TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – BACHARELADO

GILENO SILVA DE JESUS

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

[pic 3]

Jequié - BA

2012

GILENO SILVA DE JESUS

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Teorias da Administração I, Comunicação e Linguagens, Filosofia e Sociologia.

Profs. Samara Headley, Marcelo Silveira, Marcia Bastos e Wilson Sanches.

Jequié - BA

2012

Introdução

Este trabalho pretende fazer uma breve análise do que foi aprendido nas disciplinas de Filosofia, Teorias da Administração e Comunicação e Linguagem. Para tanto, foi realizado uma visita técnica à empresa Neimar Móveis, localizada na cidade de Itagi - BA e teve como objetivo principal conhecer, na prática, o cotidiano das empresas e fazer uma comparação deste com os estudos teóricos inerentes ao curso de Administração de Empresas. No decorrer do texto será feito uma abordagem acerca dos conceitos de missão, visão e objetivos de uma empresa, além de tratar sobre a estrutura organizacional e o plano de marketing das mesmas.

 A respeito da empresa onde a visita técnica foi realizada, pode-se dizer que é uma empresa comercial, cujo ramo de atividade é a venda de móveis e eletrodomésticos. Frente ao que foi falado durante a visita, pode-se afirmar que a empresa em questão possui os conceitos acima citados e estes serão descritos no decorrer deste trabalho, bem como será ressaltado a sua relevância no meio organizacional.

Descrição geral da empresa

A Neimar Móveis (nome fantasia da empresa) é uma empresa comercial que atua na venda de móveis e eletrodomésticos. De acordo com os ensinamentos de Koetz (2009), essa organização pode ser classificada como empresa de pequeno porte, pois é composta de 16 funcionários e possui uma receita bruta anual acima de R$1.200.000 (um milhão e duzentos mil reais). A Neimar Móveis atende a população da cidade onde está localizada e a venda de seus produtos se expande também para as regiões vizinhas. A referida empresa está há mais de dez anos no mercado e iniciou suas atividades como microempresa, pois possuía apenas um estabelecimento comercial e a quantidade de pessoas que lá trabalhavam era inferior a nove funcionários. Atualmente, possui três lojas onde os seus produtos são comercializados, haja vista que quantidade de clientes cresceu muito durante esses anos e para atender essa demanda ampliou assim o quadro de funcionários.

Missão da empresa

Conforme Rodrigues (2008), a missão descreve a finalidade da empresa, o motivo de sua existência, a razão pela qual se considera necessária ao mercado  e a maneira como quer ser vista por ele. Com base nesse enunciado, pode-se perceber a relevância que tem a missão para uma empresa, visto que é ela que norteia toda a organização. Sendo assim, antes de definir a missão da empresa é necessário analisar as necessidades dos consumidores, seus desejos e os produtos que serão oferecidos para satisfazer essas necessidades. Pensando nisso, a Neimar  Móveis definiu como missão: “Oferecer produtos de qualidade, buscando sempre a inovação e modernização na venda desses produtos com vistas à satisfação contínua dos  clientes”.

Em vista disso, nota-se que essa empresa é uma organização preocupada não apenas com a qualidade de seus produtos, mas sobretudo com a satisfação dos clientes ao adquirir esses produtos.

Visão e Objetivos da empresa

Ao contrário da missão, a visão deve ser voltada para dentro da própria organização. É ela quem define o que a  organização pretende daqui a alguns anos. Uma empresa sem visão é uma empresa sem direção. Tendo conhecimento disso, a Neimar Móveis estabeleceu como visão: “Liderar o mercado de móveis e eletrodomésticos na região, sendo reconhecida pela sua excelência e desempenho em manter o foco no cliente”.

Já os objetivos são para Herrera (2006), propósitos ou alvo desejado e perseguido pela entidade visando uma situação melhor. Para esse autor, os objetivos derivam da missão e da visão da organização, com caráter mais específicos, posto que orientam as ações com maior precisão. Com base nessa realidade, a empresa visitada traçou como objetivos:

- Investir em cursos de capacitação para os seus colaboradores, visando melhor atendimento aos clientes.

- Manter e aprimorar a qualidade  dos produtos que vendem.

- Ampliar a logística de distribuição para que as entregas sejam feitas com maior rapidez.

Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional de uma empresa consiste na divisão, organização e coordenação das atividades desenvolvidas por essa empresa. Para Koetz (2009), ainda que as funções sejam as mesmas em todas as organizações, a forma específica de dividir o trabalho varia de uma para outra. Em todas as empresas, por menor que seja, há divisão do trabalho. A respeito da empresa onde foi realizada a visita técnica, nota-se que ela possui uma estrutura organizacional bem definida, conforme o organograma abaixo. Organograma é o desenho da estrutura organizacional.

Modelo de organograma apresentado pela Neimar Móveis:

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

Plano de Marketing

O plano de marketing é um documento essencial na organização, haja vista que é ele quem detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Khauaja (2010) diz que para elaborar um plano de marketing é indispensável a análise do ambiente de marketing, ou seja, os fatores externos e internos que podem influenciar no desempenho da empresa ou do produto em questão. Ela destaca ainda a análise da concorrência como outro fator primordial a ser considerado na hora de criar um plano de marketing. Quanto a empresa Neimar Móveis, observou-se resistência em falar sobre o seu plano de marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com