TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adiminstração de micro e pequenas empresas

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

POLO PRESENCIAL (EDUCANDÁRIO SAGRADOS CORAÇÕES) - BARRETOS/SP

CELSO ADEMIR MESSIAS – RA: 219134

ERYCK BRETANHA SULEIMAN – RA: 265909

LUIZ RICARDO VENTURA DE LIMA – RA: 237922

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

UMA ABORDAGEM DA GESTÃO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

BARRETOS – SÃO PAULO

2013

[pic 2]

POLO PRESENCIAL (EDUCANDÁRIO SAGRADOS CORAÇÕES) - BARRETOS/SP

CELSO ADEMIR MESSIAS – RA: 219134

ERYCK BRETANHA SULEIMAN – RA: 265909

LUIZ RICARDO VENTURA DE LIMA – RA: 237922

ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Trabalho apresentado ao prof.(a) Ma. EAD Mônica Satolani e tutor EAD Henrique Iacovo Irineu de Souza da disciplina, Administração de Micro e Pequenas Empresas como requisito parcial para obtenção da média semestral.

BARRETOS – SÃO PAULO

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1) COMO SE DEFINE MICRO E PEQUENA EMPRESA?        

2) QUAIS OS DESAFIOS DO MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR?        

3) QUAIS SÃO OS RISCOS DE ABRIR UM NOVO NEGÓCIO?        

4) ELEMENTOS DA ESTRUTURA DO CAPITAL DE GIRO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA        

5) COMO ADMINISTRAR E QUAL A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL DE GIRO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA?        

6) O QUE É CUSTEIO VARIÁVEL E SUA IMPORTÂNCIA NA TOMADA DE DECISÃO SOBRE O MIX DE PRODUTOS NA MICRO E PEQUENA  EMPRESA?        

7) CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho é parte da analise sobre as definições das pequenas organizações, quais os desafios do pequeno empreendedor no mercado competitivo, quais riscos este empreendedor acarreta na abertura de um novo negocio, e simultaneamente uma breve abordagem do gerenciamento do capital de giro e os elementos da estrutura da formação de capital na micro e pequena empresa e também a importância da interpretação contábil do custeio variável com foco na tomada de decisão em meio ao lançamento de novos produtos no mercado.

1) COMO SE DEFINE MICRO E PEQUENA EMPRESA?

Podemos considerá-las como um negocio pequeno pelo fato de estas terem apenas um individuo ou um pequeno grupo de investidores, operando em uma área geograficamente restrita e tendo um pequeno numero de empregados.

Justificativa: Especificar padrões de tamanho para definir pequenas empresas é algo necessariamente arbitrário porque as pessoas adotam padrões diferentes para propósitos diferentes. Além disso, uma empresa pode ser descrita como pequena quando comparada com empresas maiores, mas grande quando comparada com menores. E as empresas entre esses tamanhos seriam classificadas como grandes ou pequenas com base em pontos de vista individuais.

2) QUAIS OS DESAFIOS DO MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR?

O micro e pequeno empreendedor têm inúmeros desafios impostos dentro do contexto microempresarial, como os seguintes: Equilíbrio de fluxo de caixa (entrada e saída dos recursos financeiros), gerenciamento de capital de giro da empresa, relações com fornecedores e compradores, adaptação do negocio ao sistema burocrático, apropriação de capital próprio e não de terceiros, entre outros.

Justificativa: O micro e pequeno empreendedor é o indivíduo em si, que busca a pratica de empreender, ou seja, investir em um novo negócio, oferecer um diferencial em um novo produto ou serviço, ou até mesmo em determinado produto e serviço já ofertado no mercado, sempre com o propósito de atender as necessidades de todos os clientes (empresas/sociedade ou consumidor final), e com isso estabelecer o retorno do investimento necessário para a longevidade do negocio e o sucesso empresarial.

Diante a realidade do mercado onde os nichos são altamente concorridos, é essencial que microempreendedor tenha um planejamento estratégico detalhado, com o propósito de avaliar as oportunidades e ameaças do mercado inserido, podendo diagnosticar qual o melhor investimento a ser feito (franquias, empresa própria (individual ou sociedade)), qual a melhor forma de negociar com os clientes e fornecedores (prazos menores de recebimento e prazos maiores de pagamento), qual a melhor forma de obter capital de investimento (sociedade empresarial, financiamentos bancários, entre outros), certo é que são inúmeros os desafios a qual o micro e pequeno empreendedor devem estar atentos, alem de aqueles ligados internamente aos negócios, como: Controle de fluxo de caixa, gerenciamento de capital de giro, cumprimento dos débitos decorridos do negocio, entre outros.

3) QUAIS SÃO OS RISCOS DE ABRIR UM NOVO NEGÓCIO?

Podemos citar alguns fatos no qual o microempreendedor deve se atentar na busca da percepção no nível de risco de que os donos de pequenos negócios estão submetidos.

Partindo desta lógica existem alguns fatores cruciais ao grau de riscos incorridos no negocio, tais como: Incerteza (risco de as coisas não ocorrerem como esperado, podendo ocorrer o fracasso no qual é algo ameaçador que se busca evitar a todo custo), apostas feitas (resguarda-se de todo o risco e jamais apostar é talvez a pior aposta possível), capital financeiro aplicado (o retorno sobre o capital aplicado na microempresa é incerto e os investimentos são bastante arriscados, quanto maior o grau incerteza e insegurança, maior será o premio exigido pela a aplicação). Outros fatores também podem ser citados, por exemplo: Grande concorrência, economia instável (aspectos voltado à questão da inflação nos países e outros), processos burocráticos (leis atribuídas pelos os governos ao microempreendedor), impostos atribuídos (carga abusiva de impostos e falta de incentivos fiscais ao pequeno negocio).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (289.2 Kb)   docx (62.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com