TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm unopar 7 semestre

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.091 Palavras (21 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 HISTÓRICO DAS EMPRESAS        4

2.2 TIPO DO NEGÓCIO        8

2.3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS        9

2.3.1 Perfil dos Dirigentes da Organização..................................................................9

2.3.2 Oportunidades não Exploradas.........................................................................11

2.3.3 Análise de Mercado e o Plano de Marketing.....................................................11

2.4 GESTÃO DE PROJETOS        ....14

2.4.1 Plano Sumário...................................................................................................14

2.5 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA        16

2.5.1 Localização da Empresa  ..............................................................................   16

2.5.2 Requisitos Necessários para a Capacidade de Produção Esperada............... 16

2.5.3 Programa de Qualidade para Melhoria Contínua............................................. 17

3 CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        20



1 INTRODUÇÃO

A cada dia que passa a sobrevivência e a concorrência no mundo dos negócios são duas variáveis que se apresentam como indissociáveis na prática empresarial. A fim de garantir seu espaço no mercado, as empresas precisam se adaptar às tendências globais e exibir seus diferenciais com seus principais pontos em criatividade e inovação. Já é fato que um dos setores que vem se desenvolvendo de forma muito vigorosa nos últimos anos é o farmacêutico. No Brasil essa tendência torna-se ainda mais expressiva, uma vez que os maiores mercados de medicamentos no mundo estão estagnados e as oportunidades de crescimento concentram-se nos países emergentes. No novo cenário econômico, contar com estratégias competitivas é de suma importância para garantir a competitividade de mercado. Neste contexto, o presente trabalho objetiva analisar as estratégias competitivas utilizadas em duas farmácias analisadas, situadas na cidade de Uruguaiana-RS, além de uma pesquisa para a inserção de uma organização no setor farmacêutico, levando em conta a análise de mercado, como funciona o plano de marketing, melhores oportunidades a serem exploradas, além de métodos, recursos, planos e programas para melhorar sua qualidade, tudo para gerar uma vantagem competitiva entre os demais concorrentes.


  1. DESENVOLVIMENTO

Benchmarking é uma ferramenta de gestão que consiste na mensuração da performance de uma organização, permitindo que ela compare sua eficiência com a de outras organizações, frequentemente com a empresa líder do segmento ou outro concorrente muito relevante. Costa (2007) aponta que antes de iniciar o processo de competitividade e lançar estratégias competitivas no mercado, o gestor deve em primeiro momento utilizar-se do benchmarking para analisar se seu produto tem condições para concorrer com os melhores do ramo.

2.1 HISTÓRICOS DAS EMPRESAS

Farmácia 1 - São João

 

O empresário Pedro Henrique Brair começou aos 15 aos no ramo farmacêutico trabalhando com familiares na pequena cidade de Irai, interior do estado do Rio Grande do Sul e aos 18 anos transferiu-se para Santo Augusto. Com o objetivo de adquirir mais experiência na área da saúde, Pedro trabalhou ao mesmo tempo em alguns hospitais da região. Foi então que decidiu se deslocar para a cidade de Campo Novo e logo surgiu a oportunidade de adquirir a primeira farmácia. Com espírito empreendedor, muito trabalho e atendendo a todos indistintamente, conquistou a simpatia da comunidade local e regional com carinho e muita dedicação. Tem como missão: “Saúde é uma dádiva e servir é a melhor oportunidade que temos”. Após três anos de muita dedicação em Campo Novo Pedro retornou para a cidade de Santo Augusto e montou a DROGAFAR, nome da farmácia na época. A primeira filial nasceu em Nova Prata quando houve a troca do nome fantasia e então a empresa passou a se chamar Farmácias São João. Atualmente possui mais de 10 filiais no estado do Rio Grande do Sul. A farmácia São João, possui duas sedes em Uruguaiana, e está inserida há quinze anos no mercado local. Na organização estudada sendo a mais antiga, possui 10 funcionários ao total, sendo seu gestor formado em administração e enfermagem.

Farmácia 2 - Rede Sanar

A SANAR Rede de Farmácias foi fundada em novembro de 2005, a partir da associação de nove farmácias com características peculiares dos bairros de Porto Alegre. Logo em seu primeiro ano, a Rede Sanar expandiu sua participação no mercado gaúcho sempre de forma ordenada, ampliando a base e o vínculo de clientes, o prestígio de fornecedores e o respeito de colaboradores. Atualmente a Rede SANAR rompeu as fronteiras da região metropolitana e novas lojas estão sendo abertas no litoral gaúcho, e interior do Estado, mantendo sempre o foco nos conceitos que propiciam o sucesso. Possui duas sedes localizadas em Uruguaiana-RS. A farmácia analisada em questão possui oito anos no mercado local, com um total de oito funcionários, tenso seu gesto tecnólogo em administração.

A entrada de novas empresas num determinado mercado pode causar efeitos às empresas já existentes, nesse momento da entrevista a preocupação do pesquisador esteve em identificar se com a entrada de novas farmácias no mercado local.

Farmácia 1: "Obtivemos uma queda de 25% no faturamento da farmácia, quase alarmante, sabemos que uma farmácia é diferente em vendas, quando uma pessoa sai de um consultório médico, ela já vai direto para uma farmácia e deseja encontrar tudo o que deseja ali, então tentamos disponibilizar o produto para que o cliente não tenha que ficar andando de farmácia em farmácia, tentamos atender bem e dar descontos".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com