TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS LOGISTICA

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

Nessa atps faremos uma análise da cadeia logística de administração de materiais para enfatizar as estratégias utilizadas pelas organizações para um melhor planejamento.

Toda empresa na implantação de seus objetivos necessita de grande interação entre todos os seus departamentos ou processos, no caso de assim estar organizada. Essa interação deve dar-se da forma mais eficiente possível, a fim de que tais esforços se somem. A área dos departamentos interage intensamente com todas as outras, recebendo, processando informações, como também alimentando outros departamentos de informações uteis as suas tomadas de decisão.

O sistema de administração de recursos materiais e patrimoniais planeja, executa e controla o fluxo material, de forma continua, com equipamentos, informações e recursos essências para a execução de todas as atividades.

2. Conceitos sobre administração dos recursos materiais e patrimoniais

A administração dos recursos materiais engloba a sequencia de operações que tem seu inicio na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.

A administração de recursos patrimoniais trata da sequencia de operações que, assim como a administração dos recursos materiais, tem inicio na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manutenção ou, quando for o caso, alienação.

Na figura abaixo veremos como trabalha cada operação dos recursos materiais e patrimoniais a sequencia mostra a união das áreas para manter a administração em sintonia, onde um departamento precisa do auxilio do outro para assim garantir a engrenagem das operações.

Figura 1 – Esquema da Administração de Recursos e Patrimoniais

3. Reflexão sobre a importância da administração dos recursos naturais e patrimoniais.

Texto de VIANA, João José Administração de Materiais. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

Nesse texto vimos que a administração de materiais abrange a execução e gestão de todas os seguimentos da área especifica dos materiais. Que existe diversas classificações segundo alguns critérios como: equipamentos, material de consumo, matérias primas e insumos.

A administração de materiais tem como objetivo: preços baixos; alto giro de estoque; baixo custo de aquisição e posses; continuidade de suprimentos; consistência de qualidade; pouca despesa com pessoal; relações favoráveis com os fornecedores; aperfeiçoamento do pessoal e bom registro.

Corresponde ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de toda as tarefas necessárias à definição de qualidade e aplicação dos materiais destinadas as atividades operacionais.

O autor menciona a politica de material que consiste em classificar as matérias conforme seu ramo de atividade, promovendo técnicas básicas para padronização das matérias em uso, garantindo assim, o seu ciclo evitando possíveis disperdidos além de eliminar o estoque morto e a paralisação da empresa por falta do produto.

Parte das preocupações dos administradores é com transporte e o armazenamento dos produtos que precisam estar de acordo com o conjunto das operações, para que todas as etapas sejam concluídas com harmonia, atingindo assim um nível de organização com eficiência e sucesso. A qualidade é fundamental para que o cliente esteja satisfeito com o produto, na qual suas necessidades foram atingidas e o investimento seja compensado.

4. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Etapa 2

A IMPORTANCIA DA ATIVIDADE DE ARMAZENAGEM DENTRO DA LOGISTICA

O conceito dentro da logística referente a armazenagem de materiais vem mudando muito nos últimos tempos, a forma de ocupar um espaço sem organização e planejamento acaba gerando transtornos para muitas empresas na qual correm um risco maior de perder a mercadoria por falta de cuidado com o espaço e ambiente impróprio para cada tipo de material.

Com esse pensamento foram realizados estudos de como armazenar materiais adequadamente e de maneira coordenada e eficiente para uma organização. Surgindo assim a importância de armazenagem dentro da logística, que nada mais é uma atividade que compreende o planejamento, coordenação, controle e desenvolvimento das operações destinadas a abrigar, manter adequadamente estocado e em condições de uso, para que assim posso expedir no momento oportuno os materiais necessários para empresa.

O grande objetivo da Armazenagem é o uso dos espaços, facilitar o acesso aos itens em estoque no depósito, proteger os materiais, Facilitar a movimentação interna do depósito , maximizar a utilização de mão-de-obra e equipamentos.

A importância dessa Armazenagem aparece como uma função que se agrega ao sistema logístico , pois na área de suprimentos é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos.É muito comum utilizarmos os termos ´armazenagem` e ´estocagem` para identificar coisas semelhantes. Mas é possível distinguir os dois, referindo-se a forma de guardar os produtos acabados como ´´ armazenagem`` e à matérias-pimas como ´´estocagem``

Ferramentas para Auxílio à Correção do Estoque

Existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com