TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA FUNDAMENTOS DE MARKETING UVA EAD

Por:   •  18/2/2021  •  Exam  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 2

SITUAÇÃO PROBLEMA

Endomarketing em nova perspectiva

Redija um resumo sobre a Relevância do endomarketing no crescimento das empresas, tomando como norte o texto base contido na atividade e, no mínimo, dois materiais atualizados sobre o tema.

Com a globalização e a entrada de novas correntes no mercado, as empresas notaram a necessidade de repensar diversas questões; da maneira de administrar até a forma de se relacionar com seus colaboradores. Assim, as empresas passaram a investir em estratégias para fidelizar seus funcionários, ao perceber que quanto mais satisfeitos eles estiverem, mais motivados ficarão em se dedicar nas suas funções, tornando a empresa mais competitiva no mercado.

O endomarketing entra nesse contexto como uma estratégia para a gestão de pessoas, através das ações de marketing voltadas para o público interno da empresa. De acordo com Bekin (1995), ele possui 3 principais pilares: motivação, integração e comunicação. Pode-se expandir esse entendimento compreendendo que o endomarketing visa construir e manter bons relacionamentos com seus colaboradores, implicando no comprometimento desses com os objetivos e valores da instituição. Essa medida acarreta no aumento da qualidade dos bens e serviços e da produtividade dos clientes internos e processos, o que se reflete no desempenho e valor de mercado da organização.

É importante ressaltar que o capital humano é um dos bens mais preciosos das instituições. O endomarketing propõe um alinhamento entre os objetivos individuais de cada colaborador aos objetivos organizacionais. Uma vez que o capital humano é instável; as empresas precisam investir no seu desenvolvimento e o imergir na cultura da empresa, sendo capaz de conhecer suas aspirações para a construção de estratégias que o abranja, garantindo a manutenção desses talentos. Isso pode ser feito através de benefícios e incentivos que motivem as pessoas a permanecerem na organização.

De acordo com o apresentado, o endomarketing é extremamente relevante para o crescimento das empresas uma vez que é capaz de manter seus colaboradores satisfeitos e alinhados com os objetivos da organização. Ele influencia diretamente na construção de um bom clima organizacional implicando no engajamento do seu público interno que se sentirá motivado em garantir o melhor desempenho ao cliente externo. Essa relação produtiva, saudável e duradoura com seu capital humano é fundamental para o desenvolvimento, crescimento e aumento do valor de mercado das empresas.

Referências Bibliográficas

Rocha, E. A. (2019). ENDOMARKETING: COMO O ENDOMARKETING PODE CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DA ORGANIZAÇÃO. Itapecerica da Serra.

Rodrigues, I. G. (jul./dez. de 2017). A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DE ENDOMARKETING PARA A VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO E O CRESCIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES. Revista Campo do Saber, vol.3, 2ed., pág. 67 - 82.

(s.d.). Unidade 3: Disciplina EAD Fundamentos de Marketing - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING. Universidade Veiga de Almeida. Rio de Janeiro: UVA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com