TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  22/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Leia as definições abaixo sobre sistema de informação (SI) apresentados pelos autores e destaque a seguir as suas primeiras impressões da relação entre conceito e pratica, descrevendo os SI que você utiliza.

  • Um Sistema de Informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além disso, os sistemas de informação também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos” (LAUDON e LAUDON, 2014:13).
  • Um Sistema de Informação (SI) pode ser qualquer combinação organizada de pessoas, hardware, software, redes de comunicação, recursos de dados e políticas e procedimentos que armazenam, restauram, transformam e disseminam informações em uma organização” (O’BRIEN e MARAKAS, 2013:2).
  • “O sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, manipula, armazena e dissemina dados e informações e fornece mecanismo de realimentação (feedback) para atingir um objetivo” (STAIR e REYNOLDS, 2015:04).
  • “Tecnologia da informação (TI) refere-se a qualquer ferramenta baseada em computador que as pessoas utilizam para trabalhar com informações e para suprir as necessidades de informações e de processamento de informações de uma organização. Um sistema de informação (SI) coleta, processa, armazena, analisa e dissemina informações para um propósito específico” (RAINER Jr & CEGIELSKY, 2016:05) 
  • O conceito básico de sistema de informações estabelece que todo sistema é um conjunto de elementos interdependentes em interação, visando atingir um objetivo comum” (ROSINI e PALMISANO, 2003:3)
  • “Um sistema de informação (SI) coleta, processa, armazena, analisa e dissemina informações para fins ou objetivos específicos.” (EFRAIM e VOLONINO, 2013: 8)

Os SI podem ser:

  • Sistemas de informação informais (boca-a-boca)
  • Sistemas de informação formais (procedimentos escritos)
  • Sistemas de informação manuais (papel-e-lápis, fichários, agendas)
  • Sistemas de informação computadorizados

O sistema de informação está em nosso dia a dia. Ao acessar um aplicativo delivery, fazer login em sua rede social favorita, entrar no site do seu banco para pagar uma conta ou ler uma notícia, você está enviando e recebendo informações por meio de sistemas elaborados para esse fim. O sistema de informação é aplicável a todo mecanismo projetado com a finalidade de coletar, processar, armazenar e transmitir informações, de maneira a facilitar o acesso de usuários interessados, solucionando problemas e atendendo suas necessidades.

No caso da empresa no qual trabalho por ser um escritório de Planejamento Agricola o sistema de informação utilizado é o boca-a-boca, por ser em uma cidade pequena o maior marketing acaba sendo a credibilidade e confiança que a empresa passa para as pessoas, o melhor sistema para conquista de clientes e desenvolvimento da empresa é o “boca-a-boca”, no município e região no qual atuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com