TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos marketing

Por:   •  5/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

[pic 2]

SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E APLICADA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA

Disciplina:

FUDAMENTOS DE MARKETING

Atividade:

EDAP43_U1AD2

Pólo/Tutor:

RIO NEGRO/ROSSANA

Estudantes:

SILVIA MARIA DE MOURA LUNKES

Atividade individual 2 (EDAP43_U1AD2).

Valor: 5 pontos - Tempo estimado de atividade: 04 horas. Data de entrega: 03/03/2014. Após a leitura da unidade 03 da bibliografia básica, responda as seguintes perguntas:

1. Defina microambiente de marketing e faça uma representação gráfica das forças que o representam.

O microambiente é a totalidade de forças e de entidades que envolvem e potencialmente afetam o marketing da empresa, sendo a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos; segundo Kotler são sete tipos de públicos: púbico financeiro; público da mídia; público do governo; público de defesa do consumidor; público local; e o público geral.

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

Figura 1-  MICROAMBIENTE

2. Como os intermediários podem afetar as empresas na relação com o consumidor? Responda apresentando um exemplo de como isto pode ocorrer.

Intermediários de marketing são organizações contratadas pelo produtor do produto a promover, vender e distribuir os produtos para o consumidor final. Os intermediários podem ser:

  • Os intermediários (atacadistas e varejistas) podem afetar o relacionamento da empresa não dando devida atenção ao produto, exemplo não dispondo o produto em um bom local nas gôndolas e prateleiras dos supermercados os quais poderão ter suas vendas comprometidas.
  • Outro exemplo é a empresa (logística) que não entrega o produto no tempo acordado com o cliente ou até danificado.
  • Ou o fornecedor que não entrega o produto a tempo ou com a qualidade comprometida.

3. Quais são as forças que compõem o macroambiente da empresa e que afetam as decisões de marketing?

As forças que compões o macroambiente são forças incontroláveis que influenciam todo o ambiente do negócio de uma empresa, são seis as forças macroambientais que afetam as decisões de marketing de uma empresa:

Forças demográficas: pode ser aumento, diminuição ou mudança de faixas etárias da população que afetam e muito as decisões de marketing. 

Forças econômicas: comprometem a vontade e a capacidade dos consumidores de comprar produtos ou serviços.

Forças socioculturais: O profissional de marketing deve estar atento as mudanças culturais da sociedade em que operam. Porque a maneira de ver a necessidade a certos produtos muda com o tempo e pode ser diferente entre os vários grupos sociais.

Forças naturais: As mudanças provocadas pelo homem têm causado muitas mudanças no planeta, umas boas e outras ruins e isto tem despertado um interesse ecológico em muitos consumidores e despertando nas empresas a iniciativa de preservação ambiental e afim.  

Forças tecnológicas: Devido as mudanças tecnológica ocorrerem cada vez mais rápido os profissionais de marketing necessitam compreender como os desenvolvimentos nessa área podem influenciar em muito as empresas e as atividades de marketing.

Forças político-legais: Mudanças nas leis do país, atingem profundamente o marketing, pois as mudanças na economia, afetam as empresas e surgem restrições e ou oportunidades  influenciados por estas decisões.

4. Quais os componentes do Sistema de Informação de Marketing (SIM) e em que consiste cada um?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (167.4 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com