TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS PROCESSO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – PÓLO TENIR

ADMINISTRAÇÃO

ALUNOS:         NAYANE CAROLINA ESPINOZA COLIM                 RA: 379468

                      STEFFERSON DE OLIVEIRA MORENO                        RA: 9749449720

                SAMARHA SANTANA MONTENEGRO PESSOA        RA: 356835

                HELLEN JOSY SILVA ALBUQUERQUE                        RA; 351365                              ALICE FERNANDA SOUZA PICARDO ORTEGA        RA: 351337

        

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROCESSO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

CORUMBÁ MS

2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – PÓLO TENIR

CURSO: ADMINISTRAÇÃO         -                 SEMESTRE: 6º

TUTOR PRESENCIAL: RENATA LOUREIRO

PROF. EAD: MARCELO CARVALHO

ALUNOS:         NAYANE CAROLINA ESPINOZA COLIM                 RA: 379468

                      STEFFERSON DE OLIVEIRA MORENO                        RA: 9749449720

                SAMARHA SANTANA MONTENEGRO PESSOA        RA: 356835

                HELLEN JOSY SILVA ALBUQUERQUE                        RA; 351365                              ALICE FERNANDA SOUZA PICARDO ORTEGA        RA: 351337

                                        

                      

                   

CORUMBÁ – MS

2014

Sumário

1 – Introdução

2 - Etapa 01  Planejamento e o controle

3 - Etapa 02   A programação da produção aborda o planejamento de curto prazo.

4 - Etapa 03  Do ponto de vista acadêmico

5 – Conclusão

6 – Referências Bibliográficas

Introdução

O objetivo deste trabalho acadêmico é mostrar que o PLANEJAMNETO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO é um importante instrumento que os administradores devem utilizar visando aperfeiçoar os resultados e criar novas situações para a empresa.
O planejamento diz respeito às tarefas mais abrangentes, principalmente no que se refere às capacidades de produção e a programação está intimamente ligada ao detalhamento deste planejamento. Se deslocarmos esse conceito para a parte de cálculo das necessidades de materiais, fica mais difícil dizer que se está programando uma compra, em vez de se estar planejando uma compra, ainda que seja no curto prazo. É o setor responsável pelo bom andamento de todo o organismo industrial, do seu funcionamento adequado e consequentemente os resultados obtidos pelo mesmo, pois, uma indústria desorganizada, não possuindo objetivos determinados e não cumprindo os prazos previstos e produção, terá afetada a sua meta principal: O LUCRO. Nos alvos determinados por esse departamento, convergem todos os esforços de uma unidade industrial, por essa razão, esses alvos devem ser perfeitamente delineados, programados e controlados, evitando desperdícios de mão de obra e materiais, como também, a má utilização das instalações. De tudo isso, pode-se concluir que é necessário prover essa área de todas as suas necessidades, tanto técnicas como materiais capacitando-a a desempenhar sua missão a contento.·.

Etapa 01

O planejamento e o controle 

São muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planejamentos e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos. O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas. Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado. Esse lidar com as variáveis significa que o controle permite fazer alterações no plano, intervindo para adequá-lo aos objetivos a serem alcançados. Os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção são muitos: altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas e erros e, consequentemente, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados; decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente.
Utiliza-se o planejamento e o controle em todo o processo de produção, desde antes dele e após estar concluído. Isso porque toda a etapa do processo produtivo demanda planejamento e controle. Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão:
Planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade.

“Planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder à demanda”. (SLACKet al., 1997, p. 347).
Capacidade aqui pode ser entendida como sendo o que a empresa pode produzir em determinado período de tempo, sob condições normais de operação. O planejamento e controle implicam em medir a demanda e a capacidade da empresa, identificar possibilidades de aumentar a capacidade e adequá-la à demanda e escolher as políticas mais adequadas para que isso aconteça.

Etapa 02 

A programação da produção aborda o planejamento de curto prazo.

 Em princípio, suas funções consistem em decidir: quais atividades produtivas (ordens de trabalho) devem ser realizadas; quando (momento de início ou prioridade); e com quais recursos (matérias primas, máquinas, operadores, ferramentas, etc.), para atender à demanda — informada, ou identificada nas decisões do plano-mestre de produção, ou diretamente pela carteira de pedidos dos clientes. Este conjunto de decisões possui grande importância e complexidade, principalmente devido ao volume de variáveis envolvidas. Também é grande sua influência nos diferentes objetivos de desempenho do Sistema de PPCP.

A recente tendência do uso de sistemas de programação da produção com capacidade finita faz uma breve descrição dos sistemas comercialmente disponíveis no Brasil e alinhava critérios para seleção destes sistemas pelas empresas. A busca da competitividade por parte das empresas ,notadamente quando se objetiva reduzir os custos - associados aos estoques e ao nível de utilização e variação da capacidade produtiva – e melhorar o nível de serviço percebido pelo cliente - em termos de uma maior velocidade de entrega, uma melhor pontualidade nos prazos acordados e um aumento de flexibilidade em relação às variações da demanda e dos recursos produtivos - coloca o sistema de planejamento, programação e controle da produção (PPCP) como uma área de decisão prioritária para os executivos nos anos 90.
A decisão sobre a adoção de um sistema de PPCP deve considerar a multiplicidade de soluções hoje possíveis, assim como a adequação destas ao ambiente particular de cada empresa. Na realidade, entretanto, as decisões envolvendo a escolha e implantações de sistemas de PPCP têm ocorrido nas empresas, em muitos casos, segundo uma lógica que pode ser caracterizada como induzidas por promessas de panaceias, em detrimento da escolha de um sistema que melhor suporte a estratégia competitiva da empresa. Podem-se verificar casos em que foram investidos alguns milhões de dólares no processo de desenvolvimento (que pode envolver a escolha de alternativas de pacotes de software) e implantação de sistemas de PPCP, sendo que os resultados esperados jamais tenham sido alcançados6. Este fato decorre, dentre outros possíveis fatores, da falta de uma metodologia adequada que suporte o projeto, escolha e implantação de um sistema de PPCP que seja adequado às necessidades estratégicas da empresa, e que considere sistemicamente suas competências e restrições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (113.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com