TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Administrativos

Projeto de pesquisa: ATPS Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.280 Palavras (14 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

Iremos desenvolver um projeto de melhorias para a Padaria Q Pão. Hoje, o estabelecimento encontra diversos problemas administrativos, onde o proprietário, Sr. Bread, já não sabe mais o que fazer para ver os lucros da empresa. Vamos apresentar um plano de organização, para que todos se adaptem e assim, fazer girar a empresa com mais responsabilidades de todas as partes.

Etapa 1

Passo 1 1) Administração é uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”. Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. No decorrer da historia, foram criadas cinco variáveis da teoria da administração, tais como: 1-Tarefas 2-Estrutura 3-Pessoas 4-Ambiente 5-Tecnologia

As cinco variáveis, até hoje constituem nos principais componentes que estudam a Administração de Empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo, cada um influencia e é influenciado pelos outros componentes. Alterações em um provocam modificações em maior ou menor grau nos demais.

Na realidade a adequação destas cinco variáveis (tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente) se constitui no principal desafio da administração.

Pode se dizer então que a tarefa básica da administração é fazer coisas através das pessoas, com os melhores resultados.

A administração é a própria atividade organizacional e tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações, onde a complexidade e a interdependência das organizações são o aspecto crucial, a administração avulta como fator chave tanto para a melhoria da qualidade de vida quanto para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade hoje.

No século XX dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração. O americano Wilson Taylor que desenvolveu a Escola da Administração Científica. No qual obteve aumento da eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário.

Já o europeu, Henri Fayol, desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupado em aumentar a eficiência através da estruturação e disposição dos órgãos componentes das organizações e suas inter-relações.

Estas duas orientações juntas formam então o que chamamos de Abordagem Clássica ou Tradicional da Administração nos dias de hoje.

Para Henry Fayol existe uma grande proporcionalidade na função administrativa em um todo, sendo assim para ele a administração não e somente exclusividade da alta direção, mas sim distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos.

2) No inicio das teorias administrativas, tivemos cinco escolas essenciais para a administração, foram elas:

- Escola Clássica;

- Escola Neoclássica;

- Escola Cientifica;

- Escola Burocrática;

- Escola Humanística.

Tendo as escolas, os principais responsáveis que apresentavam uma visão de administração diferenciada:

- Frederick Taylor (1856 – 1915), o fundador da administração cientifica;

- Henry Ford (1863 – 1947), idealizador do fordismo;

- Henri Fayol (1841 – 1925), fundador da teoria Clássica da Administração em 1916;

- Max Weber (1864 – 1920), desenvolveu a Teoria da Burocracia, é considerado um dos fundadores da sociologia, e tem grande influência na economia e também na filosofia.

7

3) O estudo da Administração teve origem das transformações históricas, como econômicas, sociais e políticas. Visando o esforço do homem em cada ação. A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com o intuito da automatização e mecanização das linhas e sistemas de produções. Os empresários da época buscavam melhoria e qualidade de seus serviços, diminuindo custos e assim, aumentar lucros, a alternativa que encontraram era acelerar a produção de suas mercadorias, valorizando benefícios para seus funcionários. Com o crescimento repentino da população, fez com que eles colocassem em pratica suas ideias, tornando a situação favorável para ambas as partes. O século XVIII foi marcado pela expansão tecnológica nas máquinas industriais, ajudando mais ainda a revolucionar a industria. Com isso, ocorreram muitas demissões, milhares de pessoas ficaram desempregadas, mas devido a isso iniciou uma nova forma de administrar as empresas, como por um lado as indústrias estavam ganhando vantagens com os avanços produtivos, por outro lado, desempregados e funcionários desmotivados, estavam se revoltando contra a indústria, devido seus empregos terem sido substituídos por maquinas, ou aos que estavam empregados ainda, corriam grande riscos de perder seu sustento, gerando assim, uma população revoltada, sem meios para sustentar suas famílias. Com consequência das mudanças tecnológicas industriais, o novo conceito de administrar empresas e também da vida da população. Gradativamente essa nova administração foi sendo implantada nas empresas, saindo do pensamento arcaico e adotando novas teorias, uma das mais importantes até os dias de hoje foi a carga horária, criada pelo empresário e estudioso Henry Ford, sociólogo e dono da montadora de veículos Ford, e assim desenvolvendo novas ideologias políticas, que geraram novamente grandes novos saltos na industria até aos tempos atuais.

Passo 2

No meu ponto de vista ainda vivemos sim em uma revolução industrial, e agora também em uma era de tecnologia sofisticada. Podemos observar que a cada ano que passa encontra-se novas formas de aprimorar ainda mais os equipamentos, isso acaba por influenciar diretamente e indiretamente no dia a dia das pessoas, como podemos ver em tempos atrás era comum encontrarmos crianças brincando nas ruas, jovens nas praças conversando e a cada ano que se passa notamos que cada vez mais se tornam raros esses momentos, pois criaram se os vídeo games e com isso as brincadeiras de crianças foram ficando extintas, chegaram também os computadores e junto com ele a internet no qual criaram as redes sociais, uma

8

forma de você conversar com qualquer pessoa do mundo a qualquer hora e lugar sem precisar sair de casa, não podemos nos esquecer dos celulares, que antes utilizados somente para fazer e receber ligações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com