TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE SUPERVISIONADA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.880 Palavras (36 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 36

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

   

                                                                         

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Ana Caroline de Oliveira Barroso                       RA: 4200075680

Eloisa Siqueira Lima                                     RA: 3731650718

Gleissy Kelly de Sousa Teixeira                    RA: 4200052924

Rodrigo Eduardo de Souza                                   RA: 3704600965

ESTRUTURA E ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Jacareí – SP

2014


FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

   

                                                                         

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ESTRUTURA E ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Relatório de Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) apresentado à Faculdade Anhanguera de Jacareí, como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras.  

Orientador: Prof. Christian Lemos

Jacareí – SP

2014


RESUMO

        Foi solicitada a realização de um trabalho sobre Estrutura e Analises das Demonstrações Financeiras, onde no decorrer de suas colocações podemos atingir o objetivo principal, compreendendo melhor a estrutura de um balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício, passando pela analise vertical e horizontal, podendo assim conhecer melhor a estrutura padrão das demonstrações financeiras e o significado dos itens patrimonial e do resultado individualmente. Na técnica de analise por índice foi utilizado balanço consolidado de dois exercícios da Natura, calculando e analisando assim a sua estrutura, liquidez, rentabilidade e dependência bancária. Podemos também neste proposto relatar a situação econômico-financeiro da empresa. Na área de analise ainda podemos utilizar o método Dupont e termômetro de insolvência, entendo assim a sistemática da elaboração de projetos de viabilidade econômica para organizações, aprendendo a prever possíveis falências de empresas. Outro item de grande importância para o aprendizado de um administrador também visto aqui, foram o ciclo operacional, ciclo de caixa, estrutura e analise de fluxo de caixa, itens de grande importância em qualquer tipo de empresa. Assim como aprender a utilizar as demonstrações de necessidade de capital de giro, rotação de estoques, recebimento de vendas, pagamento das compras, e o ciclos operacional e financeiro.

Palavras-chave: Análise vertical, horizontal e de índices. Fluxo de caixa. Método Dupont e termômetro de insolvência.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

1.1 – Objetivos        1

1.1.1 - Objetivos Gerais        1

1.1.2 - Objetivos Específicos        2

1.2-  Justificativa        2

2.        DESENVOLVIMENTO        3

2.1 -  Estrutura das Demonstrações Financeiras        3

2.2 -  Técnicas de Análise por Índices        18

2.3 -  Método Dupont e Termômetro de Insolvência        25

2.4 -  Ciclo Operacinal e Ciclo de Caixa        28

3.        METODOLOGIA        

3.1 Metodologia do Trabalho        

3.2 Cronograma de Elaboração e orientações das Atividades Práticas Supervisionadas        

4.        CONCLUSÃO E CONTRIBUIÇÕES        

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        


  1. INTRODUÇÃO

As informações financeiras de uma empresa são de grande interesse e importância para seus gestores e possuem diversa escala de aplicações em uma organização, como sinônimo de capacidade de solvência da empresa e situação econômico-financeira. O equilibro de sua liquides e rentabilidade mostra que essa empresa está em uma boa situação. Para a realização de uma análise empresarial se tem diversos meios Podemos nos empregar de algumas ferramentas de análise que podem ser os índices financeiros, mas esses modelos avaliam a situação financeira e a rentabilidade de forma independente. Deve se ter uma boa qualidade nas informações contábeis para se tiver real valor, caso contrário, podem-se obter prejuízos com informações incorretas, é algo de grande responsabilidade a realizações de tais análises que muitas vezes é gerada através de profissionais contratados especialmente para tal ou até mesmo empresa especializada no assunto. Se seguirmos essa linha de raciocínio podemos observamos que para esclarecer a interpretação dos dados contábeis e a gestão dos recursos utilizamos a análise dos aspectos financeiros da sociedade por meio de indicadores financeiros que nos são fornecidos. A contabilidade, como fonte de informações e como agregadora de valor, pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. As informações contidas nos Balanços Patrimoniais, nas Demonstrações de Resultado do Exercício, nas Demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados, nas Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa e suas Notas Explicativas são elaboradas para determinar as diretrizes que serão seguidas para aperfeiçoar os resultados das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.7 Kb)   pdf (559.8 Kb)   docx (179.4 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com