TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTOR CONCEITO CARACTERÍSTICAS DOS CONCEITOS E DA ERA

Por:   •  28/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITOS DA QUALIDADE

A definição de qualidade é interpretada de maneiras diferentes por cada pessoa a qual é perguntada. Levando isso em consideração Garvin (1987), realizou um estudo onde coletou diversas definições de qualidade e acabou dividindo a definição em cinco abordagens diferentes, sob o olhar de áreas e necessidades diferentes, assim ficou dividido em transcendental que define qualidade como excelência; baseada no usuário para quem a qualidade é algo variável subjetivo; baseada no produto, que tem como definição a qualidade ser uma variável precisa; baseada no valor onde mistura a excelência com o preço e a baseada na produção que a define com variável mensurável.

Não se pode esquecer de que a qualidade vem sendo abordada há décadas, desde o começo com artesões que estavam presentes e dominava todo o ciclo de produção do produto criado, nessa época o artesão cuidava de todos os processos do seu negócio, e sabia que para atrair lucro precisava fabricar produtos de alta qualidade para que fosse indicado e recomendado para outras pessoas, assim aumentando sua reputação.

TABELA 1 – EVOLUÇÃO DA QUALIDADE.

AUTOR CONCEITO CARACTERÍSTICAS DOS CONCEITOS E DA ERA

Walter A. Shewhart “A qualidade é subjetiva e objetiva” Criou o gráfico de controle e o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir). Adotado na Era da Inspeção.

William Edwards Deming “Qualidade é a satisfação das necessidades do cliente em primeiro lugar” 14 pontos de diretrizes para a Gestão de Qualidade.

Adotado na Era do Controle.

Joseph M. Juran “qualidade é adequação ao uso”

“Qualidade é uma barreira de proteção a vida”. Abordagem de custos de qualidade (falhas, prevenção e avaliação). Trilogia da qualidade (planejamento, controle e melhoria).

Adotado na Era da Gestão.

Armand Feigenbaum “Qualidade é a composição total das características de marketing, projeto, produção e manutenção dos bens e serviços, através dos quais os produtos atenderão às expectativas do cliente” Formulou o sistema de Controle Total da Qualidade (TQC).

Adotado na Era do Controle.

Philip B. Crosby “Qualidade é conformidade às especificações” Programa Zero Defeito.

Adotado na Era da Gestão.

Kaoru Ishikawa “Qualidade é satisfazer radicalmente ao cliente, para ser agressivamente competitivo” Sete ferramentas de qualidade ( análise de Pareto, diagrama de causa-efeito, histograma, folhas de controle, diagramas de escala, gráficos de controle e fluxos de controle).

Adotado na Era da Gestão.

Genichi Taguchi “Qualidade é a diminuição das perdas geradas por um produto, desde a produção até seu uso pelos clientes” Técnicas de projeto de experimento e função perda da qualidade.

Adotado na Era da Integração de Sistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com