TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - PROCESSOS ADMNISTRATIVOS PARTE 3 E 4

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 8
  1. INTRODUÇÃO

Nesta atividade prática supervisionada (ATPS) serão identificadas as causas do problema da empresa, tal como as suas devidas soluções para a melhoria no desempenho. Levando em consideração não somente a mudança física, como também a preocupação em envolver as pessoas para que as mesmas trabalhem com o mesmo ideal e sentimento de renovação, melhoria e crescimento da empresa.

Na etapa três será abordada de maneira precisa o Processo Administrativo tal como a Direção da ação empresarial. Com o intuito de fazer as coisas andarem e acontecerem dentro da organização. Já na etapa quatro como prestadores de consultoria teremos que elaborar um controle da ação empresarial e também falar como se dará a administração da mesma.

 

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Etapa três | Passo um – Direção da ação empresarial.

Nossa empresa de consultoria “Boa Direção Consultoria” foi contratada para prestar serviços para uma empresa no ramo alimentício, a Cafeteria “Sabor e Aroma – Cafeteria e Acompanhamentos”, com o intuito de analisar de forma meticulosa cada elemento, como a queda nas vendas, qualidade dos produtos oferecidos, insatisfação dos clientes e também desmotivação dos empregados.

Desta forma iremos ressaltar alguns pontos que são necessários como base para uma melhor ampliação do conhecimento no Planejamento da ação desta empresa, antes de identificar as falhas de gestão e ditar soluções.

Analisamos a forma de liderança adotada pela empresa e notamos que era uma liderança autocrática onde o chefe não mantém comunicação com seus colaboradores e os mesmos não possuem “voz” dentro da empresa, eles não participam do planejamento, decisão e tão pouco dos resultados. Abaixo iremos ressaltar os tipos de liderança existentes dentro de uma organização e após falaremos sobre a mais assertiva.

  • Líder Coercitivo – Esse tipo de liderança faz com que o líder haja através da coerção, ou seja, violência que pode ser verbal ou física. Neste tipo de liderança a relação em gestor e colaborador será sempre instável;

  • Líder Conselheiro – Os líderes conselheiros sobressaem na delegação de poderes, normalmente dão aos colaboradores tarefas desafiadoras, mesmo que saibam que as missões não serão executadas em curto prazo;

  • Líder Agregador – Esse tipo de líder sempre aspira por manter os colaboradores bem felizes e harmoniosos entre eles. Esse estilo conduz positivamente a flexibilidade. Os amigos passam a confiar uns nos outros, o que permite a inovação dentro da organização.

Para a cafeteria o mais assertivo seria o líder agregador que ajudaria os colaboradores, e o incentivaria a continuar no ramo até porque grande parte deles se encontrava desmotivadas. Desta forma ao fazer leitura e assistir o vídeo, chegamos à conclusão que o líder deve estar preparado para influenciar seus colaboradores positivamente, visando alcançar os objetivos traçados pela empresa, e tendo em vista a responsabilidade de construir um clima organizacional satisfatório para que possa haver boas relações de trabalho e resultados positivos.

  1. Etapa três | Passo dois – Ações estratégicas.

A liderança atual da cafeteria era a liderança autocrática, abaixo ponderamos a diferenciação de uma liderança para outra, e discorreremos sobre qual é a ideal para ser implantada na organização.

  • Liderança Autocrática – Essa liderança torna o líder o único fixador de diretrizes na organização sem qualquer participação do grupo, é apenas ele que determina as medidas a serem tomadas e as técnicas a serem desenvolvidas para execução das tarefas (sendo cada uma por vez), conforme for necessário e de modo imprevisível. O líder se torna o dominador “pessoal” nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada funcionário;

  • Liderança Democrática – Nesta liderança todas as diretrizes são debatidas pelo grupo, juntamente com a estimulação do líder. É o próprio grupo que esboça as medidas a serem tomadas para tingir um alvo solicitado, mas com o aconselhamento técnico do líder quando necessário. Desta forma as tarefas ganham novas expectativas com os debates devido a variedade de percepções envolvidas. O quesito divisão de tarefas também fica a critério do grupo e cada indivíduo tem a liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho. O líder se coloca como membro normal do grupo sem ser o total responsável pelas tarefas, ele é sempre objetivo e limita-se aos “fatos” em suas críticas e elogios;

  • Liderança Liberal – Nesta liderança conforme o próprio nome diz, o membro da organização tem total liberdade na tomada de decisão grupal ou individual, com a participação mínima do líder. A participação do líder nos debates é apenas para fornecer informações caso seja necessário. A divisão das tarefas se dá coma escolha dos companheiros e fica totalmente a cargo da equipe decidir, sem a participação do líder. O líder nesta liderança não faz divisão das tarefas, tão pouco a escolha dos companheiros isso fica totalmente a cargo do grupo, o líder faz apenas comentários irregulares sobre alguma atividade dos membros quando perguntado. 

Desta forma pode-se concluir que a liderança Democrática é a mais assertiva para se implantar na cafeteria, pois, iria aumentar a comunicação entre os setores devido às reuniões semanais, permitindo assim a participação dos funcionários na resolução de problemas, e em inovação para empresa.

Devido à desmotivação dos funcionários, percebemos que teríamos que usar estratégias motivacionais para influenciar não somente o comportamento dos colaboradores como também o desempenho deles dentro da empresa. Desta forma, ponderamos algumas estratégias a serem usadas pela Cafeteria “Sabor e Aroma – Cafeteria e acompanhamentos”.

Existem dois tipos de motivação a intrínseca e a extrínseca, a intrínseca esta diretamente relacionada a recompensas psicológicas como: reconhecimento, status, e respeito. Isso esta intimamente ligada às ações dos líderes em relação aos seus colaboradores. Por outro lado chamamos de extrínseca quando a motivação está baseada em recompensas tangíveis como: benefícios, promoções e salários.

Abaixo se encontra algumas estratégias motivacionais adotas pela Cafeteria:

  • Oferecimento de treinamentos;
  • Reconhecimento - Adoção do “funcionário do mês”;
  • Políticas criativas - Horário flexível trabalha em casa ou divisão de tarefas, por exemplo;
  • Ouça e aja – Saber ouvir os colaboradores, e saber usar cada sugestão dada para que seus funcionários se sintam parte, e fiquem mais motivados.

Em relação às estratégias de comunicação adotadas pela empresa para sair à frente da concorrência e obter uma vantagem competitiva são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (210.8 Kb)   docx (378.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com