborda, com muito humor, algumas passagens da vida profissional, do personagem interpretado por Charles Spencer Chaplin, representando muito bem como era a labuta diária, mostrando que cada funcionário exercia funções pré-determinadas e imutáveis durante longo período na empresa.

Em alguns momentos, o diretor dos meios de produção aparece nos telões espalhados pela fábrica e pede ao seu subordinado que aumente a velocidade da produção, sem se preocupar com a situação do empregado. Assim, fica evidente o compromisso com o lucro e a grande produção em detrimento do bem estar dos funcionários, os quais podem ser facilmente substituídos, uma vez que há altas taxas de desemprego. É perceptível que o processo de produção em massa é exaustivo, ficando evidenciado quando o personagem principal, no exercício de sua função, ao ser submetido ao aumento de velocidade, tem uma “crise nervosa”, e surta, acostumado com seu trabalho repetitivo, enxerga a necessidade de arrumar/apertar tudo que vê, tentando apertar os botões das roupas dos colegas, e do vestido de uma mulher na calçada, causando grande confusão no local, e dano ao patrimônio da empresa, que certamente perdeu tempo de produtividade e dinheiro, para o conserto do maquinário danificado. Incomodados com o ataque de loucura de Chaplin, seus colegas se revoltam, e o perseguem buscando detê-lo.

Fica notório que o esforço repetitivo na mesma atividade por longo período de tempo é prejudicial tanto para a saúde física do funcionário, quanto para sua saúde mental, que no enredo, trouxe serias consequências, não apenas a vida do trabalhador, como também a toda equipe e a empresa.

Não difere muito da atualidade, com alta taxa de desemprego, é muito comum às empresas cobrarem muito mais produtividade de seus funcionários, os levando a altos índices de esgotamento, e ao desenvolvimento de doenças relacionadas ao trabalho, como lesão por esforço repetitivo, síndrome de bournout, tendinites, entre outras. Doenças essas que muitas vezes pode impedir o trabalhador de voltar as atividades, e que também podem trazer prejuízos às empresas.

A transformação do homem em máquina também é exibida, quando uma empresa desenvolve uma máquina que possibilitaria o funcionário almoçar enquanto trabalhava, para que a produção não parasse. A maquina era oferecida como sinal de avanço e modernidade, onde a empresa que o adquirisse ficaria a frente dos demais concorrentes. Chaplin foi escolhido pelo diretor para testar a maquina inovadora, que mais parecia uma maquina de tortura, não houve questionamento se este o queria fazer, apenas foi lhe ordenado, e sem muita opção de escolha obedeceu, já que se opor as ordens da chefia poderia prejudica-lo profissionalmente. Ele era tratado como objeto/coisa, tendo seus direitos de personalidade violados na cena em que é agredido pela maquina, quando esta perde o controle. O diretor apenas observa o teste, não se importando com a agressão sofrida pelo funcionário, sua atenção esta voltada apenas ao desempenho da maquina, e a desaprova por ela não funcionar como prometido.

Nos dias atuais, a alta tecnologia vem sempre inovando as relações de trabalho, cada vez mais a classe trabalhadora vem perdendo seus postos de trabalho para computadores, o que nos obriga a estarmos cada vez mais atualizados, e preparados para mudanças, é o caso dos bancos digitais. Ainda seguimos cumprindo as solicitações aleatórias de superiores, para mantermos um clima tranquilo em ambiente de trabalho, prevenindo prejuízos profissionais. Ademais, muitas empresas ainda tratam seus funcionários apenas como mais um numero, o que acaba deixando o trabalhador desmotivado.

Também foi exposto que o funcionário não tinha privacidade nem em sua hora de descanso, como quando o diretor aparece em um telão no banheiro dos funcionários, ordenando que parasse de enrolar, e voltasse ao trabalho. Nos dias de hoje, a quebra da privacidade pode ocorrer através das redes sociais, onde muitas empresas estão atentas ao que o funcionário, ou candidato expõe na rede, seja na contratação, em suas folgas, ou ate em momentos de afastamento por doença.

Em decorrência da crise nervosa, Chaplin teve que passar um tempo no hospital. Em sua alta acaba se envolvendo numa manifestação por acidente. A polícia acredita que ele fosse o lider do movimento comunista, e o leva a prisão. Chaplin cumpre pena, mesmo sendo inocente. Com pouca sorte (ou não), acaba consumindo cocaína na prisão, mais uma vez por acidente (cocaína estava no lugar do sal). Por causa da cocaína, Chaplin vira herói salvando os policiais de bandidos, mas continua preso. Pouco depois é liberto, mas ao conquistar sua liberdade, pede pra continuar preso por mais um tempo, pois se sente feliz e tranquilo, se alimenta, e não precisa trabalhar, ou seja, tem suas necessidades básicas atendidas para sua sobrevivência, sem nenhum esforço. O xerife, por sua vez, lhe da uma carta de recomendação para ajuda-lo a conseguir um novo emprego. Não demorou muito, conseguiu um emprego novo, mas como sempre atrapalhado, apronta mais uma, se da mal, e sai rapidamente.

Chaplin estava passando por tempos difíceis, com suas más experiências anteriores, percebeu que a vida na prisão era muito mais fácil, o que o fez decidir fazer o que fosse preciso para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com