TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS MARKETING, DIAGNOSTICO ORGANIZAIONAL

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR II

CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CARLOS ANTÔNIO DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

 

[pic 3]

VIÇOSA

2014


CARLOS ANTÔNIO DA SILVA

 

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia de Processos Gerenciais – Módulo II da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Produção Textual Interdisciplinar Individual.

Orientadores:   Prof. Marcos Roberto Marques

   Profª. Karen Hiramatsu Manganotti

   Profª. Mônica Maria Silva

   Prof. Edilson Gonçalves Moreira

   Profª Regina Célia Adamuz

   Prof.Julio Zamarian

   Prof.Henry Tetsuji Nonaka

                                                            

VIÇOSA

2014


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO          1

2. Desenvolvimento          2

3. Conclusão          6

4. Referências bibliográficas         7


Introdução

        O presente trabalho objetiva mostrar como está acontecendo o mercado de franquias no Brasil. Este ramo, conforme os textos oferecidos para análise vêm sofrendo diversas mudanças e para não serem pegos de surpresa, os empreendedores desta área devem voltar seus olhos para as mudanças de mercado e de comportamento do consumidor.

        O texto apresentado demonstra também que as informações são importantes para quem está neste ramo, mas, o mais importante ainda é ter o conhecimento técnico para administrar com eficiência as informações do mercado que estão voltadas fidelizar cada vez mais o cliente e, com isso se manter no mercado por tempo indeterminado.

Desenvolvimento

Fundamentos do marketing

        Pode-se dizer que Marketing é o processo social e gerencial através do quais indivíduos  e  grupos  obtêm  aquilo de que necessitam por meio da criação e troca de produtos e valores.

        Para que esta definição seja melhor entendia é necessário que se examine cuidadosamente os seguintes elementos: necessidade, desejos, demanda, produtos, trocas, transações e mercados.

        Dentro deste contexto pode afirmar que verdadeiro papel do marketing é proporcionar  momentos  mágicos e encantadores  antes  e  após  a compra procurando fidelizar e atrair cada vez mais os clientes a  importância  do  marketing  hoje  na empresa moderna se deve a importantes fatores tais como:

— A grande dificuldade da empresa em manter seu market share que a participação em porcentagem de mercado que o produto representa e opcupa;

— A redução do consumo;

— Avanços tecnológicos;

—  Melhor qualidade

—  Menor Preço

— Dificuldade dos meios de comunicação em estimular o consumo.

No caso das franquias o mais importante não é ter informações mas ter a capacidade de gerenciar essas informações apresentando diferenciais para os clientes dos produtos e para aqueles que irão representar a empresa, que é o franqueado.

        Uma das ferramentas principais para fidelizar o cliente é o relacionamento que terá a função de influenciar e atrair o consumidor fazendo com ele se transforme de consumidor potencial para consumidor fiel. Para isso é necessário conhecer as necessidades dos clientes antecipando essas ações dos concorrentes que, em determinado momento, será também obrigado a criar também um diferencial.

        Quanto aos indicadores tem-se como exemplo A curva de experiência ABC, também conhecida como Análise de Pareto, ou Regra 80/20, é um estudo que foi desenvolvido por Joseph Moses Juran, um importante consultor da área da qualidade que identificou que 80% dos problemas são geralmente causados por 20% dos fatores. O nome “Pareto” vem de uma homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto, que em seu estudo observou que 80% da riqueza da Itália estava na mão de 20% da população. E boa parte do entendimento da Curva ABC se deve à análise desenvolvida por Pareto.

        A Curva ABC recebeu este nome em decorrência da metodologia utilizada, veja a explicação detalhada abaixo: de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total; de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total; de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total.

         Aqui é importante ressaltar que os parâmetros descritos acima não podem ser encarados como uma regra matematicamente fixa e exata. Estes itens podem variar de organização para organização nos percentuais descritos. Por isso, é preciso muita atenção na hora de realizar a análise.

        No caso das franquias ou no caso de produtos de modo geral, demonstra que produto ou serviço de Qualidade é  aquele  que  atende  perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo às necessidades e desejos do cliente.

        Para encontrar pessoas é preciso ter a consciência de consumidor não é o mesmo de 10 ou 15 anos atrás. Ele não é um mero espectador, que recebe e aceita todas as informações sem questionar. O consumidor quer inovação, tecnologia e sustentabilidade. E, quanto mais perto destas três características o merchandising conseguir chegar, maior a possibilidade de sucesso em vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (313.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com