TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE NATUREZA JURÍDICA DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

Por:   •  7/9/2021  •  Artigo  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

-[pic 1]

Lei de Criação n° 11.646, de 10 de julho de 2001

Parecer CEED de Autorização n° 1.150/2002

PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROENS

DEPARTAMENTO DE INGRESSO, CONTROLE E REGISTRO ACADÊMICO - DECOR

Unidade: Cachoeira do Sul

Curso: Administração (Bacharelado)

Componente Curricular: Desenvolvimento Rural II

Professor: Nilson Binda 

Ano Letivo/Semestre: 2021/2

Aluno(a):

DÉBORA DOS SANTOS SILVA

Data de Entrega: até 05/09/2021 (domingo)

Tarefa, Tópico 5: diversidade e heterogeneidade da AF

TEXTO:

SCHNEIDER, S. ; CASSOL. A. Diversidade e Heterogeneidade da AF no Brasil. In: DELGADO, G. ; BERGAMASCO, S. Agricultura Familiar Brasileira, MDA, 2017. (pág. 84 a 105).

O Brasil registrou significativos avanços na compreensão da Agricultura Familiar (AF), especialmente em relação a sua diversidade econômica e heterogeneidade social. Trata-se do perfil e dos tipos de agricultores familiares baseados no valor da produção e da sua renda; agrícola e não-agrícola. O texto em estudo aponta a necessidade de políticas públicas específicas para os distintos tipos de estabelecimentos familiares; que permitam o uso mais eficiente da terra e dos demais meios de produção a fim de alcançar sua reprodução social e assegurar receitas adequadas. Mas, afinal, como pode ser definida a AF? É possível pensar o desenvolvimento rural a partir da diversidade econômica e da heterogeneidade social da AF? Leia o texto, assiste à videoaula e responda as questões que seguem.

VIDEOAULA (link): https://youtu.be/LX0pZJwptbc

QUESTÕES:

1- Como pode ser definida a Agricultura Familiar (AF), tendo por base a leitura do texto e a Lei 11.326/2006, Lei da Agricultura Familiar.

R.:

A agricultura familiar possui uma grande diversidade econômica e heterogeneidade social, esse grupo é formado por pequenos proprietários de terra que trabalham mediante o uso da força de trabalho dos membros de suas famílias,produzindo tanto para seu autoconsumo como para a comercialização, e vivendo em pequenas comunidades ou povoados rurais.

2- Antes da década de 1990 não havia, praticamente, referências à agricultura familiar. O surgimento e o reconhecimento da Agricultura Familiar no Brasil são muito recente, e deve-se a três fatores. Cite quais são esses fatores, conforme o texto.

R.: 

O primeiro tem a ver com a retomada do papel do movimento sindical após o fim da ditadura militar (Favareto, 2006; Medeiros, 1997, 2010; Picolotto, 2014); o segundo está relacionado ao papel dos mediadores e intelectuais, especialmente cientistas sociais que debateram o tema no início da década de 1990 (Abramovay, 2001, Wanderley, 2009); e o terceiro fator está relacionado ao papel do Estado e das políticas públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (240.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com