TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  29/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SUMÁRIO

Introdução                                                                                        3

Segurança de Trabalho                                                                        4

Prevenção de Acidentes de Trabalho                                                                5

Higiene ocupacional, EPI e Ergonomia                                                        8

Considerações Finais                                                                                9

Referências Bibliográficas                                                                        10

Introdução

É notável que os empregadores não sejam os únicos responsáveis por prevenir os acidentes no ambiente de trabalho. Se todos os funcionários, após serem treinados e capacitados utilizarem corretamente os equipamentos de segurança, somando a uma boa infraestrutura disponibilizada e mantida pela empresa e seus empregados, os riscos ocupacionais serão minimizados ao máximo.

O intuito desse trabalho é trazer maiores informações e orientações para prevenção de acidentes, pois há muito tempo se sabe que os funcionários são os bens mais preciosos nas empresas, e que se satisfeitos, podem alavancar qualquer organização, sendo assim, nada mais sábio do que investir além de em saúde e segurança, investir no pessoal, no desenvolvimento dos funcionários e em sua satisfação.

Segurança de Trabalho

Segurança do trabalho podemos dizer que são todas as atitudes que podem ser providenciadas a fim de evitar o quanto possível acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. No Brasil, existem diversas Normas Regulamentadoras - NR e leis que definem a segurança do Trabalho.

Legalmente, acidente de trabalho é aquele que ocorre enquanto que o trabalhador está a serviço da empresa, causando morte, lesão corporal ou perfuração funcional que cause perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade de trabalho do trabalhador. Alem destes, considera-se também acidentes de trabalho, sequelas causadas ao longo da vida do trabalhador devido à exposição a um determinado risco.

Quanto aos acidentes de trabalho, de acordo com as Normas Regulamentadoras é responsabilidade do empregador ter conhecimento dos riscos e buscar a prevenção dos acidentes a seus funcionários.

Considerando a pizzaria, será necessário ter muita cautela e atenção ao identificar os riscos que os funcionários e clientes correrão enquanto estiverem no espaço da pizzaria, será necessário adotar muitas medidas com o objetivo de prevenir os acidentes. Desde a sinalização adequada dos degraus a atenção quanto a possibilidade de piso molhado, tudo deverá ser atentamente observado e identificado para que não ocorra nenhum lesão, simples ou grave, pois o objetivo é prevenir a integridade física de todos.

Prevenção de Acidentes de Trabalho

As empresas tem por legislação e por responsabilidade a obrigação de manter o local de trabalho saudável e seguro. Qualquer acidente de trabalho, seja ele simples ou mais grave que possa gerar a perda um trabalhador, é ruim tanto para a empresa, quanto para os demais colaboradores, porque além de gerar custos, a empresa terá que colocar outro funcionário para substituir o acidentado e terá que conviver com a insegurança dos demais funcionários.

A maior parte dos acidentes podem ser evitados ou pelo menos os riscos podem ser minimizados se houver prevenção. Segue alguns riscos que funcionários de um restaurante estão expostos e como evitá-los:

Equipamentos cortantes e facas

Facas, cortadoras e picadoras são muito utilizados em um restaurante, maioria das vezes o acidente ocorre quando se esta utilizando ou fazendo a limpeza. Para evitar os acidentes podem ser feito:

  • Os equipamentos em geral devem estar em boas condições de uso e ser armazenados em locais adequados.
  • Facas sempre afiadas e lava-las separadamente.
  • Treinar os funcionários para utilizar os maquinários adequadamente e sempre usar com os itens de segurança.

Quedas e tropeços

Quedas e tropeços e muito comum na cozinha. Na maioria das vezes causadas por resíduos de alimentos, óleo ou água derrubados nas superfícies. Para evitar os acidentes podem ser feito:

  • O uso de calcados adequados.
  • Manter o local sempre limpo, com iluminação adequada e livre de obstáculos.
  • Corrimões nas escadas, sinalização e tapetes antiderrapantes.
  • Fornos e armários sempre fechados.

Queimaduras

Queimaduras é um grande risco que os funcionários de um restaurante estão sujeitos através do óleo quente nas fritadeiras ou manuseio de peças quentes. Para evitar os acidentes pode ser feito:

  • Aguardar o óleo esfriar para depois escoar.
  • Manuseio de peças quentes com o uso de pegador.
  • Manter tachos, frigideiras e panelas sempre virados para o interior do fogão.
  • Oferecer treinamento adequado aos funcionários e equipamentos de proteção.

Ambientes aquecidos

O ambiente de cozinha ele é quente e úmido, no verão as condições se agravam. A exposição a um ambiente aquecido provoca uma série de problemas, sendo eles na maioria das vezes, desmaios erupção cutânea se não tratados podem gerar efeitos graves como colapso e exaustão. O que fazer pra evitar ou amenizar:

  • Ter uma ventilação adequada, pois a climatização reduz a tensão.
  • Equipamentos de proteção, roupas frescas que permitam a evaporação do suor.
  • Treinamento sobre os métodos adequado de trabalho.

Incêndio

O ambiente da cozinha está mais sujeito a incêndios devido a utilização de óleo aquecido, gás e substancias inflamáveis. Para evitar um incêndio pode ser feito:

  • Manter equipamentos em condições adequadas de uso.
  • Limpeza dos exaustores e filtros.
  • Extintores de incêndio.
  • Detector de incêndio.
  • Sinalização das saídas de emergência.
  • Treinamento aos funcionários.

Ruído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com