TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçao

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS: Postura diferenciada de competividade e posicionamento no mercado de atuação.

Resumo

Será abordada a gestão estratégica de pessoas, um dos principais ativos da empresa – o seu capital humano - e busca prever as necessidades empresarias decorrentes das oscilações do meio competitivo, integrando, desenvolvendo e entregando competências que são essenciais para que os objetivos empresariais sejam alcançados. Compete a todos os gestores das empresas, desde a alta administração até a baixa gerência assumir o papel de gestão de pessoas. Assim, adotar uma Gestão de Pessoas Estratégica significa estreitar laços e aproximar-se dos colaboradores, com gestores e área de gestão de pessoas capazes de mobilizar os colaboradores para alcançar os resultados e metas planejadas para a organização. Diante disso, salienta-se a necessidade de se promover novas práticas de gestão que incluem um contínuo desenvolvimento de competências e motivação.

Palavra-chave: Gestão de pessoas estratégica. Mercado competitivo. Objetivos empresariais.

A STRATEGIC MANAGEMENT OF PEOPLE: Posture differentiated competitiveness and positioning in the market segment.

Abstract

Their human capital - - ​​strategic management of people , one of the main assets of the company will be addressed and seeks to predict the entrepreneurial needs arising from fluctuations in the competitive environment , integrating , developing and delivering skills that are essential for that business objectives are achieved . Incumbent on all managers of companies, from top management to lower management assume the role of managing people. Thus, adopting a Strategic People Management means closer ties and approach employees with managers and field personnel management capable of mobilizing employees to achieve planned results and goals for the organization. Therefore, we stress the need to promote new management practices that include a continuous development of skills and motivation.

Keywords: Strategic people management. Competitive market. Business objectives


  1. INTRODUÇÃO

A Gestão Estratégica de Pessoas tanto nas grandes, como nas pequenas e médias empresas, contribui para gerar vantagem competitiva por promover o desenvolvimento de habilidades, aprimorarem as relações sociais e gerar conhecimento, criando sustentabilidade do negócio. Pode não parecer, mas o processo seletivo faz toda a diferença nesse fator de como estabelecer a conexão entre pessoas e as estratégias das empresas. Para atrair e reter talentos, a primeira coisa que a empresa tem que possuir é uma política de recursos humanos bem estruturados, de uma forma bem transparente, onde os profissionais que serão contratados consigam se imaginar na organização por muito tempo, despertando o desejo de fazer parte desta empresa. Fazendo um alinhamento do desejo do candidato e da cultura da organização para que o engajamento e retenção dos talentos alcance resultados e atinge a missão institucional.

Devido as constantes mudanças no mercado atual e a evolução acelerada das tecnologias começou a exigir respostas rápidas e eficientes que só poderiam ser dadas por pessoas bem preparadas e comprometidas com a organização. A crescente competitividade impõe as empresas à necessidade de focar esforços em fatores que representem efetivamente uma oportunidade de diferenciação e entre elas pode dizer da gestão estratégica de pessoas e utilização do conhecimento como iniciativa e criatividade. Assim o foco de atenção realmente foi voltado para o capital intelectual, pois os critérios de avaliação e valorização dos níveis de escolaridade para contratação, valorização da mobilidade e compromisso com a organização vai deixando de ser responsabilidade de um departamento específico para tornar-se responsabilidade de todos e qualquer administrador que depende da qualidade do trabalho de sua equipe para estabelecer e atingir resultados positivos para a empresa.

O desempenho das pessoas é construído ao longo da trajetória da vida profissional, considerando suas experiências e práticas coletivas. As suas atitudes, conhecimentos e habilidades é a principal característica das pessoas que dão vantagens competitivas as organizações e resultados individuais consequentemente serão refletidos na organização.  Dessa forma, a gestão do fator humano e das diferentes demandas decorrentes de sua interação com a organização torna-se estratégico na medida em que o sucesso da empresa dependerá de como ela gere suas relações com os diversos públicos de interesse da organização.


  1. DESENVOLVIMENTO

O conceito de Gestão Estratégica de Pessoas surge como uma sequencia de ações adotadas com propósito de desenvolver equipes competentes, qualificadas e comprometidas com os objetivos estratégicos da organização, a fim de contribuir para a criação e a manutenção de uma vantagem competitiva sustentável em longo prazo. É uma cooperação mútua “empresa-pessoa”, que a partir do incentivo do alcance dos objetivos organizacionais, favorece também os objetivos individuais dos empregados fazendo com que os conhecimentos fiquem retidos e transformados em propriedade da organização. De maneira que o conhecimento - do capital humano, o capital intelectual - torna-se o recurso mais importante das empresas para desenvolverem novas oportunidades rentáveis e bem sucedidas.

Mas para que as equipes possam ser eficientes é necessária uma ação eficiente da gestão. O gestor é aquele que, além de provar sua competência técnica na área de atuação, deve influenciar o comportamento das pessoas da organização, no sentido de estimular o desenvolvimento de competências para solucionar conflitos; avaliar adequadamente o desempenho; propiciar ou responsabilizar-se pelo desenvolvimento dos colaboradores; planejar estrategicamente suas ações de condução de processos e pessoas; efetuar leituras do contexto/cultura organizacional, buscando estratégias adequadas, que favoreçam a condução e desenvolvimento de equipes; entre outras ações que dependem de conhecimentos e habilidades relacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (231.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com