TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm. Financeira e Orçamentária

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Podemos definir que a administração financeira é um conjunto de práticas administrativas envolvendo algumas áreas com análise e planejamento das atividades financeiras de cada organização com intuito de melhorar os resultados atingido o lucro desejado.

Com essa análise é possível entender a situação atual da empresa planejamento o seu futuro a curto, médio e longo prazo.

A área financeira e orçamentária tem a responsabilidade pelos orçamentos, previsões financeiras, administração de caixa, análise de crédito, analise de investimentos e captação de recursos.

Contudo é necessário que o gestor financeiro esteja apto para administrar os recursos dando retorno aos acionistas se preocupando também com a satisfação dos clientes, consumidores, fornecedores internos e externos.


Administração Financeira

A Administração Financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Pode ser considerada como uma ferramenta para controlar de uma forma mais pratica e eficaz concessão de crédito para clientes, analisar investimentos e obter captação de recursos para financiar operações e atividades da empresa.

Finanças

São a aplicação de uma serie de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou o valor total de um negócio.

Para medir a rentabilidade, a empresa maximiza a riqueza investindo em projetos e adquirindo ativo cujos retornos combinados produzem lucros com menores riscos. Em meados dos anos 70 dava-se ênfase sobre as novas formas de atingir a eficácia na administração do capital de giro, melhorando métodos para a manutenção de registros financeiros, interpretar balanços e demonstrativos de resultados de resultados. Desde então abriu se os horizontes das finanças e hoje em dia leva – se em consideração a forma de orçar com eficácia os recursos escassos, investir os capitais nos ativos ou investir em projetos que apresentam melhor balanceamento de riscos/retorno.

A análise financeira fornece os meios de tomar decisões de investimentos flexíveis no momento certo e apropriado. Para isso os administradores financeiros precisam ser adaptáveis às mudanças que ocorrem constantemente no mundo dos negócios adotando métodos. Os administradores são responsáveis pelo reconhecimento e resposta aos fatores de mudanças nos ambientes privados, públicos e financeiros.

Políticas

Para minimizar os riscos os administradores devem usar políticas de investimentos solidas evitando grandes erros.

Devemos considerar que a incerteza e o risco são aspectos relevantes que podem impactar no processo sobre investimentos. Isso significa que ao tomar a decisão de investimentos aproveitando os ativos de melhor retorno da maneira mais eficiente a fim de render retornos mais rápidos com menores riscos futuros.

Risco / Lucro

O aumento do lucro na maioria das vezes é um objetivo de curto prazo, lucros altos normalmente são obtidos num curto prazo, para isso os administradores devem deixar de fora certas despesas, reduzir custos e até mesmo dispensar funcionários com salários elevados a fim de reduzir as despesas e aumentar o lucro temporariamente. Com o tempo fica evidente que essas tomadas de decisão são satisfatórias em curto prazo trazendo grandes riscos futuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com