TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Sistêmica da Administração

Por:   •  20/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem Sistêmica da Administração

A teoria clássica da administração passou por uma lente e crescente ampliação do foco, da abordagem clássica até a abordagem sistemática. A abordagem clássica e todas as outras ciências foram influenciadas por três fundamentos que dominavam o reducionismo, pensamento analítico e mecanismo . A abordagem sistemática baseia-se no estudo ou na solução com um todo, por uma visão geral e era formado por três fundamentos o expansionismo, pensamento sintético e a tecnologia.

Cibernética: A cibernética surgiu como uma ciência para ocupar o espaço em branco entre as outras ciências e para fazer com que cada ciência utilizasse o conhecimento desenvolvido pela outra. É a ciência da comunicação e do controle, entende os processos e sistemas e transforma em informação e sua concretização em processos. Os principais conceitos da Cibernética: Sistemas é uma junção de elementos que estão interligados realizando uma atividade para alcança r um objetivo; Modelos é o retrato do sistema. A construção de um modelo deve ser levado em conta o isomorfismo e o homomorfismo. Os sistemas são isomorfos quando são iguais a outra forma. Os sistemas homomórficos quando tem diferença de forma, nem sempre na mesma dimensão.

Conceitos de Sistemas

• Conceito de Entrada (Input), saída (Output) e Caixa Preta (Black Box): Na entrada o sistema recebe materiais/informação/energia que são necessários para a execução do sistema, processando ou transformando essas entradas em saídas. No de saída o resultado final da execução do sistema. Através da saída o sistema transmite para o ambiente externo aquilo que foi operado; Na Caixa Preta (Black Box) é o sistema com interior inacessível, ou seja, não pode ter o seu interior acessado, o que torna desconhecido por dentro só tendo conhecimento “por fora”.

• Retroação (feedback): A retroação é a confirmação se o sistema esta funcionando bem cumprindo com os seus objetivos.

• Homeostasia: A homeostasia é um equilíbrio dinâmico adquirido através da auto-regulação, ou seja, através do autocontrole.

• Informação: O conceito de informação deve ser ligado a dois outros conceitos: o de dados e o de comunicação.

• Teoria da Informação: é composta por seis componentes fonte, transmissor, canal, receptor, destino e ruído.

• Redundância: Coloca no sistema de comunicação certo capacidade de eliminar o ruído e prevenir distorções e engano na recepção da mensagem.

• Entropia: Significa que partes do sistema perdem a sua junção e comunicação entre si tendo como consequência a perca de informação, perca energia, decomponha e degenere.

• Sinergia: Quando duas coisas juntas funcionam e causam um efeito muito maior do que um só pode causar. Consiste na multiplicação das partes de um sistema alcançando melhores resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com