TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE MARKETING ETAPA 2

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 2

1. O QUE É PLANO DE MARKETING?

Plano de marketing é um documento que se aplica as ações para atingir os objetivos do marketing tais como o planejamento da marca, produtos ou serviços.

1.2 COMO INICIAR O PLANO DE MARKETING

Para iniciar o Plano de Marketing, primeiro deve-se fazer um planejamento da análise de mercado: levantamento de dados da sua empresa, produtos e concorrência. Em seguida já se obtém as informações sobre as ameaças, oportunidades e potencial, essas informações são classificadas como análise SWOT que o ajudará a criar as estratégias de marketing.

Seguido das informações acima, o segundo passo é a elaboração das estratégias, que tem como objetivo aproveitar as oportunidades e contornar as ameaças.

2. COMO ELABORAR O PLANO DE MARKETING

2.1 - 1º Etapa: Planejamento

a) Sumário Executivo:

O Sumário Executivo é o resumo do seu plano de marketing. Deve-se chamar atenção do leitor em poucas palavras tratando-se de seus objetivos, estratégias, definições e projetos.

b) Análise de Ambiente

Resumidamente é o que foi tratado na etapa 1.2 COMO INICIAR O PLANO DE MARKETING. É utilizar as informações obtidas em seguida a elaboração da análise SWOT e análise PEST (Políticos, Econômicos, social e Tecnológicos) de seu negócio.

c) Definição do público-alvo

É a identificação do público que se pretende atender, suas necessidades e a oportunidade do seu negócio.

O mercado possuí diferentes tipos de clientes, cada um com suas necessidades, temperamentos, comportamentos, exigências etc; portanto para identificar o público-alvo é feito a seguinte pesquisa:

• Geográfico: refere-se à abrangência do seu

negócio (bairro, cidade, estado, país).

• Demográficos: refere-se a características

da pessoa física, como idade, sexo, renda,

nível de escolaridade.

• Psicográficos: refere-se ao estilo de vida e

as atitudes do consumidor.

• Comportamentais: refere-se a questões

como hábitos de consumo, benefícios

d) Posicionamento no mercado: a diferença entre o seu negócio e o do concorrente. Como o cliente o vê?

Nesta etapa deve-se ser claro e objetivo pois a sua imagem será a "alma do negócio". É importante diferenciar o seu negócios das demais empresas, trazendo vantagens competitivas e benefícios aos seus clientes.

e) Definição da marca:

A marca é um símbolo significante e marcante e por este motivo ela deve conquistar o cliente, entrar na cabeça dos consumidores.

O correto quando se cria uma marca ou um logomarca da empresa é sempre registra-lo no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial afim de evitar que outra empresa possua a mesa denominação e vice-versa.

f) Traçando metas ou objetivos:

Deve-se definir os resultados que se deseja alcançar no mercado e para o seu negócio, esses resultados pode ser qualitativo ou quantitativo, como por exemplo: metas de vendas, produção ou satisfação dos clientes.

g) Definição da Estratégia de Marketing:

Depois de todo o processo até esta etapa o caminho agora é encontrar maneiras de obter vantagens sobre os seus concorrentes, começando por:

• Produtos:

O produto por ser classificado como tangível ou intangível, ele deve proporcionar ao cliente vantagens, benefícios e satisfação.

Pode-se elaboras estratégias de venda sobre o produto, como por exemplo: oferecer brindes, sorteios, descontos, cartão de fidelidade, amostra grátis e entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com