TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – processo administrativo

Tese: ATPS – processo administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Tese  •  4.332 Palavras (18 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE ANHANGUERA

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Ricardo da Silva RA: 4851850450

Maria Janiele Oliveira Santiago RA: 5528107082

Paulo Henrique Peres de Quinta RA: 5530103143

Claudiney Antunes Marques RA: 5530116767

ATPS – processo administrativo

POLO DE VALPARAÍSO DE GOIÁS – GO

2013

Etapa: 1 Passo: 1

O planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão totalmente voltados para a tarefa primaria da empresa de se relacionar com o mercado e, com isso, se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral.

O planejamento estratégico esta orientando para o futuro em um horizonte temporal de longo prazo e como não se tem dados ou informações sobre ele é necessário haver uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento. Daí, as duas dificuldades básicas em se lidar com planejamento estratégico: a complexidade ambiental e a projeção de ações para o futuro.

O planejamento estratégico e um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões a cerca de empreendimento que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. E um processo continua de tomada de decisão estratégica e não mais um plano feito e refeito a cada ano que passa. Planejamento tático tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental.

O planejamento e a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser Alcançados. Alem disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a sua empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. O planejamento tático se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negócios da empresa. Como tal, ele é elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades de seu órgão, tentando por base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso.

O planejamento operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” com nível em que as tarefas são executadas. Referem-se especificamente as tarefas e operações realizadas no dia a dia do nível operacional. Como esta inserido na lógica de sistema fechado, o planejamento operacional focaliza a otimização e a maximização de resultados, ao passo que o planejamento tático esta voltado para resultados apenas satisfacientes. Por meio do planejamento operacional, os administradores visualizam e determinam ações futuras dentro do nível operacional que melhor conduzam ao alcance dos objetivos da empresa.

O planejamento operacional pode ser visualizado como um sistema: começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático, desenvolve panos e procedimentos detalhados e proporciona informação de retroação no sentido de propiciar meio e condições para aperfeiçoar e maximizar os resultados. O planejamento operacional e composto de infinidades de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções da empresa; produção ou operação, finanças, mercadologia, recursos humanos entre outras.

Passo: 2

Planeamento é uma ferramenta administrativa que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

Roberto Shinyashik ver ale do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças. O verdadeiro empreendedor conseguir ver o que esta escondida nas estrelinhas, ele se antecipa. Um empreendedor sabe que existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e a do futuro. Eles se dedicam a vencer a do presente, mas não esquece que a outra batalha no horizonte; a do imaginário, para conquista o futuro. Visão e a arte de ver a invisível Visão e a arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas só ver problemas. Palavras de Shinyashiki. Confronto entre a mensagem dos Professores Roberto Shinyashiki.

A relação entre a visão futura, o saber enxergar antes dos outros e a importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e, conseqüentemente, profissional, mantendo como foco a função do planejamento, lança o paradigma atual de todo líder de sucesso que é o desafio do administrador do futuro.

O novo perfil do líder é ser um agente de mudanças, acreditarem nas pessoas, serem orientados por valores e visionários. A evolução do conceito de liderança tem se transformado assim como as mudanças ocorridas no comportamento do ser humano. O Planejamento não está ligado a uma série de regras que devem ser seguidas para que após alguns dias se obtenha um planejamento. Ele deve ser estruturado com base nas características da empresa que busca em última instância a excelência empresarial e a otimização do desempenho econômico da empresa. Recorre-se a vários especialistas: homens de negócios, headhunters, psicólogos, acadêmicos. Em seguida, navegamos o mar de estereótipos que já se produziu sobre o assunto: pesquisas de mercado, artigos, livros e reportagens. O jovem executivo se preocupa com qualidade de vida, pratica esportes, é consumista, preza viagens internacionais e a maior preocupação dos executivos atuais quer e precisa de tudo ao mesmo tempo.

Planejamento:

O planejamento possibilita avaliar os caminhos, perceber a realidade, construir um referencial futuro estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o método se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Na administração como na vida procuramos entender os erros olhando para trás, quando o que precisamos é viver a vida e a atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com