TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA INTERNA: UMA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA EMPRESAS DE MÉDIO E PEQUENO PORTE

Por:   •  17/8/2022  •  Artigo  •  3.894 Palavras (16 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 16

AUDITORIA INTERNA: UMA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA EMPRESAS DE MÉDIO E PEQUENO PORTE

                Luiz Felipe de Melo Frota[1]

Allan Eurico de Oliveira Parente[2]

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo geral tratar da importância da auditoria interna no processo decisório de empresas de médio e pequeno porte e suas ferramentas de controle que auxiliam os gestores a identificar a eficácia e a eficiência das atividades operacionais da empresa. Foram abordados conceitos de auditoria, processos de auditoria, controle interno, o processo decisório nas organizações e a importância da auditoria para as médias e pequenas empresas, buscando manter estreitas as conexões entre os auditores e os demais colaboradores da empresa. A finalidade da auditoria interna consiste na melhoria do processo e unificação da linguagem interna, buscando avaliar as informações no sentido de que sejam confiáveis, adequadas, totais e seguras. A auditoria interna também se apresenta como uma atividade que busca avaliar as ameaças e oportunidades, evidenciando seus pontos fortes e fracos e definindo as próprias diretrizes estratégicas voltadas à gestão do negócio. Destaca-se que a Auditoria Interna é indispensável para alcançar o sucesso empresarial, visto que as empresas deste seguimento necessitam de ferramentas que as auxiliem no seu processo de gestão, detectando e prevenindo possíveis falhas, bem como avaliando e examinando as atividades desempenhadas pela mesma. Ao finalizar este estudo, verificou-se que a auditoria interna contribui no processo decisório, sendo sua função de extrema importância na estrutura organizacional, por fornecer uma visão para formação e embasamento teórico-prático a administradores e demais usuários deste instrumento.

Palavras-chave: Auditoria interna. Processo Decisório. Ameaças e Oportunidades.

ABSTRACT

This article aims to address the importance of internal auditing in the decision-making process of medium and small companies and their control tools that help managers identify the effectiveness and efficiency of the company's operational activities. Audit concepts, audit processes, internal control, decision making processes in organizations and the importance of auditing for medium and small companies were addressed, aiming to keep the connections between the auditors and other employees of the company close. The purpose of internal audit is to improve the process and unification of the internal language, seeking to evaluate the information in the sense that they are reliable, adequate, total and safe. Internal auditing also presents itself as an activity that seeks to evaluate threats and opportunities, highlighting its strengths and weaknesses and defining its own strategic guidelines for business management. It should be noted that Internal Audit is indispensable for achieving business success, since the companies in this follow-up need tools to assist them in their management process, detecting and preventing possible failures, as well as evaluating and examining the activities performed by the same. At the end of this study, it was verified that the internal audit contributes to the decision-making process, being its function of extreme importance in the organizational structure, for providing a vision for training and theoretical-practical foundation to administrators and other users of this instrument.

Keywords: Internal audit. Decisional process. Threats and Opportunities.

1 INTRODUÇÃO

A auditoria interna é de fundamental importância para as empresas, pois é através dela que o empreendedor pode garantir um futuro maior e melhor para sua empresa. Uma das funções da auditoria interna e assessorar os empreendedores analisando seus desempenhos diante dos trabalhos realizados e fornecendo um parecer contábil sobre os seus relatórios, evitando assim o risco da empresa passar por dificuldades como fraudes financeiras e erros de execução de tarefas. A auditoria interna é uma das principais ferramentas que a administração dispõe para que seus esforços não sejam em vão, ela também auxilia na busca e no cumprimento de suas metas. É também da área da auditoria interna acompanhar os controles organizacionais em todos os aspectos, ou seja, a auditoria interna de abordar uma postura de controle e monitoramento para que possam contribuir nas decisões dos gestores e resguardar os direitos dos investidores.

O principal objetivo da auditoria interna é auxiliar a administração no cumprimento de suas funções e de suas obrigações, proporcionando objetividade nas análises e recomendações sobre as operações das empresas, facilitando e simplificando o trabalho e melhorando as operações do negócio. Em um mercado cada vez mais competitivo, torna-se indispensável essa ferramenta para as empresas de médio e pequeno porte, ou seja, uma área que assegure e garanta um melhor controle do patrimônio e das atividades da empresa. Empresas de médio e pequeno porte têm demonstrado serem de extrema importância para a economia e para a sociedade brasileira, que vive em um ambiente organizacional e passa por modificações constantes num processo competitivo, onde inúmeros fatores influenciam seu desempenho. Conclui-se, portanto que com o crescimento econômico e o desenvolvimento do país e a alta do desemprego, essas empresas foram crescendo, tanto no comércio como na indústria e na prestação de serviços.

Realizou-se pesquisas bibliográficas sobre os principais conceitos de auditoria, sua origem, sua função e os tipos de auditoria, tendo como foco a auditoria interna, sua posição hierárquica, seus objetivos, bem como o papel e o perfil do auditor interno, proporcionando assim maior conhecimento sobre o tema. Diante do exposto e da importância da auditoria, o presente artigo tem por finalidade demonstrar como são utilizados os procedimentos da auditoria interna nas empresas de médio e pequeno porte, evitando prejuízos irrecuperáveis, gerando um excelente custo de qualidade, minimizando os erros e maximizando os resultados.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Auditoria Interna

A origem da palavra “auditoria” vem do latim auditore que significa “aquele que ouve”. A auditoria surgiu em épocas tão remotas quanto à contabilidade e evoluiu com o avanço da civilização, da medida que surgia a necessidade de verificação da fidelidade da gestão. Sua origem esta fortemente associada com a historia da contabilidade, desde os primórdios sempre esteve relacionada com as atividades econômicas, com controle e verificação dos registros das informações encontradas. Segundo dados históricos a auditoria surgiu primeiramente na Inglaterra por volta do século XIV, ano de 1.314 onde o governo utilizava o exame periódico e sistemático das contas públicas. O surgimento e a evolução da auditoria estão relacionados com o desenvolvimento econômico das empresas, que devido à expansão do mercado e o acirramento da concorrência estão cada vez mais preocupadas em aprimorar os controles e procedimentos internos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (4.4 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com