TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVANÇOS NA PESQUISA E O IMPACTO DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Por:   •  22/6/2019  •  Artigo  •  2.923 Palavras (12 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 12

AVANÇOS NA PESQUISA E O IMPACTO DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Pedro Cesar Rodrigues Norbiato RA 1811553 [1]

RESUMO

Dentro da área de Engenharia de Produção, ocorrem relatos de produtos e serviços que auxiliam nos serviços prestados pelos Engenheiros e com o intuito de verificar essas influências, será desenvolvida neste artigo uma pesquisa bibliográfica que aponte para o impacto dos avanços na pesquisa e suas consequentes inovações tecnológicas na área de Engenharia de Produção. Para tanto, partiu-se da seguinte pergunta: que avanços surgiram na área de pesquisa dentro de Engenharia de Produção que são responsáveis pelas inovações tecnológicas que afetam a oferta de serviço prestado por esta área da Engenharia? Com o objetivo de verificar quais são os avanços na pesquisa, partiu-se principalmente para a análise das inovações tecnológicas na área de Engenharia de Produção, uma vez que a partir dessas inovações é possível identificar a importância da pesquisa para que qualquer avanço ocorra e assim, o trabalho do Engenheiro de Produção possa ser otimizado e possam ocorrer atividades mais ágeis e melhor organização das ações deste profissional frente às ações desenvolvidas em seu dia a dia. Buscou-se a partir das bases de dados Scielo e Google Academic, artigos publicados que abordem tal tema, com o objetivo de embasar esta pesquisa, bem como destacar o que há de novo na área da Engenharia.

Palavras-chave: Pesquisa científica, avanços tecnológicos, Engenharia de Produção.

ABSTRACT

In the area of ​​Production Engineering, reporting on products and services that assist in the services provided by Engineers and in order to verify these influences, it will be necessary this article a bibliographical research that points to the impact of the advances in the research and its consequences of technological innovations in the area of ​​Production Engineering. Regarding the part of the following question: What changes occurred in the area of ​​Production Engineering that is responsible for the technological innovations that affect a service provided by this area of ​​Engineering? In order to carry out the advanced research, an important part for an analysis of the technological innovations in the area of ​​Production Engineering, since innovation is a question of the research so that any progress is thus and so The work of the businessman can be optimized and make activities more geared to day-to-day activities. From the Scielo and Google Academic databases, articles have been used in this subject were searched, with the objective of making this research, as well as what is new in the area of ​​Engineering.

Keywords: Scientific research, technological advances, production engineering.

1 INTRODUÇÃO

Frente a um mundo que a cada dia lança - em todas as áreas possíveis - diversos produtos e serviços que facilitam muito a vida das pessoas, a Engenharia de Produção, não poderia ficar distante dessas mudanças. As Inovações Tecnológicas, que não apenas apresentam novos produtos e serviços no mercado, como também modificam para melhor alguns já pré-existentes, influencia e melhora bastante o dia-a-dia das pessoas. Mas, para tanto, é necessário que haja um número crescente de pesquisas nesta área.

Dentro da área de Engenharia de Produção, ocorrem relatos de produtos e serviços que auxiliam nos serviços prestados pelos Engenheiros e com o intuito de verificar essas influências, será desenvolvido neste artigo uma pesquisa bibliográfica que aponte para o impacto das inovações tecnológicas na área de Engenharia de Produção, e os avanços na pesquisa que vem ocorrendo neste setor. Para tanto, partiu-se da seguinte pergunta: que avanços surgiram na área de pesquisa dentro de Engenharia de Produção que são responsáveis pelas inovações tecnológicas que afetam a oferta de serviço prestado por esta área da Engenharia?

Com o objetivo de verificar quais são os avanços na pesquisa, partiu-se principalmente para a análise das inovações tecnológicas na área de Engenharia de Produção, uma vez que a partir dessas inovações é possível identificar a importância da pesquisa para que qualquer avanço ocorra e assim, o trabalho do Engenheiro de Produção possa ser otimizado e possam ocorrer atividades mais ágeis e melhor organização das ações deste profissional frente às ações desenvolvidas em seu dia a dia.

Para tanto, buscou-se a partir das bases de dados Scielo e Google Academic, artigos publicados nos últimos 5 anos que abordem tal tema, com o objetivo de embasar esta pesquisa, bem como destacar o que há de novo na área da Engenharia.

2 – REVISÃO DE LITERATURA

2.1 O que são Inovações tecnológicas?

Xavier et al (2015) enfatizam que diante das mudanças mercadológicas e das demandas do mundo contemporâneo, há uma grande necessidade de otimizar os trabalhos nas empresas, com o propósito de atender aos interesses sociais. Para tanto, diante de tais exigências, há uma grande necessidade das empresas sempre estarem em busca de inovações.

Soares et al (2015) afirmam que as inovações tecnológicas é toda nova tecnologia ou aperfeiçoamento de produtos já existentes, que podem ser aprimorados a partir da necessidade de uso. Desta forma, os autores destacam que a prática da inovação como estratégia de trabalho passa a permitir que as empresas busquem evoluir produtos e serviços, e com isso garantem seu espaço no mercado e vantagem na competição pela preferência do cliente. Porém, há que se destacar que para que haja tal inovação é necessário que haja pesquisa para detectar o que há de necessidade na área.  

Xavier et al (2015) afirma que frente a essas necessidades, surge também a reflexão sobre os problemas e desafios globais que diante dos avanços tecnológicos surgem, principalmente a partir da revolução industrial, e que proporcionou uma grande preocupação do mundo quanto ao desenvolvimento de modo sustentável. Até mesmo este pensamento tem se pautado em questionamentos científicos, que observam o crescimento empresarial e seus possíveis impactos no mundo moderno.

Soares et al (2015)  afirma que a partir dessas reflexões, ocorrem inovações, que partem da necessidade social. Assim, os autores destacam que inovação é um fator essencial que coopera para que as organizações se desenvolvam tanto na elaboração de novos produtos, processos e formas de se administrar ou melhoramento dos mesmos. A partir da pesquisa e de percepção das necessidades, as inovações são constantes, por exemplo, em empresas de grande porte, e a partir desses fatores, o resultado dessas inovações é convertido em vantagens competitivas, já que as grandes organizações se inquietam frente ao desenvolvimento de novos produtos para melhor atender seus consumidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com