TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA PROCESSO ADMINISTRATIVO

Por:   •  23/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

                      FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE

TURMA 209 ADMINISTAÇÃO

PROF: LUCIANO FERNANDES NOVAES

GEORDANA LINCOLN – RA 9911150077

JOILSON BATISTA – RA 9893553610

LEONARDO DE SOUZA SILVA– RA 1565255083

MARINA FERREIRA – RA 8869411389

RENATA REZENDE – RA 8869411367

ROSANA RODRIGUES – RA 9893560067

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROCESSO ADMINISTRATIVO

BELO HORIZONTE JUNHO/2015

INTRODUÇÃO

 

 Esse trabalho tem como por objetivo abordar os conceitos de planejamento empresarial e seus níveis: planejamento tático, planejamento estratégico e planejamento operacional. Será apresentando a importância do planejamento para o sucesso das organizações, em conceitos teóricos e práticos, ao ser elaborado um projeto de extensão de uma cafeteria.

 

           

 Etapa 3: Passo 2

  1. Gestão participativa

Para que o proprietário da cafeteria pode exercer liderança e manter-se a frente da emprese é necessário ele adotar um sistema de liderança participativo, onde o sistema administrativo é democrático por excelência. Com base nisso citaremos alguns tópicos fundamentais para uma liderança participativa de qualidade.

  • Processo decisório: As decisões devem ser delegadas aos níveis operacionais. Porém o nível institucional define as políticas e diretrizes, controlando assim os resultados, e as decisões aos cargos dos diversos níveis hierárquicos.
  • Sistemas de comunicações: informações fluentes em todos os sentidos da empresa.
  • Relacionamento interpessoal: antes o proprietário não sabia o que  saia da cozinha e o que ocorria fora de seu escritório. Com o relacionamento interpessoal o trabalho é realizado em equipe e o proprietário obterá bons resultados  dos funcionários através do relacionamento, além disso fazendo com que os mesmo se sé sintam responsável pelas tarefas a eles delegadas.
  • Recompensas e punições: recompensar os funcionários é fundamental para uma gestão de qualidade, elogiando os sempre pelos acertos e atitudes motivadoras, deixando assim as punições  serem decididas e definidas pelos grupos envolvidos.

  1. Estratégias motivacionais

Para motivar os funcionários da cafeteria serão oferecidos cursos e treinamentos com regularidade, investir na formação do funcionário, o que é bom não somente para ele, mas também para a cafeteria. Em certos momentos, estimular a autogestão, pois desenvolver o sentimento de propriedade para atuar de forma independente na solução de problemas traz a sensação positiva de capacidade e confiança.

  • Reconhecer o bom trabalho.
  • Recompensar pelo trabalho de qualidade.
  • Festejar o alcance de metas.
  • Incentivar atitudes inovadoras.
  • Faze o funcionário sentir-se importante.
  • Participação nos resultados da empresa.
  1. Estratégias de comunicação

O diferencial é muito importante para a cafeteria e inovar é essencial para manter um destaque no mercado, através um dos meios dos meios de comunicação isso se torna mais fácil para a cafeteria.

  • Atendimento ágil e promoções relâmpagos.
  • Ambiente limpo e organizado.
  • Cardápios variados e inovadores.
  • Divulgação com outdoors com o nome da empresa e serviços prestados.
  • Criação de sites e páginas na internet para visualização dos produtos, sugestões e reservas.
  • Mural com pesquisa de resultados.
  • Pesquisa e satisfação dos clientes.
  • Divulgação no rádio.
  • Ótima recepção ao chegar à cafeteria.
  • Lavatórios e informativos sobre higienização antes de consumir os alimentos.

Etapa 3:Passo 3

 Em equipe, a habilidade para enfrentar desafios da cafeteria, bem como adaptar as novas mudanças, como a observância a cinco disciplinas de aprendizagem que as organizações precisam observar, dentre elas: o planejamento social e ambiental, manter a cafeteria sempre limpa higienizada, também cuidar do domínio pessoal, a visão compartilhada (DPM- direção por missões), a aprendizagem em equipe (engajamento de pessoas) e o pensamento sistêmico.

 

 Técnicas de benchmarking:

 O Interno benchmarking mais utilizado. Consiste em comparar as operações da empresa com as de um departamento interno da própria empresa ou de outras empresas do mesmo grupo. O objetivo é identificar internamente o modelo a seguir. Analogia - Para produzir resultados eficazes, torna-se necessário manter uma analogia com os métodos da nossa empresa. Ou seja, às equipas de benchmarking é exigido que saibam adaptar os processos da organização estudada (que utiliza processos distintos) à respectiva organização que faz o benchmarking.

Recolha de dados - Consiste em analisar os seguintes tipos de informação:

Informação do domínio público, publicada na imprensa genérica ou em revistas especializadas

Informação resultante do contacto decreto com as empresas através de questionários, de entrevistas ou de visitas

Aplicar a prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, a cafeteria quando for  aplicada, permite a redução de custos diretos e indiretos,a redução de custos diretos se dá através da diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia.

Já, a redução de custos indiretos pode ser representada por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa.

Etapa 4: Passo 1

CONTROLE ESTRATÉGICO

O controle estratégico tem por finalidade assegurar que os resultados do planejamento da organização e da direção sejam obtidos de acordo com os objetivos estabelecidos.
Para que aja o controle sobre as atividades da Cafeteria, e assim termos a garantia que os objetivos estabelecidos sejam alcançados, os clientes fiquem satisfeitos, que o padrão de qualidade dos produtos e serviços oferecidos mantenha um nível elevado e tenhamos como conseqüência o crescimento do estabelecimento e da clientela. Definimos assim alguns métodos a serem adotados pela Cafeteria:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (208.5 Kb)   docx (85.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com