TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: Gestão de Projetos

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.203 Palavras (17 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Gestão de Projetos

        

Ana Célia de Barros Perluiz           RA: 1107293463

Daugilem S. P. Moraes                  RA: 2505063917

GileneBaroniFuroni                        RA: 1136335388

Karine Pereira Moreira                   RA: 1108343677

Renata Lopes Barbosa                  RA: 3226039303

Sandra Vieira Alves                       RA: 3285578042

Silvia Pacheco D. Monteiro            RA: 1136328002

Taiza Cristina Campos                   RA: 3226021855

Atividade apresentada à Faculdade Comunitária de Campinas – Unidade I, como exigência da disciplina de Gestão de Projetos.

                                                        

Campinas

2014

AVALIAÇÃO

__________________________

Prof José Renaldo

                                                   Nota

[pic 2]

Sumário

Gestão de Projetos

Introdução4

  1. Etapa 1 - A Natureza de um Projeto5

1.1. Transformação do consumo e resíduos das instituições da rede anhanguera em sustentáveis6

2. Etapa 2 - Avaliação de Viabilidade9

3. Etapa 313

4. Etapa 416

Conclusão20

Referências Bibliográficas21


Introdução

Este trabalho visa a elaboração de projeto, utilizando técnicas de ensino interessantes e adequadas com a preocupação em fixar os aspectos mais significativos dessa ciência. Com objetivos claramente definidos para desenvolver as competências de aprendizado do curso de Administração na Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade I, da disciplina de Gestão de Projetos.

O cenário proposto traz o desenvolvimento de um projeto dentro da Instituição de ensino favorecendo a Instituição e o meio ambiente, traçando um perfil voltado à sustentabilidade.

Diante este trabalho, poderemos adquirir competências e habilidades de planejamento e gestão de projeto, responsabilidade social, estabelecendo metas a serem cumpridas e tendo como base a efetivação de um projeto viável dentro de uma grande Instituição.

 Também estão descritas todas as fases para execução e divulgação deste evento, desde custos, materiais utilizados, mão de obra, distribuição de tarefas, a partir destas informações de toda sua organização teremos a dimensão e proporção deste projeto, sempre focando a sustentabilidade.

Para gerenciar um projeto são utilizadas algumas ferramentas, técnicas que visam garantir o sucesso de cada fase do projeto, que envolve desde etapas de planejamento, execução e atividades de controle, também não podem esquecer que todo projeto tem seus riscos.                       

  Por fim, realizaremos uma avaliação destacando os pontos negativos e positivos do evento e dos elementos que compõem o processo.


Etapa 1.

A Natureza de um Projeto

 Sinteticamente falando, o Projeto é composto de três fatores: Tempo, custo e qualidade.

A definição de um projeto é um empreendimento temporário de uma atividade com inicio, meio e fim. Tem por objetivo fornecer um produto singular e dentro das restrições orçamentárias, para realizar as necessidades dos stakeholders. Seja qual for o seu projeto construção de um trem, desenvolvimento de um novo programa, construção de uma ponte, etc.

                                      [pic 3]

        Stakeholders cuida das partes interessadas do projeto, que podem ser pessoas, grupos ou mesmo empresas cujo interesses podem ser afetados de forma positiva ou negativa com a execução e conclusão do projeto.

Com isso a equipe de gerenciamento deve identificar os stakeholders, determinar suas necessidades e gerenciar . O resultado final seria um projeto bem sucedido.

Principais Stakeholders:

  • Gerente do Projeto Responsável pelo gerenciamento
  • Cliente pessoa ou organização que solicitou ou contratou o projeto
  • Membros da equipe, Pessoas que formam a equipe que desenvolverá o projeto.
  • Organização executora, Empresa em que o projeto está sendo execultado.
  • Patrocinador ou Sponsor Pessoa ou grupo de dentro ou fora da empresa que fornece os recursos financeiros e institucionais para a execução do projeto
  • Usuário Pessoa ou organização que irá utilizar o produto ou serviço

Xavier (2005, p.5) de acordo com norma ISO 10.006 (diretrizes de qualidade de gerenciamento de projetos).

O projeto é um processo único, que consiste um grupo de atividades coordenadas e controladas, com data do inicio e termino a fim de alcançar os objetivos conforme requisitos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos. Por isso um projeto surge em resposta a um problema ou de uma necessidade concreta.

[pic 4]

Elaborar um projeto é contribuir para a solução de um problema transformado em idéias com ações planejadas e executadas.

Projeto

Transformação do consumo e resíduos das instituições da rede anhanguera em sustentáveis.

Qual a descrição do projeto proposto no desafio?

A sustentabilidade tem como princípio o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras.  A proposta do projeto é tornar o consumo e os resíduos das unidades Anhanguera Educacional sustentáveis.  Através da conscientização dos alunos e profissionais do consumo consciente, adquirindo apenas de empresas comprometidas com a sustentabilidade, ou seja, comprar os materiais de escritório, limpeza, móveis, eletrônicos entre outros, apenas de empresas que tenham responsabilidade socioambiental comprovada.  E para os resíduos recicláveis faremos uma parceria com uma cooperativa que recolhera estes materiais e os reciclará, porém os papéis reciclados serão devolvidos para as instituições e esses papéis serão destinados a ONG’s e reutilizados nas unidades anhanguera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (318.7 Kb)   docx (475.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com