TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES DA AULA

Por:   •  3/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Teorias da Administração Pública

Curso: Administração Pública

Aluno: Leandro Barros de Abreu

Matricula: 13113110199

Data: 01/09/2020

  1. (3,5 pontos). Ao partir da contextualização da crise de emergência em saúde pública provocada pela Covid-19 em nosso país, qual a contribuição do texto dos professores Fernando Abrúcio e Marco Antonio Carvalho Teixeira no que diz respeito ao papel da Burocracia na gestão pública?

R: Acerca do tema proposto fica claro no texto que o ponto decisivo no controle da situação de emergência causada pelo COVID-19 está pautado em pilares da gestão burocrática principalmente na construção de uma agenda (analogamente a gestão burocrática que dizer normatizar e criar uma rotina para o enfrentamento, assim teremos uma previsibilidade de funcionamento nestes setores). Outro ponto de destaque está na divisão funcional do trabalho por especialidade, onde um profissional realiza as testagem, outro faz o levantamento estatístico e assim por diante sempre com uma seleção pautada na meritocracia e na especialidade e com formação compatível a cada área e desta forma o papel burocrático contribui no enfrentamento desta pandemia .

       

  1. (4,0 pontos). Discorra sobre as características da burocracia racional-legal e estabeleça a comparação com a administração pública patrimonial.

R: Em comparação a estes dois modelos proposto pela questão irei realizar um relação de acordo com a característica de cada modelo.

Burocrática racional-legal

Patrimonialista

Impessoalidade

Pessoalidade

Meritocracia

Nepotismo

Separação da coisa pública e privada

Não separação da coisa pública e privada

Dominação racional Legal

Dominação tradicional

  1. (2,5 pontos). Explique a contribuição da ética no serviço público e suas implicações para o funcionamento do aparato burocrático do Estado.

R: A ética no serviço público será o conjunto de ações, atitudes norteadoras para o bom funcionamento do aparato público, em suma a ética será a conduta que deve ser seguida por todos integrantes do setor público, e no caso especifico do Estado Burocrático a ética a ser seguida será a aplicabilidade de seus princípios ao funcionamento do setor público. A ética será a garantidora do não desvio de conduta dos servidores e que seja respeitado o principio do estado burocrático.  


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (145.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com