TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO: um estudo de caso em uma empresa de abastecimento de água no Pará.

Por:   •  4/1/2018  •  Artigo  •  3.920 Palavras (16 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 16

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO: um estudo de caso em uma empresa de abastecimento de água no Pará.

André Charone Tavares Lopes¹

Jônatas Santos da Silva²

Juliana Stefanie dos Santos Freitas³

Kamila Estefany Gama Cordeiro4

RESUMO

A auditoria interna é uma eficiente ferramenta de auxílio para as organizações, a partir dela é possível constatar, a integridade, adequação e eficácia, dos controles internos, como as informações produzidas a partir destes. O presente artigo possui estilo descritivo e abordagem qualitativa. A metodologia utilizada para evolução deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e de campo em uma empresa de grande porte que presta serviços de abastecimento de água no estado do Pará. Onde foi possível comprovar o quanto a auditoria interna e essencial para o êxito operacional em virtude de proporcionar aos gestores informações úteis e consistentes para a tomada de decisão, com perspectivas voltadas para obtenção e resultados positivos futuros, contribuindo para minimizar os erros e maximizar os resultados.

Palavras-chave: Auditoria interna, Ferramenta de auxilio a gestão, controle e planejamento.

Abstract

The internal audit is an efficient tool of assistance for the organizations, from which it is possible to verify, the itegrity, efficiency and adequacy of internal controls, how informations are produced from these. This article has descriptive style and qualitative approach. The metheodology used for the development of this work was the bibliographical and field research in a large company that provides services of water supply in the state of Pará. Where it was possible to prove how much the internal audit is essential for operational sucess, by virtue of providing managers with useful and consistent information for decision-making, with prospects focused on obtaining and future positive results, contribuiting to minimize errors and maximize results.

Key-words: Internal audit, Tool of auxiliary management, Control and planning.

  1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da profissão do contador na atividade de auditoria foi estruturado, fundamentalmente, na necessidade que tinham os usuários da informação contábil de contar com uma opinião independente e objetiva que agregasse credibilidade e confiabilidade às manifestações que a gerência faz, por meio das demonstrações contábeis, sobre a situação econômica e financeira da entidade. Para definir esse fato, Crepaldi (2016), afirma que, com o tempo surgiu a necessidade dos usuários da contabilidade em possuírem informações mais consistentes acerca do patrimônio das entidades. Para suprir esse desprovimento, nasce a auditoria, com o objetivo de auxiliar a alta gestão, sendo classificada em: auditoria interna e auditoria externa.

Este trabalho tem como foco a análise da auditoria interna, considerando que esta procura avaliar a efetividade dos controles internos e transações dentro das organizações e caso haja alguma falha, sugerir melhorias. Sendo assim, a auditoria interna se tornou uma ferramenta de gestão muito importante, auxiliando os gestores na tomada de decisão e na busca de suas metas, Zanella e Cândido debatendo essa ideia declaram:

É fundamental que as empresas tenham pleno conhecimento das condições em que estão operando e, para que isso aconteça, devem dispor de eficientes sistemas de controle e informação. As técnicas de auditoria interna, aplicáveis nas áreas administrativa e operacional, poderão viabilizar os controles e as informações. (ZANELLA; CÂNDIDO, ? pg. 9).

Considerando a competitividade no mercado atual, onde as organizações procuram aprimorar cada vez mais seus recursos disponíveis, para assim fornecerem um serviço de qualidade. A auditoria interna é de grande importância dentro das empresas, pois consegue suprir de forma integral as demandas do mercado no quesito gestão, onde a mesma procura auxiliar os gestores no processo de decisão, para que estes consigam alcançar os seus objetivos, e com isso, através de seus procedimentos e técnicas, proporcionar redução nos custos.

Neste sentido, esse trabalho tem como objetivo geral verificar a eficiência da auditoria interna no processo decisório dentro das organizações, através de um estudo de caso realizado em uma empresa de economia mista, esclarecendo conceitos acerca da auditoria interna. Com isso, são apontados como objetivos específicos: constatar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações produzidas a partir destes, além de comprovar a importância da auditoria interna como ferramenta de apoio a gestão dentro das entidades, e por fim, esclarecer que mesmo que o custo relacionado à implantação deste departamento seja elevado, os benefícios gerados através deste são imensuráveis.

  1. MATERIAL E MÉTODOS.

Para o desenvolvimento do presente artigo foi utilizada a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. O método responsável pela evolução do projeto foi a utilização de livros e artigos científicos como fundamento para informações e opiniões analíticas que expliquem em que contexto surgiu a auditoria, suas técnicas, seus conceitos e para, principalmente, expressar a importância da utilização da auditoria interna como ferramenta dentro das entidades, adquirindo uma visão histórica e atual deste aspecto.

Para demonstrar a utilidade prática da auditoria interna no processo decisório, foi realizada uma entrevista de caráter qualitativo com formulário estruturado de perguntas abertas e fechadas, em busca de dados que expressem a qualidade desta ferramenta dentro das entidades, com foco em uma empresa de grande porte, selecionada através de amostragem não probabilística, seguindo o modelo de entrevista estruturada, no qual de acordo com LODI (1974), o entrevistador deve possuir um roteiro pré-definido, onde as perguntas já devem estar elaboradas. A entrevista foi aplicada a pessoas escolhidas previamente, com objetivo de obter respostas dos entrevistados utilizando questões elaboradas a respeito do assunto apresentado.

  A entrevista foi aplicada com questões acerca de atividades do cotidiano operacional da organização abordada, que possibilitam informar, de forma precisa, se as informações produzidas, através dos controles internos, podem ser passiveis de segurança e confiabilidade. Apresentando o quanto a auditoria interna pode ser útil para a prevenção de distorções relevantes, por intermédio das vistorias constantes desses controles existentes, por fim, com base nisso, expor o grau de eficácia e controle que a auditoria interna possui para um desenvolvimento organizacional mais adequado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (201.1 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com