TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - PROCESSOS ADMNISTRATIVOS PARTE 1 E 2

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 9
  1. INTRODUÇÃO

Nesta atividade prática supervisionada (ATPS) serão identificadas as causas do problema da empresa, tal como as suas devidas soluções para a melhoria no desempenho. Levando em consideração não somente a mudança física, como também a preocupação em envolver as pessoas para que as mesmas trabalhem com o mesmo ideal e sentimento de renovação, melhoria e crescimento da empresa.

Na Etapa Um será abordada de maneira precisa o Processo Administrativo tal como o Planejamento da ação empresarial. Para o desenvolvimento deste, foram pesquisadas no livro texto da disciplina e também na internet conforme nos foi proposto. Ressaltando sobre missão, visão e valores e tão somente as habilidades necessárias para ser um administrador de sucesso, colaborando assim para uma maior ampliação do conteúdo estudado.

Contudo na Etapa Dois como prestadores de consultoria teremos que elaborar um planejamento estratégico para a Cafeteria, definindo público alvo, organograma, organização departamento e as devidas funções, também detalhar como o uso da tecnologia pode auxiliar a organização de maneira estratégica.

 

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Etapa um | Passo um – Planejamento da ação empresarial.

Nossa empresa de consultoria “Boa Direção Consultoria” foi contratada para prestar serviços para uma empresa no ramo alimentício, especificamente uma Cafeteria “Sabor e Aroma – Cafeteria e Acompanhamentos”, com o intuito de analisar de forma meticulosa cada elemento, quer seja na queda de vendas, qualidade dos produtos oferecidos, insatisfação dos clientes e também desmotivação dos empregados.

Desta forma iremos ressaltar alguns pontos que são necessários como base para uma melhor ampliação do conhecimento no Planejamento da ação desta empresa, antes de identificar as falhas de gestão e ditar soluções.

Para obtermos uma base teremos que compreender o ambiente externo que atinge uma empresa direta ou indiretamente, assim foi ponderado situações que ampliarão o conhecimento do conteúdo desenvolvido. Como: principais habilidades de um gestor de sucesso (A), o conceito de empresa, gestor e empresário (B), porque e quando uma empresa é considerada sistema aberto (C), o que é missão, visão e valores (D).

As habilidades humanas, conceituais e técnicas são as ditas primordiais para qualquer gestor, afinal cada uma possui o seu diferencial, mesmo que atuem em proporções diferentes todas são essenciais e todo administrador deveria ter.

Assim, foram ponderados abaixo os três tipos básicos de habilidades (A):

  • Habilidades Humanas: São extremamente essenciais, pois é responsável por obter um bom relacionamento com as pessoas (quer seja um colaborador, um cliente, os sócios). Essa habilidade se bem exercida também desenvolvem ótimas equipes.

  • Habilidades Técnicas: É a capacidade de utilizar, estudos, procedimentos, e técnicas, em um determinado campo de especialização.
  • Habilidades Conceituais: É a capacidade de integrar todos os interesses e atividade de uma empresa tal como coordenar. Sugere ver a organização como um todo, compreendendo a mesma por partes, e como uma interdepende da outra. Prevendo sempre como a ineficiência de uma poderá afetar todos, em outras palavras visão sistêmica da empresa.

Para retratarmos situações do ambiente interno de uma empresa, primeiramente iremos saber o seu conceito, tal como sua utilidade. Iremos tratar também o conceito de gestor e empresário para uma maior compreensão do conteúdo desenvolvido (B).

  • Empresa: É uma unidade econômico-social, integrada por elementos materiais, técnicos e humanos, e tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Desta forma faz uso dos fatores produtivos tais como: Terra, Capital, Trabalho.

  • Gestor: É definitivamente o responsável por administrar determinado local/empresa ou qualquer ramo de negócios que exija um cargo de direção, isto é, é aquele que tem competência para substituir o dono da empresa.

  • Empresário: É a pessoa física ou jurídica que da existência, que empreende que toma a iniciativa no quesito de organizar uma atividade econômica para a produção ou circulação de bens e serviços.

Uma empresa pode ser considerada um sistema aberto (C), quando a mesma sofre influência do meio externo que pode atingir o ambiente interno diretamente e/ou indiretamente. Como: A concorrência, influência do meio político (modificação das leis e normas constitucionais) e também influenciais ambientais, normalmente ocasionadas pelo clima e/ou enchentes.

Como exemplo podemos citar quem trabalha no ramo de plantação de verduras e legumes, quando modifica o clima pode afetar diretamente o produto, diminuindo a produtividade ou aniquilando parte/total da plantação, o que certamente acarretará prejuízo para todos os envolvidos.

Desta forma existem três princípios essenciais para que a organização consiga alcançar melhores resultados e seja seletiva em relação aos seus concorrentes. Sendo elas: Missão, visão e valores (D).

  • Missão: A missão de uma empresa é a razão de ser de uma empresa, é que o porquê dela estar no mercado. A missão em si, é a sua previsão de conquistas, o que ela produz e como espera ser reconhecida, vai atender as necessidades de quais clientes e demais. Ex: Proporcionar às pessoas a maior excelência de produtos, sendo referência em produção.

  • Visão: É a direção desejada pela empresa, os objetivos que se pretende alcançar, o que esta almeja do futuro. Ex: Ser reconhecida como a melhor Cafeteria da região.

  • Valores: Podem ser rotulados como os princípios que guiam a “vida da organização”, que possui o papel de atender seus objetivos quanto de atender as necessidades de todos aqueles que possuem vínculos diretamente e/ou indiretamente na organização.  Ex: Ética, Respeito e Honestidade.
  1. Etapa um | Passo dois – Power Point.
  2. Etapa um | Passo três – Novos conceitos.

Enquanto consultores antevimos que a Cafeteria “Sabor e Aroma – Cafeteria e Acompanhamentos”, necessita de novos métodos de gestão e como ação primordial elaboramos a missão, visão e valores.  E concluímos assim:

[pic 1]

                                             Autor:  Marllaverbenia.

  • Missão - Proporcionar às pessoas a maior excelência de produtos, sendo referência na produção de café expresso, e acompanhamentos.

  • Visão - Ser a maior e melhor empresa de cafeteria da região, sempre fazendo novos clientes e novos parceiros, garantindo sempre a qualidade de nosso atendimento e produtos.

  • Valores - Ter ética, respeito e honestidade; confiança e compromisso com crescimento; qualidade e resultados; Incentivo e reconhecimento ao desenvolvimento grupal e individual; Liderança, integridade e compromisso com nossos clientes.

Para podermos elaborar soluções, primeiramente elaboramos uma tabela com cada ponto negativo que esta fazendo com que a empresa penda para o prejuízo, conforme esta abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (364.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com