TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm de Cargos e Salários

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Curso de Gestão de Recursos Humanos[pic 1]

ERIKA BAKSA

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. (PROINTER IV).

Santo André – SP

Outubro/2015

 ERIKA BAKSA[pic 2]

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. (PROINTER IV).

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Administração de Cargos e Salários, no Curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera, sob a orientação do(a) Prof.(a)Rosane Zamberlan Bellé

Santo André – SP

Outubro/2015

SUMÁRIO[pic 3]

   

INTRODUÇÃO ....................................................................................................................................04

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO .......................................................................................05

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..............................................................................................................07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...............................................................................................08


INTRODUÇÃO[pic 4]

 

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a elaboração de uma pesquisa salarial colocando em prática todo o conteúdo adquirido na disciplina de Administração de Cargos e Salários.

Consiste basicamente no estudo do comportamento salarial praticado no segmento de atuação de uma organização. Dessa forma, através da pesquisa salarial, podemos conhecer os salários praticados por outras companhias.

A pesquisa salarial fornece elementos importantes determinar os critérios que serão praticados pela empresa, através dela é que alcançamos o equilíbrio interno e externo.

        

UTILIDADE DA PESQUISA SALARIAL

A pesquisa salarial é uma referência do mercado para a tomada de decisões e objetiva obter elementos de comparação entre a estrutura da empresa e os níveis de remuneração praticados pela esfera onde a organização se enquadra.

A pesquisa está entre as diversas ferramentas usadas pelas empresas. É ela quem possibilita às organizações terem acesso a informações confiáveis sobre as práticas de remuneração do mercado de trabalho, gerando ricas análises no nível de competitividade dos salários e benefícios oferecidos, assim como uma comparação com as demais práticas de gestão de pessoas.

Visando a estruturação de cargos nas empresas, a descrição e avaliação dos mesmos, assim como as curvas e tabelas salariais de referência e simulações de custo de enquadramento, são algumas das informações que as pesquisas salarias proporcionam.

O resultado auxilia na verificação das diferenças salariais existentes no mercado, bem como o emprego de remunerações inadequadas se comparadas aos níveis de responsabilidades nas empresas. A falta do equilíbrio interno geralmente traz problemas mais graves que o desequilíbrio externo.

A administração salarial é uma atividade que busca manter o equilíbrio interno e externo dos salários e benefícios de forma que os empregados sintam-se reconhecidos de maneira justa e equilibrada.

TIPOS DE AMOSTRAS QUE SÃO UTILIZADAS

Geralmente são utilizadas duas técnicas de amostragem, estratificada e de conveniência.

Utiliza-se a amostra estratificada para a escolha dos cargos a serem pesquisados, assim são escolhidos cargos de diversos planos salariais (grupos ocupacionais).

Utiliza-se a amostra de conveniência para a escolha das empresas que irão compor o rol de empresas participantes, uma vez que a escolha será da conveniência do pesquisador, assim normalmente são escolhidas empresas pertencentes ao mesmo segmento de negócio ou por outros critérios que convenham à empresa pesquisadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (166.1 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com