TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  30/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  1.158 Visualizações

Página 1 de 5

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: Teoria da administração II

TUTOR: Danilo Pereira Costa

DISCENTE: Cristiano Reichert Cerqueira

MODULO 01

1. Qual a origem da Administração? Quando foi que tomou força, vindo a ser reconhecida como uma ciência?

A administração originou-se na Suméria em meados de 5000 A.C, onde os habitantes procuravam uma maneira de resolver melhor os seus problemas. No século XVII Taylor apresentou a administração como ciência, ganhando força no século XVIII, por decorrência da revolução industrial, quando foi adotada a teoria da divisão do trabalho preconizada por Adam Smith em 1776. Finalmente Consolidou-se como ciência no século XX através de estudos e pesquisas de Taylor, Ford, Fayol e Webe.

2.  Explique no que consistiu o Estudo dos Tempos e Movimentos e explane as etapas pelas quais era realizada esta técnica. Por fim, responda o que significa a expressão “the best way”?

O estudo consistiu em calcular o tempo necessário para concluir uma tarefa, e determinar a capacidade produtiva da empresa, elaborar programas de produção e determinar o valor da mão de obra. A técnica constituía de duas etapas, a analítica, que analisava o tempo e o local de trabalho, a procurava uma forma de agilizar e melhorar o desempenho do trabalhador através de ajuste nas maquinas, manuseio e movimentação de materiais e racionalização de movimentos. E a construtiva, entende-se que o conhecimento passa a fazer parte da execução das tarefas, e a mesma técnica pode ser aplicada em empresas distintas, para terem melhor resultado de trabalho.

A expressão the best way expressa que existe uma única e melhor maneira de executar uma tarefa, para obter um melhor resultado.

3.  A linha de montagem de Henry Ford foi a primeira experiência de sucesso ao implantar os métodos de Frederick Taylor e causou uma verdadeira revolução na indústria automobilística. Veja o vídeo disponível no link:https://www.youtube.com/watch?v=8caU8gvD6Dc e explique como aconteceu essa mudança de padrão produtivo. Qual foi o impacto sobre a produção de automóveis da época? Você acredita que esse conjunto de princípios, métodos e técnicas ainda podem ser utilizados nas organizações contemporâneas? Defenda seu ponto de vista.

A linha de montagem de Ford além de provar que a teoria de Taylor estava certa, possibilitou um grande avanço na indústria automobilística, proporcionando mais rapidez na fabricação dos veículos, cortando custos de produção, aumentando os lucros. Graças a essa técnica o automóvel se popularizou.

Essa técnica deu tão certo que é utilizada até hoje, porém com algumas mudanças, agora utilizasse mais mão de obra robotizada, e muitas das peças são fornecidas por terceiros, agilizando ainda mais o processo de fabricação, graças a essa técnica, hoje temos produtos mais baratos e padronizados em nosso mercado.

4.  Construa um quadro apontando as principais características da Gestão Administrativa.

Fundador

Jules Henri Fayol

Ênfase

Estrutura

Princípios da

Administração

 Divisão do trabalho e das responsabilidades.

• Delegar autoridade juntamente com responsabilidade.

• Disciplina.

• Unidade de comando:

• Unidade de direção:

• Interesse geral deve predominar sobre o particular.

• Remuneração

• Centralização

• Hierarquia

• Ordem

• Equidade

• Estabilidade e manutenção do pessoal

• Iniciativa

• Espírito de equipe

Funções da

Administração

Comandar, planejar, organizar, coordenar , controlar

Pontos fracos

(críticas)

Os princípios da hierarquia e da amplitude de controle,

quando aplicados, acabam diminuindo o nível de eficiência

no processo de tomada de decisão.

Contribuições à

Ciência da

Administração

Primeiro só se pensava no nível operacional, com a aplicação da teoria de Fayol, passaram a organizar o local de trabalho, para melhorar a qualidade do produto final.

        

5.  A partir do vídeo

Trata-se de uma sátira da teoria dos tempos e movimentos, faça um paralelo (comparativo) entre os preceitos da teoria clássica e os das relações humanas.

Na teoria clássica demostra a visão do homo economicus que só pensava em métodos de produção para aumentar a produtividade do funcionário, sem levar em consideração suas necessidades, e que as tarefas rotineiras poderiam leva-lo ao tedio.

Com a teoria das relações humanas que tinha uma visão do funcionário como homem social que tinha emoções e necessidades, e que cada funcionário tinha motivações diferentes para o trabalho, foi identificado também que os funcionários eram fieis a grupos informais dentro das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com