TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AV2 UVa fundamentos de marketing

Por:   •  30/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

TAINÁ SOARES MACEIÓ

ECONOMIA INTERNACIONAL E COMERCIO EXTERIOR
AVALIAÇÃO UNIDADE 3 E 4

RIO DE JANEIRO
2018

  1. Descreva os avanços e as dicotomias gerados a partir do progresso tecnológico e da globalização financeira.

Atualmente, estamos numa sociedade com elevado grau de desenvolvimento científico e tecnológico, a todo momento novas tecnologias são desenvolvidas e mais avanços vem surgindo, principalmente nas areas medica, armamentista e digital. Mas esses avanços são de extrema importancia economica e para a sociedade. O mundo esta em constante mutação e a sociedade cada vez mais se torna consumista, mas além disso, os avanços, movimentam a economia internacional principalmente pela concorrência.

Com o avanço da tecnologia e da globalização financeira, passou a existir uma interação econômica maior,isto é, a nível mundial, expandido fluxos internacionais de bens, serviços e capitais.  A globalização financeira trouxe diversas vantagens e aspectos financeiros positivos como: maior disponibilidade de poupança,maior eficiência nos investimentos, direcionando os recursos existentes para as oportunidades mais produtivas, disponibilização de instrumentos para melhor gerenciamento de riscos financeiros, por parte de governos e empresas, e maior facilidade de financiamento de déficits fiscais.

Porém, mesmo com tantas vantagens, há algumas desvantagens. Para diversos países, alguns beneficios, viram desvantagens, devido por exemplo a desigualdades sociais  e culturais que acabam por gerar diferentes valores. Além disso, o rol dos problemas encarados pelos países em desenvolvimento, devido à súbita exposição às tentações e rigores de um mercado financeiro globalizado, aumenta cada vez mais, como por exemplo os efeitos cambiais e monetários. Outra desvantagem que ocorre é em países emergentes que se defrontem com dificuldades e vários problemas, como riscos de volatilidade cambial, de elevação de juros, de aumento do passivo interno, e de vulnerabilidade a choques externos.

Nesse contexto, podemos dizer que as vantagens e desvantagens da globalização financeira e avanços tecnológicos tem especial importância para as nações em desenvolvimento.

  1. Analise o papel dos organismos multilaterais para a inserção dos países menos desenvolvidos no mercado mundial. Exemplifique.

Organismos ou organizações internacionais, também chamados de instituições multilaterais, são entidades criadas pelas principais nações do mundo com o objetivo de trabalhar em comum para o pleno desenvolvimento das diferentes área da atividade humana: política, economia, saúde, segurança, e outros. Algumas das mais importantes organizações internacionais são: ONU, OCDE, OMS, OEA, OTAN, BIRD, FMI e OMC. Todos eles apresentam formas de incentivo e controle na inserção de países menos desenvolvidos.

A OMC por exemplo, desde o inicio de suas atividades vem atuado como a principal instância para administrar o sistema multilateral de comércio. A organização tem por objetivo estabelecer um marco institucional comum para regular as relações comerciais entre os diversos Membros que a compõem, estabelecer um mecanismo de solução das controvérsias comerciais, tendo como base os acordos comerciais atualmente em vigor, e criar um ambiente que permita a negociação de novos acordos multilaterais e plurilaterais entre os Membros.

A primeira rodada de negociações multilaterais no âmbito da Organização Mundial do Comércio sob a denominação indicativa de Rodada de Desenvolvimento de Doha, os Ministros das Relações Exteriores e de Comércio comprometeram-se a buscar a liberalização comercial e o crescimento econômico, com ênfase nas necessidades dos países em desenvolvimento. As negociações incluem: agricultura, comércio de serviços, regras, comércio e meio ambiente, facilitação de negócios e alguns aspectos de propriedade intelectual e. Uma discussão horizontal sobre tratamento especial e diferenciado a favor de países em desenvolvimento procurou assegurar que suas necessidades especiais fossem contempladas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (298.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com