TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Atividade

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Nome do Curso

Unidade de Ensino: Nome da Unidade

Nome

RA

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de Anápolis

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 4]

  1. Introdução

Nos dias atuais falamos muito em valores, ética, transparência, mas na prática isso não é vivido por boa parte da população. Isso implica muito na carreira profissional que escolhemos, pois, cada profissão tem suas exigências e para escolher não basta apenas ter afinidade, tem que observar também se os nossos valores pessoais condizem com o que esta profissão exige. Um dos exemplos dados nos materiais fornecidos foi a profissão de advogado, que é uma profissão que exige manter segredo, que não se deve compartilhar os assuntos de trabalho, para isso deve-se verificar se a pessoa que tem afinidade com essa profissão realmente está apta a exercê-la.

Outro assunto abortado é o caso da Petrobrás que está sendo investigada pela operação Lava Jato, por corrupção, desvio e lavagem de dinheiro. Uma empresa que vende uma imagem de que trabalha com ética, responsabilidade e contra a corrupção, mas que seu líder não vivia esses valores.

  1. Desenvolvimento

Iniciamos este material com o questionamento tema: “Existe uma profissão certa para cada pessoa?”, com base nos materiais oferecidos percebemos que a base para a esta resposta é o caráter, a ética, não basta apenas gostar de tal profissão e querer seguir carreira, é necessário se auto-conhecer, saber até onde vai a sua honestidade e levar em conta quais os impactos que esta decisão pode causar.

É comum que profissionais tomem suas decisões de carreira baseados apenas em contingências externas. Entretanto, estas contingências mudam e, se cada um não levar em consideração seus próprios valores, crenças e objetivos de vida antes de fazer suas escolhas, possivelmente ocorrerão insatisfações durante sua trajetória. (EXAME, 2013, p.1-3)

Além destes aspectos, é importante que nossos valores sejam os mesmos da empresa em que trabalhamos, para que um não corrompa o outro e vice- versa, chegando ao ponto de impactar drasticamente.

Uma palavrinha tão pequena, mas que tem um grande peso e que circunda este tema é a ética, segundo os dicionários, ética é o conjunto de regras e preceitos que ditam os valores e a moral de um grupo ou de uma sociedade, é o que orienta o comportamento humano. Com base nessa definição de ética, podemos falar um pouco mais sobre a nossa motivação para a escolha de uma profissão: nossa conduta ética condiz para o que é exigido na profissão escolhida? Visto que há muitas profissões que exigem sigilo, responsabilidade, comprometimento e que se houver um deslize o dano é grandiozo.

A empresa aparesentada para o estudo é a Petrobrás, antes de aprofundar no assunto vamos conhecer um pouco de sua história:

A Petrobrás foi instituida no ano de 1953 pelo então presidente Getúlio Vargas, tendo como principal objetivo a exploraração petrolífera no Brasil, sendo uma estatal de capital aberto, onde o Governo Federal do Brasil desempenha o papel de maior acionista.

No decorrer de sua existência, foi premiada inúmeras vezes e já esteve entre as 5 maiores petrolíferas de capital aberto do mundo, em 2010 ficou conhecida mundialmente por efetuar a maior capitalização de capital aberto da história.

A partir do ano de 2014 a Petrobrás sofreu grandes prejuízos por causa da corrupção, desvio e lavagem de dinheiro, onde está passando por investigações na operação Lava Jato, operação da Polícia Federal que investiga os esquemas de lavagem e desvio de dinheiro que envolve a Petrobrás.

Na sua página, podemos observar alguns de seus valores citados: Desenvolvimento Sustentável, Integração, Prontidão para mudanças, Ética e Transparência.  No tópico sobre a Ética tem a citação “nosso negócios, ações, compromissos e demais relações são orientados pelos Princípios Éticos da Petrobrás” (PETROBRÁS, 2016, p.1), diante disso, e de tudo o que aconteceu nos últimos meses no Brasil, o q dizer sobre essa conceituação desse valor? Foram tantos escândalos de nível nacional e internacional que como consequência a economia do país começou a desandar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (343.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com