TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM À BEBÊS PREMATUROS

Por:   •  26/5/2020  •  Monografia  •  4.756 Palavras (20 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Brasília

2019

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

ROSINETE COSTA GARCIA

ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM À BEBÊS PREMATUROS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade Anhanguera, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Enfermagem.

BANCA EXAMINADORA

Prof.(a). Thayssa Karoline

Prof.(a). Renata Abreu Cerqueira

Brasília, 18 de junho de 2019

GARCIA, Rosinete Costa. Atuação da equipe de enfermagem à bebês prematuros. 2019. 22p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Faculdade Anhanguera, Brasília, 2019.

RESUMO

É notório que a tecnologia tem avançado bastante e entre esses avanços observa-se o quanto a assistência neonatal se desenvolveu nos últimos anos. Com esse desenvolvimento houve uma queda brusca de mortalidade entre crianças que nasceram prematuramente e com baixo peso. Muitas causas que levam a criança a nascer prematuras é o baixo peso ainda desconhecido. Dessa forma esse trabalho teve como objetivo demonstrar como ocorre a atuação da equipe de enfermagem no cuidado ao bebê prematuro. Essa pesquisa tem como metodologia de investigação a qualitativa e bibliográfica. Para a realização da fundamentação teórica utilizou-se a pesquisa bibliográfica e, artigos, livros, monografias e revistas de sites confiáveis tais como Scielo, Google acadêmico, bem como outros que possuem confiabilidade nas publicações. Quando um bebê nasce de forma prematura, muitas podem ser as complicações que este encontrará. Outro fator a ser observado é que os pais do bebê ficam muito vulneráveis em decorrência da prematuridade dos filhos, uma vez que os mesmos sempre esperam que os filhos possam nascer de forma saudável. Nesta perspectiva surge a necessidade de se estabelecer um cuidado humanizado, tanto para o bebê quanto a seus familiares, e os profissionais que mais se adequam para trabalharem a partir dos preceitos da humanização são os enfermeiros.

Palavras-chave: Prematuridade; Cuidado humanizado; Enfermeiro; Prevenção.


GARCIA, Rosinete Costa. Atuação da equipe de enfermagem à bebês prematuros. 2019. 22p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Faculdade Anhanguera, Brasília, 2019.

ABSTRACT

It is notable that technology has advanced a lot and among these advances it is observed how much the neonatal assistance has developed in the last years. With this development, there was an abrupt drop in mortality among children born prematurely and underweight. Many causes that lead the child to be born prematurely are the low weight still unknown. Thus, this study had the objective of demonstrating how the nursing team performs in the care of premature babies. This research has qualitative and bibliographical research methodology. For the realization of the theoretical basis, we used the bibliographical research and articles, books, monographs and magazines of reliable sites such as Scielo, Google academic, as well as others that have reliability in the publications. When a baby is born prematurely, many can be the complications that this one will find. Another factor to be observed is that the parents of the baby become very vulnerable due to the prematurity of the children, since they always expect that the children can be born in a healthy way. In this perspective, the need arises to establish a humanized care for both the baby and his / her relatives, and the professionals who are best able to work from the precepts of humanization are the nurses.

Key-words: Prematurity; Humanized care; Nurse; Prevention.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        7

2.        CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA PREMATURIDADE        9

3.        OS CUIDADOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM PARA COM O PREMATURO...        13

4.        a importância do enfermeiro para com o prematuro        17

5.        CONsiderações finais        21

REFERÊNCIAS        22

  1. INTRODUÇÃO

É notório que a tecnologia tem avançado bastante e entre esses avanços observa-se o quanto a assistência neonatal se desenvolveu nos últimos anos. Com esse desenvolvimento houve uma queda brusca de mortalidade entre crianças que nasceram prematuramente e com baixo peso. Muitas causas que levam a criança a nascer prematuras é o baixo peso ainda desconhecido.

A gestação tem duração média de 280 dias, no total são em média 40 semanas, nesse período de gestação a mãe começa a sentir seu bebê por volta da quarta semana se gestação. E essa idade gestacional é medida pelo tamanho do saco gestacional. A partir da segunda metade da gestação, o cálculo é baseado no tamanho do fêmur, denominado diâmetro biparietal. A criança está pronta pra nascer por volta da trigésima nona semana, e o feto que nasce por volta da trigésima sétima semana é considerado prematuro.

O recém-nascido prematuro necessita de uma atenção, com isso percebesse a importância de se ter uma sincronia e delicadeza para prestar os cuidados necessários a essa criança. E esse é um papel de suma importância que precisa ser realizado por uma equipe de profissionais na área de enfermagem, visando que esse profissional além de ter um cuidado especial com a criança, precisa prestar um apoio à família desse recém-nascido. Baseado nessa ideia da humanização da assistência ao neonato e sua família requer, uma mudança na assistência prestada pelos profissionais de enfermagem, trabalhos estes que são indispensáveis a criança pé matura que precisam de uma atenção voltada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (262.5 Kb)   docx (76.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com