TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Plano de Negocios - Empreendedorismo_2015

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.473 Palavras (14 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1. Introdução .......................................................................................................04

2. Definição de Empreendedorismo ...................................................................05

3. Proposta da Empresa ......................................................................................06

3.1 - Declaração de visão .........................................................................06

3.2 - Declaração de Missão ......................................................................06

4. Conceito de Plano de Negócio .......................................................................07

4.1 - Planejamento ....................................................................................07

4.2 - Sumário Executivo ...........................................................................09

4.3 - Análise de Mercado .........................................................................10

4.4 - Plano de Marketing ..........................................................................11

4.5 - Plano Operacional ............................................................................13

4.6 - Plano Financeiro ..............................................................................15

5. Execução do Plano de Negócio ......................................................................19

6. Considerações Finais ......................................................................................20

7. Referências Bibliográficas ..............................................................................21

1. INTRODUÇÃO

O Esporte provavelmente seja o assunto que mais esteja em evidência no mundo independentemente de fatores tais como: idade, sexo, país, cultura e até mesmo religião. A indústria do esporte tem mudado o conceito, que antes era oferecer seus melhores produtos à apenas seus atletas patrocinados e agora passou a oferecer seus melhores produtos ao público.

No início as atenções eram voltadas para a divulgação da marca da empresa e em muitos casos serviam como acessórios de moda, as camisas dos clubes de futebol servem como exemplo mais expressivo. Esse conceito mudou e o foco tem sido mais voltado para funcionalidade - não basta um produto ser bonito, tem que ser útil.

O cidadão comum hoje em dia pode praticar o esporte com equipamentos de ótima qualidade, dos quais foram disponibilizados para atletas profissionais.

A visão deste projeto é voltada para o atleta, sendo profissional ou não; pois o esporte vem em primeiro lugar.

2. DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

De acordo com o dicionário Aurélio em seu web site, a definição de empreendedorismo é: "Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração", (http://www.dicionariodoaurelio.com/, 2015).

Em outras palavras é a forma de enxergar uma oportunidade de promover produtos e serviços otimizados ou inéditos; ou melhor, dar vida a projetos.

Os objetivos ultrapassam a barreira do lado financeiro, deve ir além e não somente oferecer a satisfação aos clientes proporcionando alegria e conforto, mas também a sensação de suas necessidades e desejos supridos.

O empreendedorismo teve seu início no Brasil no início dos anos 90 devido à globalização, que ganhou muita força devido a um novo cenário político e econômico no País.

Desde esse período, o cidadão brasileiro teve uma visão mais ampla desse novo cenário e passou a se interessar mais pela possibilidade de ter seu empreendimento, seja ele por visão de negócio ou por necessidade.

Devido a essa nova tendência de mercado e com o objetivo de auxiliar os novos empreendedores ou as pessoas que consideravam a possibilidade de abrir seu próprio negócio, surgiu o SEBRAE disponibilizando cursos com o objetivo de oferecer apoio ao microempresário.

Porém ainda é muito comum o empreendedor que está em fase de início de seu empreendimento sofrer com a falta de planejamento, uma etapa extremamente importante do projeto. Além da falta de planejamento, cerca de 90% dos pequenos empresários não pensam em inovação, ou seja, boa parte dos microempresários não acredita que a inovação seja uma diferencial para seu próprio negócio.

É bem possível que esses aspectos negativos tenham uma forte influência no alto índice de mortalidade nas pequenas empresas no Brasil, atualmente 22% dessas empresas não passam do seu primeiro ao de vida.

O empreendedorismo tem muito a evoluir no Brasil, não visar somente aspectos econômicos, mas expandir a visão para um bom planejamento, capacitação profissional através de treinamentos específicos e um bom plano de negócio podem ser um bom começo.

3. PROPOSTA DA EMPRESA

A Brasuca Store atuará no segmento esportivo, fornecendo materiais para a prática de esportes, tanto para atletas profissionais e amadores, mas sem desconsiderar as pessoas que praticam o esporte por prazer (hobby).

Levando em consideração a evidência dos atletas de alto nível e suas respectivas popularidades em alta na mídia, o mercado de materiais esportivos torna-se potencialmente vantajoso e atrativo para quem busca um bom empreendimento, com grandes possibilidades de obter boas margens de lucro, e a meta da empresa gira em torno de 20% a 30% de lucro anual.

Para atender ao público admirador do esporte e seus praticantes, a empresa disponibiliza uma grande variedade de materiais e artigos esportivos de fabricantes conceituados que tornam a prática esportiva segura e com qualidade, proporcionando uma atividade prazerosa ao esportista. Também oferecemos serviços, como: estampa em camisas esportivas, reparo e manutenção para equipamentos esportivos, mais especificamente: bicicletas, patins, skates e raquetes de tênis.

O estabelecimento também oferece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com