TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS MATEMÁTICA APLICADA

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

MATEMÁTICA APLICADA

Valinhos[pic 2][pic 3]

2013

[pic 4]

FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

[pic 5]

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ANDERSON

Relatório apresentado à Faculdade Anhanguera de Valinhos - como exigência das Etapas 1 e 2 da ATPS da disciplina de Matemática Aplicada.

Orientador: Prof. Anderson.

                                                        

[pic 6]

SUMÁRIO[pic 7]

INTRODUÇÃO        1e 2

1.        ETAPA 1         5

1.1.        Função do 1º grau        5

1.2.        A matemática e a graduação em ciências contábeis        6

1.3.        Contabilidade e Matemática        7

1.4        Custo da Empresa        8

2.        CONCLUSÃO        12

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

7

[pic 8]

INTRODUÇÃO

A matemática está no nosso cotidiano, usamos para tudo. Na área administrativa são mais complexa e necessária, nos permitindo novas técnicas de planejamento e controle no emprego de recursos materiais, financeiros e humanos. Podem ser aplicadas em diferentes circunstâncias: nas engenharias, no cálculo estatístico de produtos, etc. Iremos demonstrar nesse trabalho a necessidade em aplicar a matemática como ferramenta para obter bons resultados.

  1. ETAPA 1
  1. Função do Primeiro Grau.

 As funções de 1º grau representam um tipo mais simples de função de grande utilização por parte de gestores, podemos utilizar a função do 1º grau para calcular os custos de produção de determinado produto.

 

 O estudo matemático das funções teve origem no estudo dos problemas físicos relacionados com a observação do movimento e passou a constituir os ramos da matemática chamados análise ou análise infinitesimal.

 As funções matemáticas são instrumentos que auxiliam na resolução de problemas relacionados à administração. Existem dois tipo de funções: crescentes e decrescentes.

 Função crescente: é aquela na qual temos uma relação diretamente proporcional entre as variáveis dependentes e independentes.

 Ex: quando o X aumenta o Y também aumenta.

 Função decrescente: é aquela na qual temos uma relação inversamente proporcional entre as variáveis dependentes e independentes.

 Ex: quando o X aumenta o Y diminui.

Uma função do 1º grau pode ser chamada de função afim. Pra que uma função seja considerada afim ela terá que ter certas características, como: Toda função do 1º grau deve ser dos reais para os reais, definida pela fórmula f(x)=ax + b, sendo que a deve pertencer ao conjunto dos reais menos o zero e que b deve pertencer ao conjunto dos reais.

Características do estudo de função são:

  • Função do 1º grau
  • Função do 2º grau
  • Função modular
  • Função exponencial
  • Função logarítmica

  1. A matemática e a graduação em ciências contábeis.

A base matemática aplicada na graduação de ciências contábeis representa um suporte para o entendimento de estatística, contabilidade de custos, contabilidade gerencial, economia, contabilidade geral entre outros.

A contabilidade é considerada um fator determinante para o crescimento das nações.

A contabilidade tem a visão geral e especifica do comportamento dos dados, com base nesses conhecimentos á Teoria Matemática possibilita à gerencia contábil a fazer cenários que propiciem uma maior previsibilidade. É importante ressaltar que a contabilidade necessita tanto da matemática pura, quanto da matemática aplicada.

A contabilidade como processadora dos dados referentes ao patrimônio das empresas, tem a visão geral e especifica do comportamento dos dados, influencias internas e externas que poderão influenciar nas perdas ou ganhos da entidade.

Vimos através de gráficos e tabelas o quanto a matemática é necessária no curso de ciências contábeis, o quanto ela é importante e fundamental, mas infelizmente na pratica não é assim. Os alunos reconhecem a importância da matemática, porém não visualizam a importância do cálculo analítico como ferramenta essencial na matemática.

  1. Contabilidade e Matemática: uma abordagem interdisciplinar.

A Contabilidade e a Matemática são ciências que utilizam dados quantitativos expressos por números e se diferem quanto à classificação formais e factuais.

Ciências formais: são integradas somente pela Matemática e a lógica. As outras ciências  são consideradas factuais, podendo ser naturais ou sociais.

A Matemática mais antiga é considerada aquela que se desenvolveu a partir das necessidades intrínsecas do ser humano. Diante disso podemos contemplar o surgimento do conceito de numero no homem primitivo.

A Contabilidade surgiu da necessidade do ser humano de controlar o seu patrimônio. Os primeiros sinais de Contabilidade puderam ser vistos no inicio da civilização, onde os pastores sentiram a necessidade de controlar suas riquezas, mesmo sem conhecer os números. Com o desenvolvimento das sociedades, procedimentos da contabilidade foram avaliados, teorias e praticas surgiram por processos de dedução e indução, até chegar no estagio atual, objetivando informações úteis e verdadeiras que possibilitam a tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (182 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com