TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Processo administrativo

Seminário: ATPS: Processo administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Seminário  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

ETAPA 2:

Baseando-se nas leituras efetuadas, podemos dizer que o ramo empresarial envolve importantes fundamentos do processo administrativo tais como Planejamento e Organização, que devem ser aplicados de maneira eficaz e eficiente nas entidades as quais irão atuar.

Primeiramente iremos falar sobre organização, palavra esta que possui diversos significados, dentro deles os mais comuns: Organização (entidade) e organização (função administrativa). Porém a qual será ressaltada aqui é a organização como função administrativa.

Para muitas pessoas organizar é apenas deixar tudo em seu devido lugar, mas dentro duma empresa isso se torna um tanto mais complexo. Essa função tem como objetivo compor todos os meios para que a ação empresarial seja viável e possa ser realizada com sucesso, tendo como principais conceitos: Integra seus recursos e competências; definir estrutura dos órgãos; estabelece a divisão do trabalho por meio da diferenciação; definir os níveis de autoridade e responsabilidade. Usando um português mais claro, as organizações sem organização não “sai do lugar”.

Numa empresa Planejamento e Organização andam de “mãos dadas” um complementa o outro, garantindo assim o crescimento e o sucesso.

Mas afinal, o que é planejamento? Planejar é, basicamente, um processo no qual se identifica aonde se quer chegar (uma situação ou um estado), para definir como chegar lá, da forma mais eficiente possível. É preciso definir abrangência, etapas, tempo e duração (equilibrar bem esses dois termos).

O Planejamento Empresarial é um relatório (por escrito) que consolida o planejamento de uma empresa, unidade de negócio ou projeto. E ele precisa ser: simples, claro, pratico, flexível e útil.

Um grande ícone na história do pensamento administrativo que podemos citar aqui é o Frederick W. Taylor, pois para ele a finalidade do Planejamento é estabelecer qual trabalho deve ser feito, onde, como, por quem e quando será executado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com